Ollhar comunicacional sobre o empreendedorismo feminino: análise de quatro perfis de empreendedorismo feminino no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Taynara Ferrarezi de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216043
Resumo: O empreendedorismo se torna, cada vez mais, um tema de destaque no contexto contemporâneo. Observado sob perspectiva comunicacional e crítica, a notoriedade do fenômeno pode ser associada às estratégias de legitimação do capitalismo neoliberal, evidenciando, desse modo, a formação de uma cultura empreendedora. Tal fenômeno fomenta e difunde os valores e as crenças relacionados ao empreendedorismo, bem como as figuras de empreendedores e empreendedoras como melhores, se não únicos, modelos para os trabalhadores e trabalhadoras. O presente estudo propõe uma investigação acerca das relações de sentidos implicadas em meio ao empreendedorismo feminino, que se relaciona ao contexto apresentado, mas também incorpora dinâmicas próprias de seu recorte de gênero. Assim, se estabelece como objetivo compreender, a partir de uma Perspectiva Relacional da Comunicação, os valores e crenças alinhados com a cultura empreendedora, as características da subjetividade feminina neoliberal e a manifestação de ambas nos discursos de páginas de empreendedorismo feminino no Instagram. Para tal empreitada investigativa, parte-se de uma abordagem metodológica qualitativa para a elaboração da pesquisa aplicada em duas fases: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica. Na primeira, fundamenta-se uma discussão teórica a respeito das bases epistemológicas do estudo fundamentadas na Perspectiva Relacional da Comunicação; como também sobre os valores e crenças que são alimentados pela cultura empreendedora e pelo discurso institucional do empreendedorismo feminino; e, por fim, realiza-se um esforço de resgate do percurso histórico do movimento feminista apresentando um debate sobre os sentidos construídos em torno da figura da mulher, evidenciando a conformação de uma nova subjetividade feminina, fortalecida por uma vertente feminista que se alinha aos valores neoliberais. Nesta linha, a liberdade, autonomia e empoderamento da mulher são medidos em termos empresariais e financeiros; e o ideal feminino passa a ser representado pela figura da empreendedora de sucesso. Já na segunda fase do estudo, o foco é compreender a dinâmica visualizada na discussão teórica, partindo dos discursos de quatro perfis de empreendedorismo feminino do Instagram: @movinggirls, @girlsrevolution.br, @woman_empreendedorismo e @mikaellaferreira. Este material empírico é analisado a partir dos preceitos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) possibilitando, desse modo, observar a interlocução dos perfis com sentidos hegemônicos da cultura empreendedora e da subjetividade feminina neoliberal. Sobre os resultados, é possível destacar que parte significativa dos textos analisados nas postagens dos quatro perfis refletem e reforçam os aspectos mais difundidos em meio à cultura empreendedora, como também um alinhamento com a subjetividade feminina neoliberal. Entretanto, pelas lentes da Perspectiva Relacional da Comunicação, também se observou aspectos de contestação e negação do discurso hegemônico, o que se justifica tendo em vista à polissemia dos sentidos sociais, como também, a capacidade das pessoas em transformá-los.
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spelling Ollhar comunicacional sobre o empreendedorismo feminino: análise de quatro perfis de empreendedorismo feminino no InstagramCommunication perspective on female entrepreneusship: analysis of four female entrepreneurship profiles on InstagramVisión de la comunicación sobre el empreendimento femenino: análisis de cuatro perfiles de emprendimiento femenino en InstagramComunicaçãoEmpreendedorismo femininoDiscursoFeminismoCultura empreendedoraFeminismoCultura emprendedoraCommunicationFemale entrepreneurshipSpeechFeminismEntrepreneurial CultureComunicaciónEmprendimiento femeninoO empreendedorismo se torna, cada vez mais, um tema de destaque no contexto contemporâneo. Observado sob perspectiva comunicacional e crítica, a notoriedade do fenômeno pode ser associada às estratégias de legitimação do capitalismo neoliberal, evidenciando, desse modo, a formação de uma cultura empreendedora. Tal fenômeno fomenta e difunde os valores e as crenças relacionados ao empreendedorismo, bem como as figuras de empreendedores e empreendedoras como melhores, se não únicos, modelos para os trabalhadores e trabalhadoras. O presente estudo propõe uma investigação acerca das relações de sentidos implicadas em meio ao empreendedorismo feminino, que se relaciona ao contexto apresentado, mas também incorpora dinâmicas próprias de seu recorte de gênero. Assim, se estabelece como objetivo compreender, a partir de uma Perspectiva Relacional da Comunicação, os valores e crenças alinhados com a cultura empreendedora, as características da subjetividade feminina neoliberal e a manifestação de ambas nos discursos de páginas de empreendedorismo feminino no Instagram. Para tal empreitada investigativa, parte-se de uma abordagem metodológica qualitativa para a elaboração da pesquisa aplicada em duas fases: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica. Na primeira, fundamenta-se uma discussão teórica a respeito das bases epistemológicas do estudo fundamentadas na Perspectiva Relacional da Comunicação; como também sobre os valores e crenças que são alimentados pela cultura empreendedora e pelo discurso institucional do empreendedorismo feminino; e, por fim, realiza-se um esforço de resgate do percurso histórico do movimento feminista apresentando um debate sobre os sentidos construídos em torno da figura da mulher, evidenciando a conformação de uma nova subjetividade feminina, fortalecida por uma vertente feminista que se alinha aos valores neoliberais. Nesta linha, a liberdade, autonomia e empoderamento da mulher são medidos em termos empresariais e financeiros; e o ideal feminino passa a ser representado pela figura da empreendedora de sucesso. Já na segunda fase do estudo, o foco é compreender a dinâmica visualizada na discussão teórica, partindo dos discursos de quatro perfis de empreendedorismo feminino do Instagram: @movinggirls, @girlsrevolution.br, @woman_empreendedorismo e @mikaellaferreira. Este material empírico é analisado a partir dos preceitos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) possibilitando, desse modo, observar a interlocução dos perfis com sentidos hegemônicos da cultura empreendedora e da subjetividade feminina neoliberal. Sobre os resultados, é possível destacar que parte significativa dos textos analisados nas postagens dos quatro perfis refletem e reforçam os aspectos mais difundidos em meio à cultura empreendedora, como também um alinhamento com a subjetividade feminina neoliberal. Entretanto, pelas lentes da Perspectiva Relacional da Comunicação, também se observou aspectos de contestação e negação do discurso hegemônico, o que se justifica tendo em vista à polissemia dos sentidos sociais, como também, a capacidade das pessoas em transformá-los.El espíritu empreender se está convirtiendo cada vez más en un tema destacado en el contexto contemporáneo. Observado desde una perspectiva comunicativa y crítica, la notoriedad del fenómeno puede asociarse con las estrategias de legitimación del capitalismo neoliberal, evidenciando así la formación de una cultura emprendedora. Este fenómeno fomenta y difunde valores y creencias relacionados con el espíritu emprendedor, así como la figura de los hombres y las mujeres emprendedoras como los mejores, si no los únicos, modelos a seguir para los trabajadores y trabajadoras. El presente estudio propone una investigación sobre las relaciones de significados involucrados en el emprendimiento femenino, lo cual se relaciona con el contexto presentado, pero también incorpora dinámicas propias de género. Así, el objetivo es comprender, desde una Perspectiva Relacional de la Comunicación, los valores y creencias alineados con la cultura emprendedora, las características de la subjetividad femenina neoliberal y la manifestación de ambas en los discursos de las páginas de emprendimiento femenino en Instagram. Para tal tarea investigativa, se utiliza un enfoque metodológico cualitativo para el desarrollo de la investigación aplicada en dos fases: investigación bibliográfica e investigación empírica. En la primera, se lleva a cabo una discusión teórica sobre las bases epistemológicas del estudio en la Perspectiva Relacional de la Comunicación; así como sobre los valores y creencias que se nutren de la cultura emprendedora y el discurso institucional del emprendimiento femenino; y, finalmente, se hace un esfuerzo por rescatar la trayectoria histórica del movimiento feminista presentando un debate sobre los significados construidos en torno a la figura de la mujer, mostrando la conformación de una nueva subjetividad femenina, fortalecida por una vertiente feminista alineada con el neoliberalismo. En esta línea, la libertad, la autonomía y el empoderamiento de las mujeres se miden en términos comerciales y financieros; y el ideal femenino ahora está representado por la figura de la mujer emprendedora exitosa. En la segunda fase del estudio, el foco está en comprender la dinámica visualizada en la discusión teórica, a partir de las observación de cuatro perfiles de emprendimiento femenino en Instagram: @movinggirls, @girlsrevolution.br, @woman_empreendedorismo y @mikaellaferreira. Este material empírico es analizado a partir de los preceptos del Análisis Crítico del Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) permitiendo, de esta forma, observar la interlocución de perfiles con sentidos hegemónicos de cultura emprendedora y subjetividad femenina neoliberal. Sobre los resultados, es posible resaltar que una parte significativa de los textos analizados en los posts de los cuatro perfiles reflejan y refuerzan los aspectos más difundidos en la cultura emprendedora, así como un alineamiento con la subjetividad femenina neoliberal. No obstante, a través del lente de la Perspectiva Relacional de la Comunicación también se observan aspectos de contestación y negación del discurso hegemónico, lo que se justifica ante la polisemia de los significados sociales, además de la capacidad de las personas para transformarlos.Entrepreneurship is increasingly becoming a prominent theme in the contemporary context. Observed from a communicational and critical perspective, the notoriety of the phenomenon can be associated with the legitimization strategies of neoliberal capitalism, thus evidencing the formation of an entrepreneurial culture. This phenomenon fosters and spreads values and beliefs related to entrepreneurship, as well as the figures and narratives of entrepreneurs as the best, if not the only, model for male and female workers. The present study proposes an investigation about the relationships of meanings involved in female entrepreneurship, which is related to the context presented, but it also incorporates specificity of gender dynamics. Thus, the objective is to understand, from a Relational Perspective of Communication, the values and beliefs aligned with the entrepreneurial culture, the characteristics of neoliberal female subjectivity and the manifestation of both in the speeches of female entrepreneurship pages on Instagram. For such an investigative assignment, a qualitative methodological approach is used for the development of applied research in two phases: bibliographical research and empirical research. In the first one, fulfill a theoretical discussion about the epistemological bases of the study is based on the Relational Perspective of Communication; as well as about the values and beliefs that are nurtured by the entrepreneurial culture and the institutional discourse of female entrepreneurship; and, finally, an effort is made to rescue the historical trajectory of the feminist movement presenting a debate on the meanings built around the figure of the woman, showing the conformation of a new female subjectivity, strengthened by a feminist strand that aligns with the neoliberal values. In this course, women's freedom, autonomy and empowerment are measured in business and financial terms; and the female ideal is now represented by the figure of the successful entrepreneur. In the second phase of the study, the focus is on understanding the dynamics visualized in the theoretical discussion, starting from the speeches of four profiles of female entrepreneurship on Instagram: @movinggirls, @girlsrevolution.br, @woman_empreendedorismo and @mikaellaferreira. This empirical material is analyzed based on the precepts of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001), which mede possible to observe the interlocution of profiles with hegemonic ideas of entrepreneurial culture and neoliberal female subjectivity. About the results, it is possible to highlight that a significant part of the texts analyzed in the posts of the four profiles reflect and reinforce the most widespread aspects in the entrepreneurial culture, as well as an alignment with the neoliberal female subjectivity. However, through the lens of the Relational Perspective of Communication, aspects of contestation and denial of the hegemonic discourse were also observed, which is justified in view of the polysemy of social meanings, in addition to the capacity of people to transform them.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugênia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Taynara Ferrarezi de2022-01-25T11:30:19Z2022-01-25T11:30:19Z2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21604333004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:09:27.518748Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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