A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, José Licínio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
DOI: 10.25112/rp.v2i0.604
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604
Resumo: Os processos de inclusão e exclusão estão profundamente articulados. Tanto um como outro se sustentam pelos sentidos produzidos culturalmente e que circulam em diferentes espaços, com destaque para o espaço escolar. Neste trabalho, resultado da tese de doutorado, analisamos as explicações que sujeitos que pertencem ao grupo dos socialmente incluídos (estudantes de uma escola particular!) dão tanto para si, enquanto sujeitos incluídos, como para os outros, os pobres, sujeitos excluídos. Para obter as informações recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, questionários, debates, redações e observações. Os sujeitos incluídos são levados a produzir explicações atribuindo suas vitórias e seus fracassos ao seu esforço, luta e empenho individual. Isto faz com que vejam os excluídos como sujeitos que não se esforçaram, como preguiçosos ou que não possuem vontade de melhorar de vida. Observamos ainda que, para os incluídos, a criação de laços coletivos seria uma espécie de adesão à "filosofia dos fracos", apostando todas as forças no individualismo.PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Identidade. Inclusão. Exclusão.
id Feevale-1_35b01ddac859c60b4141a7b73d7de16f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/604
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
spelling A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADESOs processos de inclusão e exclusão estão profundamente articulados. Tanto um como outro se sustentam pelos sentidos produzidos culturalmente e que circulam em diferentes espaços, com destaque para o espaço escolar. Neste trabalho, resultado da tese de doutorado, analisamos as explicações que sujeitos que pertencem ao grupo dos socialmente incluídos (estudantes de uma escola particular!) dão tanto para si, enquanto sujeitos incluídos, como para os outros, os pobres, sujeitos excluídos. Para obter as informações recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, questionários, debates, redações e observações. Os sujeitos incluídos são levados a produzir explicações atribuindo suas vitórias e seus fracassos ao seu esforço, luta e empenho individual. Isto faz com que vejam os excluídos como sujeitos que não se esforçaram, como preguiçosos ou que não possuem vontade de melhorar de vida. Observamos ainda que, para os incluídos, a criação de laços coletivos seria uma espécie de adesão à "filosofia dos fracos", apostando todas as forças no individualismo.PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Identidade. Inclusão. Exclusão.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/60410.25112/rp.v2i0.604Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 11-162448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604/609Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes, José Licínio2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/604Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
title A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
spellingShingle A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Backes, José Licínio
Backes, José Licínio
title_short A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
title_full A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
title_fullStr A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
title_full_unstemmed A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
title_sort A EXPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR PARA A EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
author Backes, José Licínio
author_facet Backes, José Licínio
Backes, José Licínio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, José Licínio
description Os processos de inclusão e exclusão estão profundamente articulados. Tanto um como outro se sustentam pelos sentidos produzidos culturalmente e que circulam em diferentes espaços, com destaque para o espaço escolar. Neste trabalho, resultado da tese de doutorado, analisamos as explicações que sujeitos que pertencem ao grupo dos socialmente incluídos (estudantes de uma escola particular!) dão tanto para si, enquanto sujeitos incluídos, como para os outros, os pobres, sujeitos excluídos. Para obter as informações recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, questionários, debates, redações e observações. Os sujeitos incluídos são levados a produzir explicações atribuindo suas vitórias e seus fracassos ao seu esforço, luta e empenho individual. Isto faz com que vejam os excluídos como sujeitos que não se esforçaram, como preguiçosos ou que não possuem vontade de melhorar de vida. Observamos ainda que, para os incluídos, a criação de laços coletivos seria uma espécie de adesão à "filosofia dos fracos", apostando todas as forças no individualismo.PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Identidade. Inclusão. Exclusão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604
10.25112/rp.v2i0.604
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/604/609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 11-16
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1822180591943024642
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25112/rp.v2i0.604