O discurso da crise ambiental nas letras de rock and roll: modos de ser sujeito em tempos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Virgínia Tavares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6080
Resumo: O presente estudo refere-se a uma dissertação de mestrado em Educação Ambiental, a qual que teve como objetivo estabelecer um diálogo entre música, sociedade e Educação Ambiental. Sendo assim, tem-se como problema de pesquia investigar de que forma a música, por meio do rock and roll, vem contribuindo para pensarmos na crise ambiental que se instala na atualidade. Para dar conta de responder a essa investiação selecionaram-se letras de rock de sete bandas de diferentes países ocidentais que tratam da temática ambiental, desde a década de 1990 até os dias atuais. Apoiada em autores como Michel Foucault, Félix Guattari, Zygmunt Bauman, Isabel Carvalho, Leandro Belinaso Guimarães, Maria Lúcia Castagna Wortmann, entre outros, a pesquisa analisou as enunciações de natureza, meio ambiente e homem presentes nas letras que compuseram o corpus de análise desta investigação. O caminho metodológico selecionado para operar com o material empírico trata especificamente de algumas ferramentas da análise do discurso, a partir de Michel Foucault. Na análise do material posto em suspenso, a pesquisa apontou para dois enunciados potentes, os quais vêm auxiliando na constituição do discurso da crise ambiental por meio de letras de rock and roll: o homem como principal destruidor do planeta, este intitulado de antropocentrismo; e o terror e medo pela perda do planeta. Com isso, evidenciaram-se que ditos como esses, presentes nas letras de rock selecionadas, entram na ordem do discurso verdadeiro no campo da Educação Ambiental, o que justifica a escrita dessa dissertação. Sendo assim, ressalta-se a importância de atentarmos para rock and roll, como um artefato cultural potente que vem nos auxiliando a olhar para crise ambiental, interpelando-nos a constituir modos de ser e viver, diante de saberes e verdades produzidas na e pela cultura, pois, diante dos significados travados por meio da cultura, vamos engendrando nossos modos de vida, bem como estabelecendo relações com o mundo em que vivemos.
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Apoiada em autores como Michel Foucault, Félix Guattari, Zygmunt Bauman, Isabel Carvalho, Leandro Belinaso Guimarães, Maria Lúcia Castagna Wortmann, entre outros, a pesquisa analisou as enunciações de natureza, meio ambiente e homem presentes nas letras que compuseram o corpus de análise desta investigação. O caminho metodológico selecionado para operar com o material empírico trata especificamente de algumas ferramentas da análise do discurso, a partir de Michel Foucault. Na análise do material posto em suspenso, a pesquisa apontou para dois enunciados potentes, os quais vêm auxiliando na constituição do discurso da crise ambiental por meio de letras de rock and roll: o homem como principal destruidor do planeta, este intitulado de antropocentrismo; e o terror e medo pela perda do planeta. Com isso, evidenciaram-se que ditos como esses, presentes nas letras de rock selecionadas, entram na ordem do discurso verdadeiro no campo da Educação Ambiental, o que justifica a escrita dessa dissertação. Sendo assim, ressalta-se a importância de atentarmos para rock and roll, como um artefato cultural potente que vem nos auxiliando a olhar para crise ambiental, interpelando-nos a constituir modos de ser e viver, diante de saberes e verdades produzidas na e pela cultura, pois, diante dos significados travados por meio da cultura, vamos engendrando nossos modos de vida, bem como estabelecendo relações com o mundo em que vivemos.The present study refers to a master`s degree dissertation in Environmental Education which has as its objective to establish a dialogue among music, society and Environmental Education. That said, this research problematizes how to investigate the way music, through rock and roll, has been contributing to think about the environmental crisis of our days. With the intention of problematize the way music, through rock and roll, has been contributing to make us think about the environmental crisis, it has been selected rock and roll lyrics from seven different western bands about environmental themes, since the early 90 ́s to nowadays. Supported by authors such as Michel Foucault, Félix Guattari, Zygmunt Bauman, Isabel Carvalho, Leandro Belinaso Guimarães, Maria Lúcia Castagna Wortmann and others, the research analyzed enunciations of nature, environment and men presented on the lyrics that composed this investigation ́s analysis corpus. The methodological patch selected to operate with the empirical material is specifically some speech analysis tools from Michel Foucault. Based on the analysis of this material, the research lead to two strong statements, which has been helping the formation of the environmental crisis speech through rock and roll lyrics: the mankind as the main destructor of the planet, what is named as anthropocentrism, and the terror and fear for the planet ́s losses. Whit this, it became evident that sayings like those presented in the selected rock and roll lyrics agree with the true speech on Environmental Education field, what justifies this dissertation. Thus, it is highlighted the importance to pay attention to rock and roll as a strong cultural artifact that has been assisting us to look to the environmental crisis, asking us to create ways of being and living, in front of the knowledge and truths produced in and by the culture, for the meanings locked by the culture, we engender our way of life and establish relations with the world we live in.Henning, Paula CorrêaVieira, Virgínia Tavares2016-04-29T20:24:24Z2016-04-29T20:24:24Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Virginia Tavares. O discurso da crise ambiental nas letras de Rock and Roll: modos de ser sujeito em tempos contemporâneos. 2013. 86 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental ) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação. Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-04-29T20:24:24Zoai:repositorio.furg.br:1/6080Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-04-29T20:24:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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