APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto. |
id |
Feevale-1_36e3292cfcff86efdaafd615b6af9d07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2507 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOAprenderEnsinarPandemiaTurismoHotelariaEste estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/250710.25112/rpr.v3.2507Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 357-3752448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507/2929Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Jonilson Costa2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2507Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
title |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
spellingShingle |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Correia, Jonilson Costa Aprender Ensinar Pandemia Turismo Hotelaria |
title_short |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
title_full |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
title_fullStr |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
title_full_unstemmed |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
title_sort |
APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
author |
Correia, Jonilson Costa |
author_facet |
Correia, Jonilson Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Jonilson Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender Ensinar Pandemia Turismo Hotelaria |
topic |
Aprender Ensinar Pandemia Turismo Hotelaria |
description |
Este estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507 10.25112/rpr.v3.2507 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507/2929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 357-375 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125329715200 |