As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1650 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo problematizar as práticas educativas a serviço da transformação social, com vistas à sustentabilidade da vida. Dentro deste propósito busca-se compreender a crise ambiental para além de ações individuais de “cuidado” com a natureza, percebendo a relação de tal crise com o modelo civilizatório instaurado. A partir deste pressuposto, tendo como referência o pensamento de Antônio Gramsci intenta-se desvelar o papel do professor como agente de transformação social. A proposta tem por base evidenciar a necessidade da construção de uma educação que leve em conta as experiências pessoais concretas do coletivo. Acredita-se que inúmeras são as possibilidades de práticas educativas transformadoras, entre elas tem-se como potencial o ensino pela pesquisa, o qual é abordado neste ensaio. |
id |
FURG_f1f2e505cf9491372027acde12f04356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1650 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vidaPráticas educativasTransformação socialEnsino pela pesquisaEducational practicesSocial transformationTeaching the researchEste artigo tem por objetivo problematizar as práticas educativas a serviço da transformação social, com vistas à sustentabilidade da vida. Dentro deste propósito busca-se compreender a crise ambiental para além de ações individuais de “cuidado” com a natureza, percebendo a relação de tal crise com o modelo civilizatório instaurado. A partir deste pressuposto, tendo como referência o pensamento de Antônio Gramsci intenta-se desvelar o papel do professor como agente de transformação social. A proposta tem por base evidenciar a necessidade da construção de uma educação que leve em conta as experiências pessoais concretas do coletivo. Acredita-se que inúmeras são as possibilidades de práticas educativas transformadoras, entre elas tem-se como potencial o ensino pela pesquisa, o qual é abordado neste ensaio.This article intends to discuss about educational practices in the service of social transformation towards sustainability of life. With this purpose think to understand the environmental crisis not as individual acts of "care" of nature, but noticing the relationship of such a crisis with the established model of civilization. Is referenced to the thought of Antonio Gramsci where the objective is to reveal the role of teachers as agents of social transformation. The proposal is based on evidence the necessity of building an education that takes into account the specific personal experiences of the collective. It is believed that there are countless possibilities for transforming educational practices, including how it has potential for education research, which is addressed in this essay.2011-12-29T21:42:24Z2011-12-29T21:42:24Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro de. As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20AS%20PR%C1TICAS%20EDUCATIVAS%20A%20SERVI%C7O%20DA%20TRANSFORMA%C7%C3O%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2011.1982-3657http://repositorio.furg.br/handle/1/1650porFreitas, Luciane Albernaz de AraujoFreitas, André Luis Castro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-25T19:20:02Zoai:repositorio.furg.br:1/1650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-25T19:20:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
title |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
spellingShingle |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Práticas educativas Transformação social Ensino pela pesquisa Educational practices Social transformation Teaching the research |
title_short |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
title_full |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
title_fullStr |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
title_full_unstemmed |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
title_sort |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
author |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo |
author_facet |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, André Luis Castro de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, André Luis Castro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, André Luis Castro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas Transformação social Ensino pela pesquisa Educational practices Social transformation Teaching the research |
topic |
Práticas educativas Transformação social Ensino pela pesquisa Educational practices Social transformation Teaching the research |
description |
Este artigo tem por objetivo problematizar as práticas educativas a serviço da transformação social, com vistas à sustentabilidade da vida. Dentro deste propósito busca-se compreender a crise ambiental para além de ações individuais de “cuidado” com a natureza, percebendo a relação de tal crise com o modelo civilizatório instaurado. A partir deste pressuposto, tendo como referência o pensamento de Antônio Gramsci intenta-se desvelar o papel do professor como agente de transformação social. A proposta tem por base evidenciar a necessidade da construção de uma educação que leve em conta as experiências pessoais concretas do coletivo. Acredita-se que inúmeras são as possibilidades de práticas educativas transformadoras, entre elas tem-se como potencial o ensino pela pesquisa, o qual é abordado neste ensaio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-29T21:42:24Z 2011-12-29T21:42:24Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro de. As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20AS%20PR%C1TICAS%20EDUCATIVAS%20A%20SERVI%C7O%20DA%20TRANSFORMA%C7%C3O%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2011. 1982-3657 http://repositorio.furg.br/handle/1/1650 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro de. As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20AS%20PR%C1TICAS%20EDUCATIVAS%20A%20SERVI%C7O%20DA%20TRANSFORMA%C7%C3O%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2011. 1982-3657 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384381783801856 |