PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prodanov, Laura Schemes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Montardo, Sandra Portella, Dutra, Uilton de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. 
id Feevale-1_1720af95fac8810fc484bc8efa9e47e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3584
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAMEste artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. Universidade Feevale2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/358410.25112/rpr.v1.3584Revista Prâksis; v. 1 (2024): Economia e Sociedade Digital; 61-762448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584/3257Copyright (c) 2023 Laura Schemes Prodanov, sandra portella montardo, uilton de Oliveira Dutrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProdanov, Laura Schemes Montardo, Sandra PortellaDutra, Uilton de Oliveira2024-01-03T15:52:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3584Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2024-01-03T15:52:21Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
title PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
spellingShingle PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
Prodanov, Laura Schemes
title_short PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
title_full PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
title_fullStr PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
title_full_unstemmed PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
title_sort PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM
author Prodanov, Laura Schemes
author_facet Prodanov, Laura Schemes
Montardo, Sandra Portella
Dutra, Uilton de Oliveira
author_role author
author2 Montardo, Sandra Portella
Dutra, Uilton de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prodanov, Laura Schemes
Montardo, Sandra Portella
Dutra, Uilton de Oliveira
description Este artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584
10.25112/rpr.v1.3584
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1.3584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3584/3257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Laura Schemes Prodanov, sandra portella montardo, uilton de Oliveira Dutra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Laura Schemes Prodanov, sandra portella montardo, uilton de Oliveira Dutra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2024): Economia e Sociedade Digital; 61-76
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1814257214121050112