APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Heloisa Helena Duval de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/662
Resumo: O presente texto faz parte de um projeto desenvolvido junto ao grupo de pesquisa FepráxiS (Filosofia, educação e práxis social) e objetiva discutir a relação entre educação e filosofia examinando a produção teórica de Wittgenstein e Paulo Freire. Wittgenstein é um filósofo com tradição nas áreas de lógica e filosofia da linguagem e pouco estudado na área educacional. Por outro lado, Paulo Freire é estudado e conhecido no âmbito educacional. O texto resgata a origem do modelo racional e, partindo dele, construímos uma gênese histórico-filosófica para nos aproximarmos do ponto de encontro, entre os dois autores. A partir deste encontro postulamos categorias wittgensteinianas que sejam capazes de servir de fundamento para uma releitura da obra de Paulo Freire, bem como apontar para um outro olhar sobre a prática pedagógica freiriana.Palavras-chave: Wittgenstein. Paulo Freire. Linguagem. Educação.
id Feevale-1_314e7f1c7206bbc1e4745e00bdbd8d87
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/662
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEMO presente texto faz parte de um projeto desenvolvido junto ao grupo de pesquisa FepráxiS (Filosofia, educação e práxis social) e objetiva discutir a relação entre educação e filosofia examinando a produção teórica de Wittgenstein e Paulo Freire. Wittgenstein é um filósofo com tradição nas áreas de lógica e filosofia da linguagem e pouco estudado na área educacional. Por outro lado, Paulo Freire é estudado e conhecido no âmbito educacional. O texto resgata a origem do modelo racional e, partindo dele, construímos uma gênese histórico-filosófica para nos aproximarmos do ponto de encontro, entre os dois autores. A partir deste encontro postulamos categorias wittgensteinianas que sejam capazes de servir de fundamento para uma releitura da obra de Paulo Freire, bem como apontar para um outro olhar sobre a prática pedagógica freiriana.Palavras-chave: Wittgenstein. Paulo Freire. Linguagem. Educação.Universidade Feevale2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/66210.25112/rp.v1i0.662Revista Prâksis; v. 1 (2009): Educação, Pesquisa e Insterdisciplinaridade - Janeiro / Junho; 29-322448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/662/710Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Heloisa Helena Duval de2017-07-06T22:06:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/662Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:47Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
title APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
spellingShingle APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
Azevedo, Heloisa Helena Duval de
title_short APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
title_full APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
title_fullStr APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
title_full_unstemmed APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
title_sort APROXIMANDO WITTGENSTEIN E FREIRE POR MEIO DA LINGUAGEM
author Azevedo, Heloisa Helena Duval de
author_facet Azevedo, Heloisa Helena Duval de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Duval de
description O presente texto faz parte de um projeto desenvolvido junto ao grupo de pesquisa FepráxiS (Filosofia, educação e práxis social) e objetiva discutir a relação entre educação e filosofia examinando a produção teórica de Wittgenstein e Paulo Freire. Wittgenstein é um filósofo com tradição nas áreas de lógica e filosofia da linguagem e pouco estudado na área educacional. Por outro lado, Paulo Freire é estudado e conhecido no âmbito educacional. O texto resgata a origem do modelo racional e, partindo dele, construímos uma gênese histórico-filosófica para nos aproximarmos do ponto de encontro, entre os dois autores. A partir deste encontro postulamos categorias wittgensteinianas que sejam capazes de servir de fundamento para uma releitura da obra de Paulo Freire, bem como apontar para um outro olhar sobre a prática pedagógica freiriana.Palavras-chave: Wittgenstein. Paulo Freire. Linguagem. Educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/662
10.25112/rp.v1i0.662
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/662
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/662/710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2009): Educação, Pesquisa e Insterdisciplinaridade - Janeiro / Junho; 29-32
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123822911488