Corpo-matéria : a construção do sentido no processo de criação de livro de artista com arte/educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35090 |
Resumo: | A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar as singularidades perceptivas dos sujeitos ao observar as relações e escolhas de materiais, procedimentos e espaços em suas produções, em artes visuais, considerando a percepção em sua totalidade corporal. O referencial teórico relaciona a fenomenologia da percepção e da matéria, de Maurice Merleau-Ponty e Gaston Bachelard à semiótica sensível de Algirdas Julien Greimas e aos estudos de Eric Landowski; bem como, enfoca os paradigmas estéticos da arte ocidental associando-os às convocações sensoriais no contextualizar do livro de artista em seu potencial de interação com o público e como objeto híbrido na arte contemporânea.Tem como referencial metodológico a pesquisa qualitativa, com descrição e análise de dados no estudo de dois casos referentes à interação corpo-matéria, nos processos de criação e produção de livro de artista, realizados em oficina com arte/educadores, na Universidade Feevale. A análise enfocou a estesia e as sinestesias presentes no processo de criação de cada caso estudado, concluindo que cada sujeito prioriza um dos cinco sentidos corporais, acompanhado de um segundo sentido corporal, conforme demonstram seus processos e produtos. Um dos casos estudados demonstrou a prioridade do tato sobre o sentido visual; o outro caso demonstrou serem mais importantes suas escolhas visuais, seguidas das táteis.As produções finais da oficina trouxeram a discussão sobre livro de artista e livro-objeto encontrando alguns impasses em suas delimitações tangenciando-os à categoria instalação. Considero que o estudo da percepção, na abrangência dos cinco sentidos e nas particularidades perceptivas dos sujeitos, afirma a importância do sensível-inteligível na produção de sentido, contribuindo na formação de arte/educadores e no papel que exercem no conjunto da educação. |
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Krug, RosanaPillar, Analice Dutra2011-12-02T01:20:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/35090000793582A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar as singularidades perceptivas dos sujeitos ao observar as relações e escolhas de materiais, procedimentos e espaços em suas produções, em artes visuais, considerando a percepção em sua totalidade corporal. O referencial teórico relaciona a fenomenologia da percepção e da matéria, de Maurice Merleau-Ponty e Gaston Bachelard à semiótica sensível de Algirdas Julien Greimas e aos estudos de Eric Landowski; bem como, enfoca os paradigmas estéticos da arte ocidental associando-os às convocações sensoriais no contextualizar do livro de artista em seu potencial de interação com o público e como objeto híbrido na arte contemporânea.Tem como referencial metodológico a pesquisa qualitativa, com descrição e análise de dados no estudo de dois casos referentes à interação corpo-matéria, nos processos de criação e produção de livro de artista, realizados em oficina com arte/educadores, na Universidade Feevale. A análise enfocou a estesia e as sinestesias presentes no processo de criação de cada caso estudado, concluindo que cada sujeito prioriza um dos cinco sentidos corporais, acompanhado de um segundo sentido corporal, conforme demonstram seus processos e produtos. Um dos casos estudados demonstrou a prioridade do tato sobre o sentido visual; o outro caso demonstrou serem mais importantes suas escolhas visuais, seguidas das táteis.As produções finais da oficina trouxeram a discussão sobre livro de artista e livro-objeto encontrando alguns impasses em suas delimitações tangenciando-os à categoria instalação. Considero que o estudo da percepção, na abrangência dos cinco sentidos e nas particularidades perceptivas dos sujeitos, afirma a importância do sensível-inteligível na produção de sentido, contribuindo na formação de arte/educadores e no papel que exercem no conjunto da educação.The present dissertation aims to demonstrate perceptive singularities of different subjects by the observation of the relations between materials selected, production procedures and spacial choices for their presentation, in visual art, viewing perception as the complex of all body senses. The theorical references relate Maurice Merleau-Ponty and Gaston Bachelard’s Perception and Matter Phenomenology to Algirdas Julien Gremas’ Semiopticts of the Senses and Eric Landowski studies, as well as focuses the aesthetic paradigms of Western art, associating them to the sensorial callings in the artist book making in its interaction potential with the public, and as hybrid object in contemporary art. The dissertation has, as methodologic referential, the qualitative research with description and data analysis of the study of two cases that regard the interaction between body and matter in the creative process and production of artist books by art teachers,that took place in a workshop designed for this data collection, at Feevale University. The analysis verified the aesthesis and sinesthesis present in the creative process of each studied case, concluding that each subject gives priority to one of the five body senses, acompanied by a second body sense, as their processes and products demonstrated. One of the studied cases showed the priority of the sense of touch over the visual one; the other case, however, demonstrated that the visual choices were more important, followed by tactile ones. The workshop final productions brought to discussion the differences between an artist book and an object book, which brought a dilemma regarding their delimitations, as they were tending to belong to the installation category. In my opinion, the study of perception, considering the five senses and the perceptive particularities of each subject, emphasizes the significance of the combination of sensitivity and intellect in the papplication/pdfporArte contemporâneaSemióticaArt/educationArtist bookCreation processPercepcion and matter phenomenologySemioptics of the sensesCorpo-matéria : a construção do sentido no processo de criação de livro de artista com arte/educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000793582.pdf.txt000793582.pdf.txtExtracted Texttext/plain208269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35090/2/000793582.pdf.txt60cfacb797f92cc4c8c9674b060a24edMD52ORIGINAL000793582.pdf000793582.pdfTexto completoapplication/pdf3674978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35090/1/000793582.pdf561ec6c272375724fd6029f4b29de7a7MD51THUMBNAIL000793582.pdf.jpg000793582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35090/3/000793582.pdf.jpge217f726e15cde5c243aa096213142ddMD5310183/350902018-10-05 08:45:17.601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:45:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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