Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernández, Alicia Bernardos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martiínez-Martín, Irene, Canales, Irene Solbes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020.
id FURG_f322dc2debee7855bd2e29426c5603be
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10822
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas.Emotional bonds and community: introduction of the ethics of care in education through participatory structuresÉtica do cuidadoIdentidade relacionalPesquisa-açãoPedagogia feministaÉtica del cuidadoIdentidad relacionalInvestigación-acciónPedagogía feministaEthics of careRelational identityAction-researchFeminist pedagogyRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020.Este artigo descreve o projeto desenvolvido desde 2017 numa escola secundária pública da Comunidade de Madrid. O objetivo do projeto é introduzir gradualmente a ética do cuidado na organização do centro. Presta atenção ao desenvolvimento da identidade relacional dos alunos, promove laços de apoio e ajuda e promove ações para a melhoria dos bens comuns. Por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um seminário de formação de professores, foram construídas estruturas participativas em todos os níveis do ensino médio obrigatório, que envolveram espaços de escuta de necessidades, e permitiram: a articulação dos alunos com interesses compartilhados, o desenvolvimento de relações de cuidado, o envolvimento na melhoria da instituição e a resolução de conflitos de forma dialogada. Conclui-se que esta linha de ação aumenta o bem-estar coletivo, objetivo último da educação.El presente artículo describe el proyecto desarrollado durante los cursos 2017/18 y 2018/19 en un instituto público de educación secundaria de la Comunidad de Madrid (España). El objetivo fue introducir paulatinamente la ética del cuidado en la organización del centro, prestando atención al desarrollo de la identidad relacional del alumnado, y fomentando tanto vínculos de apoyo y ayuda, como acciones para la mejora de lo común. A través de una investigación – acción desarrollada a partir de un seminario de formación del profesorado, se construyeron estructuras participativas en todos los niveles de enseñanza secundaria obligatoria, que supusieron espacios de escucha de necesidades, y que permitieron: la vinculación del alumnado con intereses compartidos, el desarrollo de relaciones de cuidado, la implicación en la mejora de la institución, y la resolución de conflictos de forma dialogada. Se concluyó que esta línea de acción aumenta el bienestar colectivo, fin último de la educación.This article describes a project developed in a public school in Madrid since 2017. The aim of the project is to introduce gradually the ethics of care into the organisation of the centre. The project focuses on student´s relational identity development. It also aims to foster bonding of support and help, and promotes actions that achieve the common goods. Through an action research methodology, developed from a teacher training seminar, participative structures were built at all levels of compulsory secondary education, which involved the creation of listening spaces where needs are heard. Those structures allowed emotional bonds between students with shared interests, the development of relationship-centered care, involvement in the institution´s improvements, and conflict resolution through dialogue. It therefore follows that this line of action enhances collective well-being, the ultimate goal of education.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-11T22:34:04Z2023-04-11T22:34:04Z2020-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1082210.14295/de.v8iEspeciam.9707spaHernández, Alicia BernardosMartiínez-Martín, IreneCanales, Irene Solbesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-11T22:34:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10822Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-11T22:34:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas.
Emotional bonds and community: introduction of the ethics of care in education through participatory structures
title Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
spellingShingle Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
Hernández, Alicia Bernardos
Ética do cuidado
Identidade relacional
Pesquisa-ação
Pedagogia feminista
Ética del cuidado
Identidad relacional
Investigación-acción
Pedagogía feminista
Ethics of care
Relational identity
Action-research
Feminist pedagogy
title_short Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
title_full Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
title_fullStr Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
title_full_unstemmed Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
title_sort Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
author Hernández, Alicia Bernardos
author_facet Hernández, Alicia Bernardos
Martiínez-Martín, Irene
Canales, Irene Solbes
author_role author
author2 Martiínez-Martín, Irene
Canales, Irene Solbes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernández, Alicia Bernardos
Martiínez-Martín, Irene
Canales, Irene Solbes
dc.subject.por.fl_str_mv Ética do cuidado
Identidade relacional
Pesquisa-ação
Pedagogia feminista
Ética del cuidado
Identidad relacional
Investigación-acción
Pedagogía feminista
Ethics of care
Relational identity
Action-research
Feminist pedagogy
topic Ética do cuidado
Identidade relacional
Pesquisa-ação
Pedagogia feminista
Ética del cuidado
Identidad relacional
Investigación-acción
Pedagogía feminista
Ethics of care
Relational identity
Action-research
Feminist pedagogy
description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-08
2023-04-11T22:34:04Z
2023-04-11T22:34:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822
10.14295/de.v8iEspeciam.9707
identifier_str_mv HERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8iEspeciam.9707
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384376583913472