O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582 |
Resumo: | Vivemos em uma sociedade globalizada. Dentre as conseqüências dessa globalização enfrentam-se grandes contingentes de desempregados, ao mesmo tempo em que se experimenta um crescente empobrecimento de alguns sujeitos sociais, entre eles, os jovens. Estes, entre os desempregados, têm tido muito dificuldade de inserção, especialmente, por falta de experiência. Diante da contradição, em que não se oportuniza um espaço para os jovens adquirirem experiências, os governos têm criado alguns programas de incentivos a fim de possibilitar ao jovem uma primeira inserção no mundo do trabalho. Entre os projetos, destaca-se o Programa Nacional do Primeiro Emprego. Com o propósito de melhor conhecer os resultados dessa ação, realizou-se uma investigação que permitiu avaliar as experiências de trabalho e de aprendizagens de alguns jovens que se beneficiam dessa política pública. Uma formação calcada em valores, dimensionado a questão da ética como sujeito profissional e ressignificando o trabalho como princípio educativo estão entre os resultados da pesquisa.Palavras-chave: Jovem. Educação. Trabalho. |
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O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?Vivemos em uma sociedade globalizada. Dentre as conseqüências dessa globalização enfrentam-se grandes contingentes de desempregados, ao mesmo tempo em que se experimenta um crescente empobrecimento de alguns sujeitos sociais, entre eles, os jovens. Estes, entre os desempregados, têm tido muito dificuldade de inserção, especialmente, por falta de experiência. Diante da contradição, em que não se oportuniza um espaço para os jovens adquirirem experiências, os governos têm criado alguns programas de incentivos a fim de possibilitar ao jovem uma primeira inserção no mundo do trabalho. Entre os projetos, destaca-se o Programa Nacional do Primeiro Emprego. Com o propósito de melhor conhecer os resultados dessa ação, realizou-se uma investigação que permitiu avaliar as experiências de trabalho e de aprendizagens de alguns jovens que se beneficiam dessa política pública. Uma formação calcada em valores, dimensionado a questão da ética como sujeito profissional e ressignificando o trabalho como princípio educativo estão entre os resultados da pesquisa.Palavras-chave: Jovem. Educação. Trabalho.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/58210.25112/rp.v2i0.582Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 45-482448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582/556Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana CarinaGrabowski, Gabriel2017-07-06T22:10:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/582Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:50Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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