MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19991 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1940-1969. O contexto em que as memórias emergem diz respeito à relação que se estabelece com a realidade no processo de reconstrução da história do ensino rural nesse município do sul do Brasil. Pretende, pois, analisar como a trajetória se entrelaça à prática docente em classes multisseriadas e possibilita compreender fragmento do ensino rural. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural, tendo as memórias como documento. As memórias dessa professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública em Lomba Grande, enfatizando a presença das “Aulas Públicas” e o processo de construção das Escolas Isoladas, aspecto que a singularizam como docente nessa localidade. |
id |
UFG-9_f1c8dae2c6ece56c33e608cd5d7edd84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19991 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969)O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1940-1969. O contexto em que as memórias emergem diz respeito à relação que se estabelece com a realidade no processo de reconstrução da história do ensino rural nesse município do sul do Brasil. Pretende, pois, analisar como a trajetória se entrelaça à prática docente em classes multisseriadas e possibilita compreender fragmento do ensino rural. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural, tendo as memórias como documento. As memórias dessa professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública em Lomba Grande, enfatizando a presença das “Aulas Públicas” e o processo de construção das Escolas Isoladas, aspecto que a singularizam como docente nessa localidade.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1999110.5216/rpp.v10i1.19991Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 1 (2012): Poíesis Pedagógica; 64-802178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19991/11563Souza, José Edimar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-20T10:51:55ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
title |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) Souza, José Edimar de |
title_short |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
title_full |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
title_sort |
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969) |
author |
Souza, José Edimar de |
author_facet |
Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Edimar de |
description |
O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1940-1969. O contexto em que as memórias emergem diz respeito à relação que se estabelece com a realidade no processo de reconstrução da história do ensino rural nesse município do sul do Brasil. Pretende, pois, analisar como a trajetória se entrelaça à prática docente em classes multisseriadas e possibilita compreender fragmento do ensino rural. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural, tendo as memórias como documento. As memórias dessa professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública em Lomba Grande, enfatizando a presença das “Aulas Públicas” e o processo de construção das Escolas Isoladas, aspecto que a singularizam como docente nessa localidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19991 10.5216/rpp.v10i1.19991 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19991 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v10i1.19991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19991/11563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/ipeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 1 (2012): Poíesis Pedagógica; 64-80 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329310281728 |