Os scripts de gênero na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200506
Resumo: Este trabalho teve como tema as representações de gênero na Educação Infantil problematizadas através da ludicidade, tendo como fio condutor livros de literatura infantil e filmes sobre a temática. Realizado em uma turma da última etapa da Educação Infantil, em uma escola da rede privada situada numa zona nobre de Porto Alegre, visou refletir sobre a integração entre meninas e meninos idealizada a partir do projeto de estágio e como, nestas relações, se faziam perceber e tensionar os scripts de gênero. Neste sentido, buscou-se perceber: como a prática pedagógica lúdica, na Educação Infantil (cinco a seis anos), opera para produzir transformações nos scripts de gênero? O referencial teórico desta pesquisa baseou-se nos conceitos trazidos por autoras como Guacira Louro (1997; 2004; 2014), Bianca Guizzo e Jane Felipe (2004; 2017) assim como Felipe (1995; 2000), com especial destaque para o conceito de Scripts de Gênero e para tratar de ludicidade, Piaget (1978; 1986). A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, trata-se de uma pesquisa-ação de inspiração na análise documental, a partir de Arilda Godoy (1995), tomando como documentos o relatório de estágio, as fotografias e anotações de diário de classe, bem como minhas memórias de estagiária. Após a análise de dados, percebeu-se a importância da prática lúdica como estratégia didático-pedagógica admissível para abordar as questões de gênero em um contexto regido por escola e famílias resistentes, e também produtiva para a desconstrução das estereotipias e preconceitos de gênero junto às crianças, numa prática docente comprometida com a formação plena da/o educanda/o.
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