O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2589 |
Resumo: | O presente artigo visa a analisar como tem ocorrido o ensino de Língua Portuguesa e quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes com relação ao uso das tecnologias digitais no contexto pandêmico. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, tendo como instrumento para geração de dados um formulário construído na plataforma Google Forms, para os docentes da rede pública estadual na cidade de Balsas, região Sul do estado do Maranhão. Sob o aporte teórico da Análise Dialógica do Discurso (ALBUQUERQUE, 2007; BRAIT, 2014), mais especificadamente, através das categorias valoração e polifonia (BAKHTIN, 2011; VOLOSHINOV, 1981; WHITE, 2005), e dos estudos dos Multiletramentos nas práticas sociais (ROJO, 2013; BARTON; LEE, 2015), nossos dados revelaram a incipiente apropriação didática dos docentes quanto aos recursos tecnológicos digitais e, consequentemente, a carência de formações continuadas para o exercício de suas práticas sociais letradas no âmbito escolar. Além disso, nossas análises apontam as dificiculdades que professores e alunos têm sofrido com as mudanças constantes impostas pelo contexto de ensino remoto com a pandemia viral do coronavírus. |
id |
Feevale-1_25f33d954b6bee9d5b9259be4508c61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2589 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTOEnsino de Língua PortuguesaTecnologias DigitaisImpactos da Pandemia O presente artigo visa a analisar como tem ocorrido o ensino de Língua Portuguesa e quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes com relação ao uso das tecnologias digitais no contexto pandêmico. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, tendo como instrumento para geração de dados um formulário construído na plataforma Google Forms, para os docentes da rede pública estadual na cidade de Balsas, região Sul do estado do Maranhão. Sob o aporte teórico da Análise Dialógica do Discurso (ALBUQUERQUE, 2007; BRAIT, 2014), mais especificadamente, através das categorias valoração e polifonia (BAKHTIN, 2011; VOLOSHINOV, 1981; WHITE, 2005), e dos estudos dos Multiletramentos nas práticas sociais (ROJO, 2013; BARTON; LEE, 2015), nossos dados revelaram a incipiente apropriação didática dos docentes quanto aos recursos tecnológicos digitais e, consequentemente, a carência de formações continuadas para o exercício de suas práticas sociais letradas no âmbito escolar. Além disso, nossas análises apontam as dificiculdades que professores e alunos têm sofrido com as mudanças constantes impostas pelo contexto de ensino remoto com a pandemia viral do coronavírus. Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/258910.25112/rpr.v3.2589Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 157-1802448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2589/2920Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ana Patrícia SáSilva, Hilmara Rocha da2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2589Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
title |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
spellingShingle |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO Martins, Ana Patrícia Sá Ensino de Língua Portuguesa Tecnologias Digitais Impactos da Pandemia |
title_short |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_full |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_fullStr |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_sort |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO |
author |
Martins, Ana Patrícia Sá |
author_facet |
Martins, Ana Patrícia Sá Silva, Hilmara Rocha da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Hilmara Rocha da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Patrícia Sá Silva, Hilmara Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Portuguesa Tecnologias Digitais Impactos da Pandemia |
topic |
Ensino de Língua Portuguesa Tecnologias Digitais Impactos da Pandemia |
description |
O presente artigo visa a analisar como tem ocorrido o ensino de Língua Portuguesa e quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes com relação ao uso das tecnologias digitais no contexto pandêmico. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, tendo como instrumento para geração de dados um formulário construído na plataforma Google Forms, para os docentes da rede pública estadual na cidade de Balsas, região Sul do estado do Maranhão. Sob o aporte teórico da Análise Dialógica do Discurso (ALBUQUERQUE, 2007; BRAIT, 2014), mais especificadamente, através das categorias valoração e polifonia (BAKHTIN, 2011; VOLOSHINOV, 1981; WHITE, 2005), e dos estudos dos Multiletramentos nas práticas sociais (ROJO, 2013; BARTON; LEE, 2015), nossos dados revelaram a incipiente apropriação didática dos docentes quanto aos recursos tecnológicos digitais e, consequentemente, a carência de formações continuadas para o exercício de suas práticas sociais letradas no âmbito escolar. Além disso, nossas análises apontam as dificiculdades que professores e alunos têm sofrido com as mudanças constantes impostas pelo contexto de ensino remoto com a pandemia viral do coronavírus. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2589 10.25112/rpr.v3.2589 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2589 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2589/2920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 157-180 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125364318208 |