A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
DOI: | 10.25112/rp.v2i0.604 |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604 |
Resumo: | Os processos de inclusão e exclusão estão profundamente articulados. Tanto um como outro se sustentam pelos sentidos produzidos culturalmente e que circulam em diferentes espaços, com destaque para o espaço escolar. Neste trabalho, resultado da tese de doutorado, analisamos as explicações que sujeitos que pertencem ao grupo dos socialmente incluídos (estudantes de uma escola particular!) dão tanto para si, enquanto sujeitos incluídos, como para os outros, os pobres, sujeitos excluídos. Para obter as informações recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, questionários, debates, redações e observações. Os sujeitos incluídos são levados a produzir explicações atribuindo suas vitórias e seus fracassos ao seu esforço, luta e empenho individual. Isto faz com que vejam os excluídos como sujeitos que não se esforçaram, como preguiçosos ou que não possuem vontade de melhorar de vida. Observamos ainda que, para os incluídos, a criação de laços coletivos seria uma espécie de adesão à "filosofia dos fracos", apostando todas as forças no individualismo.PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Identidade. Inclusão. Exclusão. |
id |
Feevale-1_35b01ddac859c60b4141a7b73d7de16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/604 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
spelling |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADESOs processos de inclusão e exclusão estão profundamente articulados. Tanto um como outro se sustentam pelos sentidos produzidos culturalmente e que circulam em diferentes espaços, com destaque para o espaço escolar. Neste trabalho, resultado da tese de doutorado, analisamos as explicações que sujeitos que pertencem ao grupo dos socialmente incluídos (estudantes de uma escola particular!) dão tanto para si, enquanto sujeitos incluídos, como para os outros, os pobres, sujeitos excluídos. Para obter as informações recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, questionários, debates, redações e observações. Os sujeitos incluídos são levados a produzir explicações atribuindo suas vitórias e seus fracassos ao seu esforço, luta e empenho individual. Isto faz com que vejam os excluídos como sujeitos que não se esforçaram, como preguiçosos ou que não possuem vontade de melhorar de vida. Observamos ainda que, para os incluídos, a criação de laços coletivos seria uma espécie de adesão à "filosofia dos fracos", apostando todas as forças no individualismo.PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Identidade. Inclusão. Exclusão.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/60410.25112/rp.v2i0.604Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 11-162448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604/609Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes, José Licínio2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/604Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
title |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
spellingShingle |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES Backes, José Licínio Backes, José Licínio |
title_short |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
title_full |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
title_fullStr |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
title_full_unstemmed |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
title_sort |
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES |
author |
Backes, José Licínio |
author_facet |
Backes, José Licínio Backes, José Licínio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, José Licínio |
description |
Os processos de inclusão e exclusão estão profundamente articulados. Tanto um como outro se sustentam pelos sentidos produzidos culturalmente e que circulam em diferentes espaços, com destaque para o espaço escolar. Neste trabalho, resultado da tese de doutorado, analisamos as explicações que sujeitos que pertencem ao grupo dos socialmente incluídos (estudantes de uma escola particular!) dão tanto para si, enquanto sujeitos incluídos, como para os outros, os pobres, sujeitos excluídos. Para obter as informações recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, questionários, debates, redações e observações. Os sujeitos incluídos são levados a produzir explicações atribuindo suas vitórias e seus fracassos ao seu esforço, luta e empenho individual. Isto faz com que vejam os excluídos como sujeitos que não se esforçaram, como preguiçosos ou que não possuem vontade de melhorar de vida. Observamos ainda que, para os incluídos, a criação de laços coletivos seria uma espécie de adesão à "filosofia dos fracos", apostando todas as forças no individualismo.PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Identidade. Inclusão. Exclusão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604 10.25112/rp.v2i0.604 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604/609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 11-16 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1822180591943024642 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.604 |