Distribuição geográfica da pós-graduação e da produção científica em educação e suas relações com indicadores sociais: uma abordagem cientométrica em escala mesorregional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maria Helena Machado de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4800
Resumo: A Educação é importante para o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico que tanto o Brasil almeja. No entanto, para que essa autonomia se concretize, são necessárias políticas de consolidação e expansão de todos os níveis de Ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, bem como manter e disponibilizar bancos de informação com os indicadores da Ciência e Educação. Neste sentido, este trabalho busca conhecer a distribuição dos Programas de Pós- Graduação em Educação, em escala mesorregional, assim como a produção científica da área. Além disso, visa também entender as correlações da Pós-Graduação em Educação com indicadores sociais, possibilitando a proposição de políticas que associem a expansão da Pós-Graduação nesta área com a reversão de indicadores desfavoráveis. A metodologia utilizada foi a abordagem quantitativa, envolvendo o levantamento de indicadores nos sítios eletrônicos da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes, Ministério da Educação – MEC, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil – PNUD. Foram criados bancos de dados com esses indicadores e desenvolvidos mapas, através do Software ArcGis, demonstrando os resultados obtidos. Também realizamos, através do Software Past, análises de correlação e similaridades para demonstrar mesorregiões similares tanto em níveis de desenvolvimento, como em perfis de atuação. O estudo evidenciou a forte correlação entre a distribuição de Programas de Pós-Graduação (PPG) de todas as áreas de conhecimento com a presença de doutores e a população, e mostrou correlações fracas ou não significativas entre as distribuições de doutores e PPGs com indicadores sócio-econômicos, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, reforçou os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível, evidenciando a necessidade da construção de estratégias urgentes para expandir o SNPG neste domínio científico. O levantamento das linhas de pesquisa em cada mesorregião possibilitou identificar mesorregiões com atuação similar, de modo a fomentar o estabelecimento de redes de cooperação como política indutora de qualificação do SNPG na área da Educação. As discussões apresentadas no decorrer do estudo evidenciam a necessidade de expansão de Programas de Pós-Graduação em todas as regiões, assim como de políticas indutoras para que este nível de ensino seja oferecido com qualidade em todas as regiões do país. O estudo evidenciou a necessidade de induzir a Pós-Graduação em Educação, especialmente na maioria das mesorregiões interioranas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Da mesma forma, a ampliação do número de programas de excelência deve ser prioridade, para articular pesquisadores de ponta no maior número de mesorregiões possível, produzindo e socializando a produção do conhecimento mundialmente. Estas duas diretrizes, alinhadas a programas de indução à pesquisa voltada para a melhoria da educação em todos os níveis, não somente a Pós-Graduação, terão reflexos importantes sobre os indicadores sociais, como Saúde, Educação e Renda, influenciando a qualidade de vida da sociedade em geral.
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Além disso, visa também entender as correlações da Pós-Graduação em Educação com indicadores sociais, possibilitando a proposição de políticas que associem a expansão da Pós-Graduação nesta área com a reversão de indicadores desfavoráveis. A metodologia utilizada foi a abordagem quantitativa, envolvendo o levantamento de indicadores nos sítios eletrônicos da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes, Ministério da Educação – MEC, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil – PNUD. Foram criados bancos de dados com esses indicadores e desenvolvidos mapas, através do Software ArcGis, demonstrando os resultados obtidos. Também realizamos, através do Software Past, análises de correlação e similaridades para demonstrar mesorregiões similares tanto em níveis de desenvolvimento, como em perfis de atuação. O estudo evidenciou a forte correlação entre a distribuição de Programas de Pós-Graduação (PPG) de todas as áreas de conhecimento com a presença de doutores e a população, e mostrou correlações fracas ou não significativas entre as distribuições de doutores e PPGs com indicadores sócio-econômicos, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, reforçou os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível, evidenciando a necessidade da construção de estratégias urgentes para expandir o SNPG neste domínio científico. O levantamento das linhas de pesquisa em cada mesorregião possibilitou identificar mesorregiões com atuação similar, de modo a fomentar o estabelecimento de redes de cooperação como política indutora de qualificação do SNPG na área da Educação. As discussões apresentadas no decorrer do estudo evidenciam a necessidade de expansão de Programas de Pós-Graduação em todas as regiões, assim como de políticas indutoras para que este nível de ensino seja oferecido com qualidade em todas as regiões do país. O estudo evidenciou a necessidade de induzir a Pós-Graduação em Educação, especialmente na maioria das mesorregiões interioranas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Da mesma forma, a ampliação do número de programas de excelência deve ser prioridade, para articular pesquisadores de ponta no maior número de mesorregiões possível, produzindo e socializando a produção do conhecimento mundialmente. Estas duas diretrizes, alinhadas a programas de indução à pesquisa voltada para a melhoria da educação em todos os níveis, não somente a Pós-Graduação, terão reflexos importantes sobre os indicadores sociais, como Saúde, Educação e Renda, influenciando a qualidade de vida da sociedade em geral.Education is essential for the brazilian social, economic, scientific and technolological development. However, the reach of such goal requires specific public policies for expansion and consolidation of all educational levels, as well as reliable information systems with scientific and educational indicators. This survey aims to study the geographic distribution of the Graduate Programs in Education, besides its associated scientific production, using a mesoregional scale. We also correlated all the scientific and graduate indicators with social ones, in order to propose policies which integrate graduate expansion and reversion of unfavorable social indicators. The quantitative approach was choosen and the indicators were found in the website of Coordination for Enhancement of Higher Education Personel (CAPES), Ministry of Education (MEC), Brazilian institute of Geography a Statistics (IBGE) and Program of United Nation for Development in Brazil (PNUD). The software ArcGIS was used to create maps for each indicator and Past was used stablish the correlation among the indicators, besides to perform clusters analysis grouping the mesoregions in terms of level of consolidation in the graduate studies in Education and of similarities of the research lines. Our data showed the strong correlation among the graduate programs in Education and the presence of PhDs and population. On the other hand, the presence of graduate programs in Education and PhDs was weakly or non correlated with the human development and development of basic education. Besides, our results reinforced the large empty areas in Brazil without graduate programs or PhDs in Education field, indicating the significance of new strategies for expansion of the National System of Graduate Programs in the Education field. The analysis of the research lines in each mesoregion showed several areas with similar focus, indicating potentials to stablish new networks in specific áreas in the Education field as a strategy to increase the quality of the less consolidated areas. The survey indicated the significance of the graduate programs expansion in Education in all macroregions of Brazil, especially in the interior mesoregions of the North, Northeast and Middle-west, beside the definition of strategies to increase the quality of this educational level. In the same sense, the role of the best graduate programs was reinforced, especially in the articulation with less consolidated regions in order to socialize the excellence research. Both expansion of graduate programs and networks to increase quality, must be aligned to research programs for the improvement of all levels of education besides graduate. Such alignment will produce significant results in social indicators as Health, Education and income, improving the life quality of the whole brazilian society.Giroldo, DaniloMoraes, Maria Helena Machado de2015-04-10T19:40:23Z2015-04-10T19:40:23Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Marcia Helena Machado de. Distribuição geográfica da pós-graduação e da produção científica em educação e suas relações com indicadores sociais: uma abordagem cientométrica em escala mesorregional. 2013. 125 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/4800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-10T19:40:23Zoai:repositorio.furg.br:1/4800Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-10T19:40:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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