A superação do Déficit de conhecimento no convívio com uma condição crônica de saúde: A percepção da necessidade da ação educativa
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1592 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão teórica sobre o déficit do conhecimento, que certas pessoas em condição crônica de saúde apresentam na busca da manutenção e qualidade de vida, identificados em nossa prática assistencial. Com estas vivências, percebemos que a prática assistencial necessita ir muito além do já existente e que podemos colaborar com essa melhora refletindo sobre o processo de cuidar conjuntamente. Entendemos que para a superação do déficit do conhecimento, precisamos compartilhar opiniões, sentimentos, percepções e vivências. Desta forma, cabe salientar que através do partilha em grupo poderemos se estabelecer uma união consistente e fortalecedora a fim de que novos rumos construídos na trajetória do viver em condição crônica |
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A superação do Déficit de conhecimento no convívio com uma condição crônica de saúde: A percepção da necessidade da ação educativaThe overcoming of decifit knowledge in the conviviality with a crhonic helth condition: perception of the need for action in educationla superación del décifit del conocimiento en la convivencia con una condición crónica de salud: la percepcion en la necesidad de lacción en educaciónEnfermagemEducação em saúdeDiagnósticoNursingHealth educationDiagnosisEnfermeriaEducación en la saludDiagnosticoTrata-se de uma reflexão teórica sobre o déficit do conhecimento, que certas pessoas em condição crônica de saúde apresentam na busca da manutenção e qualidade de vida, identificados em nossa prática assistencial. Com estas vivências, percebemos que a prática assistencial necessita ir muito além do já existente e que podemos colaborar com essa melhora refletindo sobre o processo de cuidar conjuntamente. Entendemos que para a superação do déficit do conhecimento, precisamos compartilhar opiniões, sentimentos, percepções e vivências. Desta forma, cabe salientar que através do partilha em grupo poderemos se estabelecer uma união consistente e fortalecedora a fim de que novos rumos construídos na trajetória do viver em condição crônicaIt is theoretical reflection about knowledge deficit that certain people, itified in our assistencial practice, with chronic health condition, present in the search for a better life quality. With these practice, we noticed that social assistance needs to go further , end we have to flect about the caring process. We understand that to overcome the knowledge deficit, we need to share opinions, feelings, perceptions and experiences, in this way, it is important to remenber that whenever a group shares their own experiences and feelings, a strong bond is achieved.Se trata de una reflexión teórica sobre déficit de conocimiento que ciertas personas, itified en nuestra práctica asistencial, con la condición de salud crónica, presente en la búsqueda de una mejor calidad de vida. Con estas prácticas, nos dimos cuenta de que la asistencia social debe ir más allá, al final tenemos que reflexionar sobre el proceso de cuidado. Entendemos que para superar el déficit de conocimiento, tenemos que compartir opiniones, sentimientos, percepciones y experiencias, de esta manera, es importante que recordará cada vez que un grupo comparte sus propias experiencias y sentimientos, un fuerte lazo se logra.2011-12-02T13:50:01Z2011-12-02T13:50:01Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCIONI, Fabiane Ferreira; COELHO, Maria Seloi. A superação do déficit de conhecimento no convívio com uma condição crônica de saúde: a percepção da necessidade da ação educativa. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 156-162, jan./mar. 2004. Disponível em: < redalyc.uaemex.mx/pdf/714/71413121.pdf >. Acesso em: 02 dez. 2011.0104-0707http://repositorio.furg.br/handle/1/1592porFrancioni, Fabiane FerreiraCoelho, Maria Seloiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-02T13:50:01Zoai:repositorio.furg.br:1/1592Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-02T13:50:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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