O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635 |
Resumo: | In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020). |
id |
UEA_8fdc6de3c36ae3f760591f28b2183c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/5635 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemiaThe use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemicEducação na PandemiaWhatsapp em Aulas RemotasEnsino da Língua Portuguesa.In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020).Neste trabalho busca-se apresentar os resultados da pesquisa sobre o uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo método de abordagem foi o descritivo, tendo como público alvo alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. Dentre as diversas temáticas abordadas neste artigo destaca-se o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta no ensino durante a pandemia; TDICs nas aulas e o Letramento digital. Como aporte teórico estão presentes ideias de Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), bem como a portaria nº 343 do Ministério da Educação (2020).Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAFerreira, Katriana Jacaúna FariasFerreira, Katriana Jacaúna FariasSá, Giovana Maria dos Santos de2023-05-09T18:49:24Z2024-09-26T19:15:40Z2023-04-182023-05-09T18:49:24Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635porBARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, v. 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 abr. 2021. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed.; 2 reimp. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. Editora Atlas, 6ª edição, São Paulo, 2008. FERONATO, R. M. S. O professor e o uso das tecnologias digitais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias e Mídias. Curso de Especialização em Mídias Educacionais. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102850/000919963.pdf?sequence=1 FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. 1 ed. Aracaju: IFS, 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T19:15:40Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5635Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T19:15:40Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia The use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemic |
title |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
spellingShingle |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia Sá, Giovana Maria dos Santos de Educação na Pandemia Whatsapp em Aulas Remotas Ensino da Língua Portuguesa. |
title_short |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
title_full |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
title_fullStr |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
title_sort |
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
author |
Sá, Giovana Maria dos Santos de |
author_facet |
Sá, Giovana Maria dos Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Katriana Jacaúna Farias Ferreira, Katriana Jacaúna Farias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Giovana Maria dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação na Pandemia Whatsapp em Aulas Remotas Ensino da Língua Portuguesa. |
topic |
Educação na Pandemia Whatsapp em Aulas Remotas Ensino da Língua Portuguesa. |
description |
In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-09T18:49:24Z 2023-04-18 2023-05-09T18:49:24Z 2023-03-03 2024-09-26T19:15:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023. https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635 |
identifier_str_mv |
SÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023. |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, v. 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 abr. 2021. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed.; 2 reimp. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. Editora Atlas, 6ª edição, São Paulo, 2008. FERONATO, R. M. S. O professor e o uso das tecnologias digitais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias e Mídias. Curso de Especialização em Mídias Educacionais. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102850/000919963.pdf?sequence=1 FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. 1 ed. Aracaju: IFS, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701095010893824 |