O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/749 |
Resumo: | A investigação desenvolvida objetiva compreender os primórdios da implantação das “Aulas” no espaço rural em Novo Hamburgo/RS, a partir das memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen; principalmente aquelas que remetem à ocupação da antiga Casa Pastoral de Lomba Grande. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, tendo as narrativas e as imagens como documentos. Analisa memórias de práticas que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. A leitura e a escrita representaram um dos elementos culturais mais importantes nesse contexto. O arraigamento à cultura local também representou um conjunto de significados partilhados e construídos para conhecer um pouco sobre a contribuição das Aulas Isoladas, que originaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.Palavras-chave: Aulas isoladas. História oral. Memória. Escolas comunitárias. |
id |
Feevale-1_0a89d5a69a8087b9236842e14feca699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/749 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIASA investigação desenvolvida objetiva compreender os primórdios da implantação das “Aulas” no espaço rural em Novo Hamburgo/RS, a partir das memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen; principalmente aquelas que remetem à ocupação da antiga Casa Pastoral de Lomba Grande. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, tendo as narrativas e as imagens como documentos. Analisa memórias de práticas que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. A leitura e a escrita representaram um dos elementos culturais mais importantes nesse contexto. O arraigamento à cultura local também representou um conjunto de significados partilhados e construídos para conhecer um pouco sobre a contribuição das Aulas Isoladas, que originaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.Palavras-chave: Aulas isoladas. História oral. Memória. Escolas comunitárias.Universidade Feevale2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/74910.25112/rp.v1i0.749Revista Prâksis; v. 1 (2013): Educação, Imagens e Mídias - Janeiro / Junho; 101-1122448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/749/879Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Edimar de2017-07-06T22:07:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/749Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:07:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
title |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
spellingShingle |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS Souza, José Edimar de |
title_short |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
title_full |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
title_fullStr |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
title_sort |
O ENSINO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: IMAGENS E MEMÓRIAS |
author |
Souza, José Edimar de |
author_facet |
Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Edimar de |
description |
A investigação desenvolvida objetiva compreender os primórdios da implantação das “Aulas” no espaço rural em Novo Hamburgo/RS, a partir das memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen; principalmente aquelas que remetem à ocupação da antiga Casa Pastoral de Lomba Grande. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, tendo as narrativas e as imagens como documentos. Analisa memórias de práticas que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. A leitura e a escrita representaram um dos elementos culturais mais importantes nesse contexto. O arraigamento à cultura local também representou um conjunto de significados partilhados e construídos para conhecer um pouco sobre a contribuição das Aulas Isoladas, que originaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.Palavras-chave: Aulas isoladas. História oral. Memória. Escolas comunitárias. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/749 10.25112/rp.v1i0.749 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/749 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/749/879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2013): Educação, Imagens e Mídias - Janeiro / Junho; 101-112 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325124280090624 |