PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. |
id |
Feevale-1_1720af95fac8810fc484bc8efa9e47e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3584 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAMEste artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. Universidade Feevale2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/358410.25112/rpr.v1.3584Revista Prâksis; v. 1 (2024): Economia e Sociedade Digital; 61-762448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584/3257Copyright (c) 2023 Laura Schemes Prodanov, sandra portella montardo, uilton de Oliveira Dutrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProdanov, Laura Schemes Montardo, Sandra PortellaDutra, Uilton de Oliveira2024-01-03T15:52:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3584Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2024-01-03T15:52:21Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
title |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
spellingShingle |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM Prodanov, Laura Schemes |
title_short |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
title_full |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
title_fullStr |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
title_full_unstemmed |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
title_sort |
PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM |
author |
Prodanov, Laura Schemes |
author_facet |
Prodanov, Laura Schemes Montardo, Sandra Portella Dutra, Uilton de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Montardo, Sandra Portella Dutra, Uilton de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prodanov, Laura Schemes Montardo, Sandra Portella Dutra, Uilton de Oliveira |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584 10.25112/rpr.v1.3584 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v1.3584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584/3257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Laura Schemes Prodanov, sandra portella montardo, uilton de Oliveira Dutra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Laura Schemes Prodanov, sandra portella montardo, uilton de Oliveira Dutra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2024): Economia e Sociedade Digital; 61-76 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1814257214121050112 |