Wittgenstein : a educação como um jogo de linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586454 |
Resumo: | Orientador: Hermas Gonçalves Arana |
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Wittgenstein : a educação como um jogo de linguagemWittgenstein, Ludwig, 1889-1951Linguagem e educaçãoEducação - FilosofiaCulturaOrientador: Hermas Gonçalves AranaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar, através da filosofia da linguagem, a relação entre linguagem e educação como formação. Para tal análise será utilizado como instrumento o conceito de jogos de linguagem, proposto por Ludwig Wittgenstein, e a partir dele tentar-se-á estabelecer novas possibilidades de entendimento do conceito de educação e a multiplicidade de usos que dele se faz. É possível perceber que, na maioria das vezes, o que gera muitos dos problemas inerentes ao conceito de educação é seu uso equivocado. Portanto, é preciso ter clareza sobre o conceito em uso para que se possa estabelecer as regras condizentes com os objetivos específicos a serem alcançados. O conceito de educação como formação assume um papel especial na discussão, pois ele é apontado como uma variável, ou melhor, como um jogo de linguagem que, entre tantas possibilidades, tenta rever o conceito de educação em seu princípio gerador na cultura ocidentalAbstract: This work has the objective of analyzing, through the Philosophy of Language, the relationship between language and education as fonnation. For such analysis it will be used as instrument the concept of language games, proposed by Ludwig Wittgenstein, and starting ITom rum will try to settle down new possibilities of understanding the education concept and the multiplicity of uses we make of him. It is possible to notice that, most of the time, what generates many ofthe inherent problems to the education concept is its mistaken use. Therefore, it is necessary to have c1arity on the concept in use, so that is possible establishing the correspondent mIes with the specific objectives to be reached. The education concept as fonnation assumes a special role in the discussion, because it is aimed as a variable, or better, as a language game that, among so much possibilities, it tries to review the education concept in its generating beginning in the westem cultureMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Arana, Hermas Gonçalves, 1945-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorrezan, Marlene19981996-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586454TORREZAN, Marlene. Wittgenstein: a educação como um jogo de linguagem. 1998. 113f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586454. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133881porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:51:46Zoai::133881Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:51:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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