APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Jonilson Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto.
id Feevale-1_36e3292cfcff86efdaafd615b6af9d07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2507
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOAprenderEnsinarPandemiaTurismoHotelariaEste estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/250710.25112/rpr.v3.2507Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 357-3752448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507/2929Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Jonilson Costa2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2507Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
title APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
spellingShingle APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Correia, Jonilson Costa
Aprender
Ensinar
Pandemia
Turismo
Hotelaria
title_short APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
title_full APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
title_fullStr APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
title_full_unstemmed APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
title_sort APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
author Correia, Jonilson Costa
author_facet Correia, Jonilson Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Jonilson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender
Ensinar
Pandemia
Turismo
Hotelaria
topic Aprender
Ensinar
Pandemia
Turismo
Hotelaria
description Este estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507
10.25112/rpr.v3.2507
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2507/2929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 357-375
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125329715200