GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206 |
Resumo: | RESUMOO trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares. ABSTRACTThe work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.Keywords: School Group. School Institutions. School Parties. |
id |
Feevale-1_04905b2338842d05f64f90c30fa5e029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2206 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARESRESUMOO trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares. ABSTRACTThe work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.Keywords: School Group. School Institutions. School Parties.Universidade Feevale2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/220610.25112/rpr.v3i0.2206Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 162-1842448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2630http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2668Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortoluzzi, PatríciaSouza, Jose Edimar de2020-10-10T02:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2206Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-10-10T02:47:20Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
title |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
spellingShingle |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES Bortoluzzi, Patrícia |
title_short |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
title_full |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
title_fullStr |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
title_sort |
GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES |
author |
Bortoluzzi, Patrícia |
author_facet |
Bortoluzzi, Patrícia Souza, Jose Edimar de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jose Edimar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoluzzi, Patrícia Souza, Jose Edimar de |
description |
RESUMOO trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares. ABSTRACTThe work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.Keywords: School Group. School Institutions. School Parties. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206 10.25112/rpr.v3i0.2206 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3i0.2206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2630 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2206/2668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf multipart/related |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 162-184 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125269946368 |