O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Robson Coelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523
Resumo: Este artigo avalia a relação do sentido social instituído da palavra-signo e sua função inovadora na recepção da mensagem literária. Para tanto, considerando tal mensagem e seus “desvios” intencionais de informação, propõe alternativas à linha atual de leituras e análises que se perdem, via de regra, em considerações marginais ao texto literário e que, de fato, não oferecem subsídios de compreensão e mesmo ampliação do sentido de comunicação nele expresso. Questiona, assim, a prática construída por atividades de professores e alunos em nome de teorias repetitivas. Estas, ao buscar alternativas para a leitura literária com eficiência e prazer, consolidam uma rotina de distanciamento autor – texto – leitor.Palavras-chave: Sentido. Palavra. Inovação. Leitura. Recepção.
id Feevale-1_4a42e491f6acebae0239acb42cdcc310
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIOEste artigo avalia a relação do sentido social instituído da palavra-signo e sua função inovadora na recepção da mensagem literária. Para tanto, considerando tal mensagem e seus “desvios” intencionais de informação, propõe alternativas à linha atual de leituras e análises que se perdem, via de regra, em considerações marginais ao texto literário e que, de fato, não oferecem subsídios de compreensão e mesmo ampliação do sentido de comunicação nele expresso. Questiona, assim, a prática construída por atividades de professores e alunos em nome de teorias repetitivas. Estas, ao buscar alternativas para a leitura literária com eficiência e prazer, consolidam uma rotina de distanciamento autor – texto – leitor.Palavras-chave: Sentido. Palavra. Inovação. Leitura. Recepção.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 43-502448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523/442Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTinoco, Robson Coelho2018-07-03T21:15:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2018-07-03T21:15:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
title O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
spellingShingle O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
Tinoco, Robson Coelho
title_short O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
title_full O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
title_fullStr O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
title_full_unstemmed O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
title_sort O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
author Tinoco, Robson Coelho
author_facet Tinoco, Robson Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco, Robson Coelho
description Este artigo avalia a relação do sentido social instituído da palavra-signo e sua função inovadora na recepção da mensagem literária. Para tanto, considerando tal mensagem e seus “desvios” intencionais de informação, propõe alternativas à linha atual de leituras e análises que se perdem, via de regra, em considerações marginais ao texto literário e que, de fato, não oferecem subsídios de compreensão e mesmo ampliação do sentido de comunicação nele expresso. Questiona, assim, a prática construída por atividades de professores e alunos em nome de teorias repetitivas. Estas, ao buscar alternativas para a leitura literária com eficiência e prazer, consolidam uma rotina de distanciamento autor – texto – leitor.Palavras-chave: Sentido. Palavra. Inovação. Leitura. Recepção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523/442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 43-50
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123029139456