HIBRIDISMO E ESTESIA NO LIVRO DE ARTISTA: UMA REFLEXÃO ENTRE ARTE E SEMIÓTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/592 |
Resumo: | O artigo propõe uma breve abordagem sobre o livro de artista, tanto do ponto de vista de suas possibilidades híbridas, quanto interativas. Para tal reflexão, foram buscados os referenciais teóricos da arte e da semiótica greimaseana. Relativo à arte, reúne alguns apontamentos sobre a heterogeneidade dos materiais, das linguagens e da questão do objeto. De outro lado, busca na semiótica sincrética, estruturada por Algirdas Julien Greimas, a base da análise dos discursos enunciados, cujos textos são articulados por mais de uma forma de linguagem. Também trata das possibilidades estésicas e interativas pelo viés da semiótica das experiências sensíveis, em que o mútuo afetar entre sujeito-objeto produz o que o autor conceitua como fratura, ou seja, a ressemantização do objeto através de uma nova percepção.Palavras-chave: Livro de Artista. Hibridismo. Interatividade. Semiótica. Sincretismo. Estesia. |
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HIBRIDISMO E ESTESIA NO LIVRO DE ARTISTA: UMA REFLEXÃO ENTRE ARTE E SEMIÓTICAO artigo propõe uma breve abordagem sobre o livro de artista, tanto do ponto de vista de suas possibilidades híbridas, quanto interativas. Para tal reflexão, foram buscados os referenciais teóricos da arte e da semiótica greimaseana. Relativo à arte, reúne alguns apontamentos sobre a heterogeneidade dos materiais, das linguagens e da questão do objeto. De outro lado, busca na semiótica sincrética, estruturada por Algirdas Julien Greimas, a base da análise dos discursos enunciados, cujos textos são articulados por mais de uma forma de linguagem. Também trata das possibilidades estésicas e interativas pelo viés da semiótica das experiências sensíveis, em que o mútuo afetar entre sujeito-objeto produz o que o autor conceitua como fratura, ou seja, a ressemantização do objeto através de uma nova percepção.Palavras-chave: Livro de Artista. Hibridismo. Interatividade. Semiótica. Sincretismo. Estesia.Universidade Feevale2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/59210.25112/rp.v1i0.592Revista Prâksis; v. 1 (2007): Educação e Estética - Janeiro / Junho; 15-182448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/592/577Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Rosana2017-07-06T22:06:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/592Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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