As escolas não tradicionais e suas possibilidades dentro do currículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8410 |
Resumo: | A pesquisa busca compreender como funciona o currículo das escolas não tradicionais (ENT). O termo ENT foi elaborado pelas autoras desta pesquisa, junto aos estudos de Barrera (2016). Este termo é utilizado para nomear instituições escolares que através de mudanças curriculares e estruturais se propõem a repensar o modelo educacional hegemônico. Para a elaboração desta pesquisa, utilizamos como corpus de análise cinco vídeos que fazem parte de um minidocumentário produzido pelo coletivo [Re]Considere e também pelo Canal Futura. Os vídeos foram transcritos e suas falas foram organizadas em forma de quadros, através de categorias. As sete categorias foram elaboradas a partir das falas, nas quais buscavam-se os elementos e temáticas mais repetidos nas falas. Partindo dessas categorias, fizemos a análise dos dados buscando como temática central a questão do currículo nestas instituições. Com este recorte produzimos duas análises, uma em forma de artigo, na qual apontamos algumas das temáticas exploradas por estes currículos. A segunda, em forma de capítulo, na qual exploramos quais metodologias e quais seriam os sujeitos que estas escolas almejam formar. Além disso, na elaboração desta pesquisa, tivemos também como resultado, um artigo que aponta como essas escolas são chamadas dentro do ambiente acadêmico, construindo assim, uma revisão bibliográfica da temática. Para a construção desta pesquisa, utilizamos como referenciais teóricos Silva (2015) e Paraíso (2001), no que tange a questão curricular. Para a análise sobre as escolas em si, utilizamos os trabalhos de Barrera (2016), Künzle (2011), Maldonado (2015) e Quevedo (2014), todas pesquisadoras da área. Ainda assim, no decorrer da análise utilizamos de outros referenciais que foram surgindo através dos dados, como Pacheco (2015), Freire (2013) e outros estudiosos. Através das análises, chegamos a conclusão que tais escolas apresentam em seus currículos diferentes metodologias oriundas dos mais diversos campos de saber, tais como: psicologia, enfermagem, pedagogia, entre outros. Ainda assim, notamos a forte tendência do movimento da Escola Nova dentro do currículo destas instituições. A pluralidade teórica destas escolas é uma marca em seus currículos, e notamos também que, ao utilizarem diversos autores, alguns conceitos já existentes, acabam por se transmutar em novos conceitos, recebendo assim, novas nomenclaturas. Observamos que estas escolas possuem em seus currículos um profundo olhar para o coletivo, uma tendência a trabalhar a educação emocional, uma horizontalidade no que tange a construção das relações, um diálogo profundo entre comunidade e escola e, principalmente, um cuidado acerca da temporalidade e da individualidade dos discentes em relação aos seus próprios projetos de estudos. Por fim, demarcamos que tais currículos possibilitam a construção de outros sujeitos dentro destes ambientes escolares. Sujeitos estes que apresentam um olhar mais atento ao coletivo, um cuidado integral (consigo e com os demais), um empoderamento pessoal e, ainda assim, uma postura epistemologicamente aberta e curiosa. Assim, salientamos a importância deste trabalho dentro do campo da educação e dos estudos sobre currículo. |
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As escolas não tradicionais e suas possibilidades dentro do currículoEscolas não tradicionaisCurrículoEducação integralEscolas democráticasEscolas alternativasNon tradicional schoolsCurriculumAlternative schoolsDemocratic schoolsIntegral educationA pesquisa busca compreender como funciona o currículo das escolas não tradicionais (ENT). O termo ENT foi elaborado pelas autoras desta pesquisa, junto aos estudos de Barrera (2016). Este termo é utilizado para nomear instituições escolares que através de mudanças curriculares e estruturais se propõem a repensar o modelo educacional hegemônico. Para a elaboração desta pesquisa, utilizamos como corpus de análise cinco vídeos que fazem parte de um minidocumentário produzido pelo coletivo [Re]Considere e também pelo Canal Futura. Os vídeos foram transcritos e suas falas foram organizadas em forma de quadros, através de categorias. As sete categorias foram elaboradas a partir das falas, nas quais buscavam-se os elementos e temáticas mais repetidos nas falas. Partindo dessas categorias, fizemos a análise dos dados buscando como temática central a questão do currículo nestas instituições. Com este recorte produzimos duas análises, uma em forma de artigo, na qual apontamos algumas das temáticas exploradas por estes currículos. A segunda, em forma de capítulo, na qual exploramos quais metodologias e quais seriam os sujeitos que estas escolas almejam formar. Além disso, na elaboração desta pesquisa, tivemos também como resultado, um artigo que aponta como essas escolas são chamadas dentro do ambiente acadêmico, construindo assim, uma revisão bibliográfica da temática. Para a construção desta pesquisa, utilizamos como referenciais teóricos Silva (2015) e Paraíso (2001), no que tange a questão curricular. Para a análise sobre as escolas em si, utilizamos os trabalhos de Barrera (2016), Künzle (2011), Maldonado (2015) e Quevedo (2014), todas pesquisadoras da área. Ainda assim, no decorrer da análise utilizamos de outros referenciais que foram surgindo através dos dados, como Pacheco (2015), Freire (2013) e outros estudiosos. Através das análises, chegamos a conclusão que tais escolas apresentam em seus currículos diferentes metodologias oriundas dos mais diversos campos de saber, tais como: psicologia, enfermagem, pedagogia, entre outros. Ainda assim, notamos a forte tendência do movimento da Escola Nova dentro do currículo destas instituições. A pluralidade teórica destas escolas é uma marca em seus currículos, e notamos também que, ao utilizarem diversos autores, alguns conceitos já existentes, acabam por se transmutar em novos conceitos, recebendo assim, novas nomenclaturas. Observamos que estas escolas possuem em seus currículos um profundo olhar para o coletivo, uma tendência a trabalhar a educação emocional, uma horizontalidade no que tange a construção das relações, um diálogo profundo entre comunidade e escola e, principalmente, um cuidado acerca da temporalidade e da individualidade dos discentes em relação aos seus próprios projetos de estudos. Por fim, demarcamos que tais currículos possibilitam a construção de outros sujeitos dentro destes ambientes escolares. Sujeitos estes que apresentam um olhar mais atento ao coletivo, um cuidado integral (consigo e com os demais), um empoderamento pessoal e, ainda assim, uma postura epistemologicamente aberta e curiosa. Assim, salientamos a importância deste trabalho dentro do campo da educação e dos estudos sobre currículo.This research has as a main point explores the ideia of curriculum inside the Non Tradicional Schools (NTS). This classification NTS was elaborated by the research's authors based in Barrera's (2016) work. Besides, NTS is used to named scholar institutions that had as a main proposal the ideia of built another kind of education, an education different to the hegemonic model. In this way, changes inside the curriculum; also, into the structural have been happening in the NTS. As a data was used five videos produced by the [Re]Considere collective and the Futura channel. The videos were transcribed and the speeches were organized into seven categories. These categories were elaborated by the speeches' analyses using the common content as way to create it. By the way, during the speeches' analyses our main focus was in the currriculum tematic. The results were organized in two article and one chapter. The first article is about how NTS appears inside the academic production. The second article talks about how the NTS's curriculum explores the self-knowledge inside it. Finally, the chapter explores the ideia o the nomadic curriculum inside the NTS. Besides this, the theoretical framework was composed by Silva (2015) and Paraíso (2001) used to discuss the ideas about curriculum. In addition, was used Barrera (2016), Künzle (2011), Maldonado (2015) and Quevedo (2014) to talk about NTS. Also, during the analyses authors as Pacheco (2015) and Freire (2013) appeared inside our data. Concluding the analyses, is possible to see that NTS has a curriculum that across a couple of areas as: psychology, pedagogy, nursing and others. Also, is possible to affirm that the Escola Nova movement has a influence inside NTS' curriculum. These schools have a pluralism theoretical framework; also, in the data was possible to see that some of the concepts developed by education scholars have been using as another name by these schools. Furthermore, was observed that theses curriculums developed a deep vision about the collective, a trend to work with emotional education, relationships built in a horizontal way and a strong dialogic between community and school. Additionally, these schools appear to have a strong attention into the temporality and individuality from the students during their owns studies projects. Finally, was possible to see that the people who frequent these schools showed inside their subjectivity an attention vision to the collective, carefulness trend in their personality, empowerment and an open and curious epistemological posture. In this way, we emphasize the high importance of this research inside the education and curriculum areas.Schwantes, LavíniaFlores, Juliana Artigas2020-03-09T14:40:02Z2020-03-09T14:40:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFlores, Juliana Artigas. As escolas não tradicionais e suas possibilidades dentro do currículo. 2018. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-21T19:17:08Zoai:repositorio.furg.br:1/8410Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-21T19:17:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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A pesquisa busca compreender como funciona o currículo das escolas não tradicionais (ENT). O termo ENT foi elaborado pelas autoras desta pesquisa, junto aos estudos de Barrera (2016). Este termo é utilizado para nomear instituições escolares que através de mudanças curriculares e estruturais se propõem a repensar o modelo educacional hegemônico. Para a elaboração desta pesquisa, utilizamos como corpus de análise cinco vídeos que fazem parte de um minidocumentário produzido pelo coletivo [Re]Considere e também pelo Canal Futura. Os vídeos foram transcritos e suas falas foram organizadas em forma de quadros, através de categorias. As sete categorias foram elaboradas a partir das falas, nas quais buscavam-se os elementos e temáticas mais repetidos nas falas. Partindo dessas categorias, fizemos a análise dos dados buscando como temática central a questão do currículo nestas instituições. Com este recorte produzimos duas análises, uma em forma de artigo, na qual apontamos algumas das temáticas exploradas por estes currículos. A segunda, em forma de capítulo, na qual exploramos quais metodologias e quais seriam os sujeitos que estas escolas almejam formar. Além disso, na elaboração desta pesquisa, tivemos também como resultado, um artigo que aponta como essas escolas são chamadas dentro do ambiente acadêmico, construindo assim, uma revisão bibliográfica da temática. Para a construção desta pesquisa, utilizamos como referenciais teóricos Silva (2015) e Paraíso (2001), no que tange a questão curricular. Para a análise sobre as escolas em si, utilizamos os trabalhos de Barrera (2016), Künzle (2011), Maldonado (2015) e Quevedo (2014), todas pesquisadoras da área. Ainda assim, no decorrer da análise utilizamos de outros referenciais que foram surgindo através dos dados, como Pacheco (2015), Freire (2013) e outros estudiosos. Através das análises, chegamos a conclusão que tais escolas apresentam em seus currículos diferentes metodologias oriundas dos mais diversos campos de saber, tais como: psicologia, enfermagem, pedagogia, entre outros. Ainda assim, notamos a forte tendência do movimento da Escola Nova dentro do currículo destas instituições. A pluralidade teórica destas escolas é uma marca em seus currículos, e notamos também que, ao utilizarem diversos autores, alguns conceitos já existentes, acabam por se transmutar em novos conceitos, recebendo assim, novas nomenclaturas. Observamos que estas escolas possuem em seus currículos um profundo olhar para o coletivo, uma tendência a trabalhar a educação emocional, uma horizontalidade no que tange a construção das relações, um diálogo profundo entre comunidade e escola e, principalmente, um cuidado acerca da temporalidade e da individualidade dos discentes em relação aos seus próprios projetos de estudos. Por fim, demarcamos que tais currículos possibilitam a construção de outros sujeitos dentro destes ambientes escolares. Sujeitos estes que apresentam um olhar mais atento ao coletivo, um cuidado integral (consigo e com os demais), um empoderamento pessoal e, ainda assim, uma postura epistemologicamente aberta e curiosa. Assim, salientamos a importância deste trabalho dentro do campo da educação e dos estudos sobre currículo. |
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