Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020. |
id |
FURG_f322dc2debee7855bd2e29426c5603be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10822 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas.Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas.Emotional bonds and community: introduction of the ethics of care in education through participatory structuresÉtica do cuidadoIdentidade relacionalPesquisa-açãoPedagogia feministaÉtica del cuidadoIdentidad relacionalInvestigación-acciónPedagogía feministaEthics of careRelational identityAction-researchFeminist pedagogyRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020.Este artigo descreve o projeto desenvolvido desde 2017 numa escola secundária pública da Comunidade de Madrid. O objetivo do projeto é introduzir gradualmente a ética do cuidado na organização do centro. Presta atenção ao desenvolvimento da identidade relacional dos alunos, promove laços de apoio e ajuda e promove ações para a melhoria dos bens comuns. Por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um seminário de formação de professores, foram construídas estruturas participativas em todos os níveis do ensino médio obrigatório, que envolveram espaços de escuta de necessidades, e permitiram: a articulação dos alunos com interesses compartilhados, o desenvolvimento de relações de cuidado, o envolvimento na melhoria da instituição e a resolução de conflitos de forma dialogada. Conclui-se que esta linha de ação aumenta o bem-estar coletivo, objetivo último da educação.El presente artículo describe el proyecto desarrollado durante los cursos 2017/18 y 2018/19 en un instituto público de educación secundaria de la Comunidad de Madrid (España). El objetivo fue introducir paulatinamente la ética del cuidado en la organización del centro, prestando atención al desarrollo de la identidad relacional del alumnado, y fomentando tanto vínculos de apoyo y ayuda, como acciones para la mejora de lo común. A través de una investigación – acción desarrollada a partir de un seminario de formación del profesorado, se construyeron estructuras participativas en todos los niveles de enseñanza secundaria obligatoria, que supusieron espacios de escucha de necesidades, y que permitieron: la vinculación del alumnado con intereses compartidos, el desarrollo de relaciones de cuidado, la implicación en la mejora de la institución, y la resolución de conflictos de forma dialogada. Se concluyó que esta línea de acción aumenta el bienestar colectivo, fin último de la educación.This article describes a project developed in a public school in Madrid since 2017. The aim of the project is to introduce gradually the ethics of care into the organisation of the centre. The project focuses on student´s relational identity development. It also aims to foster bonding of support and help, and promotes actions that achieve the common goods. Through an action research methodology, developed from a teacher training seminar, participative structures were built at all levels of compulsory secondary education, which involved the creation of listening spaces where needs are heard. Those structures allowed emotional bonds between students with shared interests, the development of relationship-centered care, involvement in the institution´s improvements, and conflict resolution through dialogue. It therefore follows that this line of action enhances collective well-being, the ultimate goal of education.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-11T22:34:04Z2023-04-11T22:34:04Z2020-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1082210.14295/de.v8iEspeciam.9707spaHernández, Alicia BernardosMartiínez-Martín, IreneCanales, Irene Solbesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-11T22:34:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10822Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-11T22:34:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Emotional bonds and community: introduction of the ethics of care in education through participatory structures |
title |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. |
spellingShingle |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. Hernández, Alicia Bernardos Ética do cuidado Identidade relacional Pesquisa-ação Pedagogia feminista Ética del cuidado Identidad relacional Investigación-acción Pedagogía feminista Ethics of care Relational identity Action-research Feminist pedagogy |
title_short |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. |
title_full |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. |
title_fullStr |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. |
title_full_unstemmed |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. |
title_sort |
Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. |
author |
Hernández, Alicia Bernardos |
author_facet |
Hernández, Alicia Bernardos Martiínez-Martín, Irene Canales, Irene Solbes |
author_role |
author |
author2 |
Martiínez-Martín, Irene Canales, Irene Solbes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernández, Alicia Bernardos Martiínez-Martín, Irene Canales, Irene Solbes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética do cuidado Identidade relacional Pesquisa-ação Pedagogia feminista Ética del cuidado Identidad relacional Investigación-acción Pedagogía feminista Ethics of care Relational identity Action-research Feminist pedagogy |
topic |
Ética do cuidado Identidade relacional Pesquisa-ação Pedagogia feminista Ética del cuidado Identidad relacional Investigación-acción Pedagogía feminista Ethics of care Relational identity Action-research Feminist pedagogy |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-08 2023-04-11T22:34:04Z 2023-04-11T22:34:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822 10.14295/de.v8iEspeciam.9707 |
identifier_str_mv |
HERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v8iEspeciam.9707 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384376583913472 |