GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoluzzi, Patrícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Jose Edimar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206
Resumo: RESUMOO trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares. ABSTRACTThe work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.Keywords: School Group. School Institutions. School Parties.
id Feevale-1_04905b2338842d05f64f90c30fa5e029
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2206
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARESRESUMOO trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares. ABSTRACTThe work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.Keywords: School Group. School Institutions. School Parties.Universidade Feevale2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/220610.25112/rpr.v3i0.2206Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 162-1842448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2630http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2668Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortoluzzi, PatríciaSouza, Jose Edimar de2020-10-10T02:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2206Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-10-10T02:47:20Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
title GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
spellingShingle GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
Bortoluzzi, Patrícia
title_short GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
title_full GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
title_fullStr GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
title_full_unstemmed GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
title_sort GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
author Bortoluzzi, Patrícia
author_facet Bortoluzzi, Patrícia
Souza, Jose Edimar de
author_role author
author2 Souza, Jose Edimar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoluzzi, Patrícia
Souza, Jose Edimar de
description RESUMOO trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares. ABSTRACTThe work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.Keywords: School Group. School Institutions. School Parties.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206
10.25112/rpr.v3i0.2206
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3i0.2206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2630
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 162-184
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125269946368