“EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Cristiano Eduardo da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felipe, Jane, Leguiça, Michele Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1923
Resumo: Neste estudo analisamos a percepção de estudantes do Ensino Médio com relação aos conceitos de scripts de gênero e scripts sexuais operados no filme francês “Eu não sou um homem fácil”, lançado em 2018 pela plataforma Netflix. A partir dos referenciais teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, em especial na perspectiva pós-estruturalista de análise, procuramos compreender de que modo os/as alunos/as são capturados/as pela narrativa da produção audiovisual, fazendo-os questionar ou reafirmar as oposições binárias entre homens e mulheres. Como metodologia, adotamos a exibição do longa-metragem e uma produção escrita acerca do que mais chamou a atenção dos/as jovens no filme – podendo ser uma cena, um diálogo, uma frase, uma imagem, etc. Foi possível observar o reconhecimento das expectativas de gênero e sexuais pelos/as jovens, assim como o sentimento de estranhamento e, ao mesmo tempo, familiarização com o enredo do vídeo. Alguns questionamentos foram levantados pelos/as estudantes, tanto os meninos quanto as meninas, refletindo sobre o que é ser/se fazer homem e mulher na sociedade contemporânea em que vivemos, tendo scripts rígidos e normativos.Palavras-chave: Scripts de gênero e sexuais. Educação. Equidade.ABSTRACTIn this study we analyzed the perception of high school students regarding the concepts of gender scripts and sexual scripts operated in the French film “I am not an easy man”, launched in 2018 by the Netflix platform. From the theoretical frameworks of Gender Studies and Cultural Studies, especially in the post-structuralist perspective of analysis, we try to understand how the students are captured by the narrative of audiovisual production, making them question or reaffirm binary oppositions between men and women. As a methodology, we adopted the feature film and a written production about what most attracted the attention of the young people in the film - it could be a scene, a dialogue, a phrase, an image, etc. It was possible to observe the recognition of the gender and sexual expectations of the young, as well as the feeling of estrangement and, at the same time, familiarity with the plot of the video. Some questions were raised by the students, both boys and girls, reflecting on what it is to be / become a man and a woman in the contemporary society in which we live, having rigid and normative scripts.Keywords: Gender and sexual scripts. Education. Equity.
id Feevale-1_410681030fe6cdddb8013e8deb8283d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1923
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃONeste estudo analisamos a percepção de estudantes do Ensino Médio com relação aos conceitos de scripts de gênero e scripts sexuais operados no filme francês “Eu não sou um homem fácil”, lançado em 2018 pela plataforma Netflix. A partir dos referenciais teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, em especial na perspectiva pós-estruturalista de análise, procuramos compreender de que modo os/as alunos/as são capturados/as pela narrativa da produção audiovisual, fazendo-os questionar ou reafirmar as oposições binárias entre homens e mulheres. Como metodologia, adotamos a exibição do longa-metragem e uma produção escrita acerca do que mais chamou a atenção dos/as jovens no filme – podendo ser uma cena, um diálogo, uma frase, uma imagem, etc. Foi possível observar o reconhecimento das expectativas de gênero e sexuais pelos/as jovens, assim como o sentimento de estranhamento e, ao mesmo tempo, familiarização com o enredo do vídeo. Alguns questionamentos foram levantados pelos/as estudantes, tanto os meninos quanto as meninas, refletindo sobre o que é ser/se fazer homem e mulher na sociedade contemporânea em que vivemos, tendo scripts rígidos e normativos.Palavras-chave: Scripts de gênero e sexuais. Educação. Equidade.ABSTRACTIn this study we analyzed the perception of high school students regarding the concepts of gender scripts and sexual scripts operated in the French film “I am not an easy man”, launched in 2018 by the Netflix platform. From the theoretical frameworks of Gender Studies and Cultural Studies, especially in the post-structuralist perspective of analysis, we try to understand how the students are captured by the narrative of audiovisual production, making them question or reaffirm binary oppositions between men and women. As a methodology, we adopted the feature film and a written production about what most attracted the attention of the young people in the film - it could be a scene, a dialogue, a phrase, an image, etc. It was possible to observe the recognition of the gender and sexual expectations of the young, as well as the feeling of estrangement and, at the same time, familiarity with the plot of the video. Some questions were raised by the students, both boys and girls, reflecting on what it is to be / become a man and a woman in the contemporary society in which we live, having rigid and normative scripts.Keywords: Gender and sexual scripts. Education. Equity.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/192310.25112/rpr.v2i0.1923Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 284-3002448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1923/2396Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Cristiano Eduardo daFelipe, JaneLeguiça, Michele Lopes2019-08-17T01:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1923Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-08-17T01:18:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
title “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
spellingShingle “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
Rosa, Cristiano Eduardo da
title_short “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
title_full “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
title_fullStr “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
title_sort “EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL”: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUAIS EM TELA E NA EDUCAÇÃO
author Rosa, Cristiano Eduardo da
author_facet Rosa, Cristiano Eduardo da
Felipe, Jane
Leguiça, Michele Lopes
author_role author
author2 Felipe, Jane
Leguiça, Michele Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Cristiano Eduardo da
Felipe, Jane
Leguiça, Michele Lopes
description Neste estudo analisamos a percepção de estudantes do Ensino Médio com relação aos conceitos de scripts de gênero e scripts sexuais operados no filme francês “Eu não sou um homem fácil”, lançado em 2018 pela plataforma Netflix. A partir dos referenciais teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, em especial na perspectiva pós-estruturalista de análise, procuramos compreender de que modo os/as alunos/as são capturados/as pela narrativa da produção audiovisual, fazendo-os questionar ou reafirmar as oposições binárias entre homens e mulheres. Como metodologia, adotamos a exibição do longa-metragem e uma produção escrita acerca do que mais chamou a atenção dos/as jovens no filme – podendo ser uma cena, um diálogo, uma frase, uma imagem, etc. Foi possível observar o reconhecimento das expectativas de gênero e sexuais pelos/as jovens, assim como o sentimento de estranhamento e, ao mesmo tempo, familiarização com o enredo do vídeo. Alguns questionamentos foram levantados pelos/as estudantes, tanto os meninos quanto as meninas, refletindo sobre o que é ser/se fazer homem e mulher na sociedade contemporânea em que vivemos, tendo scripts rígidos e normativos.Palavras-chave: Scripts de gênero e sexuais. Educação. Equidade.ABSTRACTIn this study we analyzed the perception of high school students regarding the concepts of gender scripts and sexual scripts operated in the French film “I am not an easy man”, launched in 2018 by the Netflix platform. From the theoretical frameworks of Gender Studies and Cultural Studies, especially in the post-structuralist perspective of analysis, we try to understand how the students are captured by the narrative of audiovisual production, making them question or reaffirm binary oppositions between men and women. As a methodology, we adopted the feature film and a written production about what most attracted the attention of the young people in the film - it could be a scene, a dialogue, a phrase, an image, etc. It was possible to observe the recognition of the gender and sexual expectations of the young, as well as the feeling of estrangement and, at the same time, familiarity with the plot of the video. Some questions were raised by the students, both boys and girls, reflecting on what it is to be / become a man and a woman in the contemporary society in which we live, having rigid and normative scripts.Keywords: Gender and sexual scripts. Education. Equity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1923
10.25112/rpr.v2i0.1923
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1923
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1923/2396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 284-300
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124873584640