TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candian, Elisiana Frizzoni
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bruno, Adriana Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182
Resumo: RESUMOConsiderando que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) chegam às escolas, ao longo dos tempos, por meio de Políticas Públicas, comumente com intuito de novidade e de melhoria, propomos um debate sobre seu papel e potencial transformador. Nos últimos anos, foram criados no Brasil coletivos conhecidos como hackerspace, espaços que levam em conta a chamada “Ética Hacker” e relacionam práticas que se constituem por meio da apropriação dos dispositivos tecnosociais produzidos na cultura digital, numa perspectiva crítica, criativa e colaborativa. Estudar e explorar tais espaços, como ambiências formativas, faz-se necessário no mundo atual pela potência educacional que trazem para seus participantes. Objetiva-se, com esta proposta e neste texto, apresentar possibilidades de aprendizagens com os espaços Hackers, fomentando outras formas de fazer educação, concriando proposições para a chamada “Educação Hacker”. Destarte, apresentaremos ações realizadas nesses espaços, como vivências que possam transformar e inspirar práticas educacionais hodiernas e, por isso, híbridas.Palavras-chave: TDIC. Educação Hacker. Vivências (trans)formativas.ABSTRACTConsidering that Digital Information and Communication Technology (DICT) reach schools, over time, through Public Policies, commonly with the intention of novelty and improvement, we propose a debate about their role and potential for transformation. In recent years, groups known as hackerspace have been created in Brazil, spaces that take into account the so-called “Ethics Hacker” and relate practices that are constituted through the appropriation of technosocial devices produced in digital culture, in a critical, creative and collaborative perspective. Studying and exploring such spaces, as formative environments, is necessary in today's world because of the educational power they bring to their participants. The aim of this proposal and in this text is to present learning possibilities with the Hackers spaces, promoting other ways of doing education, concretizing proposals for the so-called “Hacker Education”. Thus, we will present actions carried out in these spaces, as experiences that can transform and inspire contemporary educational practices, and for that reason, hybrid.Keywords: DICT. Hacker Education. (Trans) formative experiences.
id Feevale-1_45ec402f3a5359ae402e976d5bd28904
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2182
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”RESUMOConsiderando que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) chegam às escolas, ao longo dos tempos, por meio de Políticas Públicas, comumente com intuito de novidade e de melhoria, propomos um debate sobre seu papel e potencial transformador. Nos últimos anos, foram criados no Brasil coletivos conhecidos como hackerspace, espaços que levam em conta a chamada “Ética Hacker” e relacionam práticas que se constituem por meio da apropriação dos dispositivos tecnosociais produzidos na cultura digital, numa perspectiva crítica, criativa e colaborativa. Estudar e explorar tais espaços, como ambiências formativas, faz-se necessário no mundo atual pela potência educacional que trazem para seus participantes. Objetiva-se, com esta proposta e neste texto, apresentar possibilidades de aprendizagens com os espaços Hackers, fomentando outras formas de fazer educação, concriando proposições para a chamada “Educação Hacker”. Destarte, apresentaremos ações realizadas nesses espaços, como vivências que possam transformar e inspirar práticas educacionais hodiernas e, por isso, híbridas.Palavras-chave: TDIC. Educação Hacker. Vivências (trans)formativas.ABSTRACTConsidering that Digital Information and Communication Technology (DICT) reach schools, over time, through Public Policies, commonly with the intention of novelty and improvement, we propose a debate about their role and potential for transformation. In recent years, groups known as hackerspace have been created in Brazil, spaces that take into account the so-called “Ethics Hacker” and relate practices that are constituted through the appropriation of technosocial devices produced in digital culture, in a critical, creative and collaborative perspective. Studying and exploring such spaces, as formative environments, is necessary in today's world because of the educational power they bring to their participants. The aim of this proposal and in this text is to present learning possibilities with the Hackers spaces, promoting other ways of doing education, concretizing proposals for the so-called “Hacker Education”. Thus, we will present actions carried out in these spaces, as experiences that can transform and inspire contemporary educational practices, and for that reason, hybrid.Keywords: DICT. Hacker Education. (Trans) formative experiences.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/218210.25112/rpr.v2i0.2182Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 08-232448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182/2586http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182/2599Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCandian, Elisiana FrizzoniBruno, Adriana Rocha2020-06-16T00:34:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2182Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-16T00:34:44Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
title TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
Candian, Elisiana Frizzoni
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E UMA POSSÍVEL “EDUCAÇÃO HACKER”
author Candian, Elisiana Frizzoni
author_facet Candian, Elisiana Frizzoni
Bruno, Adriana Rocha
author_role author
author2 Bruno, Adriana Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candian, Elisiana Frizzoni
Bruno, Adriana Rocha
description RESUMOConsiderando que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) chegam às escolas, ao longo dos tempos, por meio de Políticas Públicas, comumente com intuito de novidade e de melhoria, propomos um debate sobre seu papel e potencial transformador. Nos últimos anos, foram criados no Brasil coletivos conhecidos como hackerspace, espaços que levam em conta a chamada “Ética Hacker” e relacionam práticas que se constituem por meio da apropriação dos dispositivos tecnosociais produzidos na cultura digital, numa perspectiva crítica, criativa e colaborativa. Estudar e explorar tais espaços, como ambiências formativas, faz-se necessário no mundo atual pela potência educacional que trazem para seus participantes. Objetiva-se, com esta proposta e neste texto, apresentar possibilidades de aprendizagens com os espaços Hackers, fomentando outras formas de fazer educação, concriando proposições para a chamada “Educação Hacker”. Destarte, apresentaremos ações realizadas nesses espaços, como vivências que possam transformar e inspirar práticas educacionais hodiernas e, por isso, híbridas.Palavras-chave: TDIC. Educação Hacker. Vivências (trans)formativas.ABSTRACTConsidering that Digital Information and Communication Technology (DICT) reach schools, over time, through Public Policies, commonly with the intention of novelty and improvement, we propose a debate about their role and potential for transformation. In recent years, groups known as hackerspace have been created in Brazil, spaces that take into account the so-called “Ethics Hacker” and relate practices that are constituted through the appropriation of technosocial devices produced in digital culture, in a critical, creative and collaborative perspective. Studying and exploring such spaces, as formative environments, is necessary in today's world because of the educational power they bring to their participants. The aim of this proposal and in this text is to present learning possibilities with the Hackers spaces, promoting other ways of doing education, concretizing proposals for the so-called “Hacker Education”. Thus, we will present actions carried out in these spaces, as experiences that can transform and inspire contemporary educational practices, and for that reason, hybrid.Keywords: DICT. Hacker Education. (Trans) formative experiences.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182
10.25112/rpr.v2i0.2182
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.2182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182/2586
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2182/2599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 08-23
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125253169152