O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Carina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Grabowski, Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582
Resumo: Vivemos em uma sociedade globalizada. Dentre as conseqüências dessa globalização enfrentam-se grandes contingentes de desempregados, ao mesmo tempo em que se experimenta um crescente empobrecimento de alguns sujeitos sociais, entre eles, os jovens. Estes, entre os desempregados, têm tido muito dificuldade de inserção, especialmente, por falta de experiência. Diante da contradição, em que não se oportuniza um espaço para os jovens adquirirem experiências, os governos têm criado alguns programas de incentivos a fim de possibilitar ao jovem uma primeira inserção no mundo do trabalho. Entre os projetos, destaca-se o Programa Nacional do Primeiro Emprego. Com o propósito de melhor conhecer os resultados dessa ação, realizou-se uma investigação que permitiu avaliar as experiências de trabalho e de aprendizagens de alguns jovens que se beneficiam dessa política pública. Uma formação calcada em valores, dimensionado a questão da ética como sujeito profissional e ressignificando o trabalho como princípio educativo estão entre os resultados da pesquisa.Palavras-chave: Jovem. Educação. Trabalho.
id Feevale-1_0031b1c9ab55b7f5c9cd29fe95b552a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/582
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?Vivemos em uma sociedade globalizada. Dentre as conseqüências dessa globalização enfrentam-se grandes contingentes de desempregados, ao mesmo tempo em que se experimenta um crescente empobrecimento de alguns sujeitos sociais, entre eles, os jovens. Estes, entre os desempregados, têm tido muito dificuldade de inserção, especialmente, por falta de experiência. Diante da contradição, em que não se oportuniza um espaço para os jovens adquirirem experiências, os governos têm criado alguns programas de incentivos a fim de possibilitar ao jovem uma primeira inserção no mundo do trabalho. Entre os projetos, destaca-se o Programa Nacional do Primeiro Emprego. Com o propósito de melhor conhecer os resultados dessa ação, realizou-se uma investigação que permitiu avaliar as experiências de trabalho e de aprendizagens de alguns jovens que se beneficiam dessa política pública. Uma formação calcada em valores, dimensionado a questão da ética como sujeito profissional e ressignificando o trabalho como princípio educativo estão entre os resultados da pesquisa.Palavras-chave: Jovem. Educação. Trabalho.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/58210.25112/rp.v2i0.582Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 45-482448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582/556Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana CarinaGrabowski, Gabriel2017-07-06T22:10:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/582Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:50Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
title O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
spellingShingle O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
Tavares, Ana Carina
title_short O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
title_full O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
title_fullStr O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
title_full_unstemmed O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
title_sort O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?
author Tavares, Ana Carina
author_facet Tavares, Ana Carina
Grabowski, Gabriel
author_role author
author2 Grabowski, Gabriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Carina
Grabowski, Gabriel
description Vivemos em uma sociedade globalizada. Dentre as conseqüências dessa globalização enfrentam-se grandes contingentes de desempregados, ao mesmo tempo em que se experimenta um crescente empobrecimento de alguns sujeitos sociais, entre eles, os jovens. Estes, entre os desempregados, têm tido muito dificuldade de inserção, especialmente, por falta de experiência. Diante da contradição, em que não se oportuniza um espaço para os jovens adquirirem experiências, os governos têm criado alguns programas de incentivos a fim de possibilitar ao jovem uma primeira inserção no mundo do trabalho. Entre os projetos, destaca-se o Programa Nacional do Primeiro Emprego. Com o propósito de melhor conhecer os resultados dessa ação, realizou-se uma investigação que permitiu avaliar as experiências de trabalho e de aprendizagens de alguns jovens que se beneficiam dessa política pública. Uma formação calcada em valores, dimensionado a questão da ética como sujeito profissional e ressignificando o trabalho como princípio educativo estão entre os resultados da pesquisa.Palavras-chave: Jovem. Educação. Trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582
10.25112/rp.v2i0.582
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/582/556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 45-48
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123467444224