O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523 |
Resumo: | Este artigo avalia a relação do sentido social instituído da palavra-signo e sua função inovadora na recepção da mensagem literária. Para tanto, considerando tal mensagem e seus “desvios” intencionais de informação, propõe alternativas à linha atual de leituras e análises que se perdem, via de regra, em considerações marginais ao texto literário e que, de fato, não oferecem subsídios de compreensão e mesmo ampliação do sentido de comunicação nele expresso. Questiona, assim, a prática construída por atividades de professores e alunos em nome de teorias repetitivas. Estas, ao buscar alternativas para a leitura literária com eficiência e prazer, consolidam uma rotina de distanciamento autor – texto – leitor.Palavras-chave: Sentido. Palavra. Inovação. Leitura. Recepção. |
id |
Feevale-1_4a42e491f6acebae0239acb42cdcc310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIOEste artigo avalia a relação do sentido social instituído da palavra-signo e sua função inovadora na recepção da mensagem literária. Para tanto, considerando tal mensagem e seus “desvios” intencionais de informação, propõe alternativas à linha atual de leituras e análises que se perdem, via de regra, em considerações marginais ao texto literário e que, de fato, não oferecem subsídios de compreensão e mesmo ampliação do sentido de comunicação nele expresso. Questiona, assim, a prática construída por atividades de professores e alunos em nome de teorias repetitivas. Estas, ao buscar alternativas para a leitura literária com eficiência e prazer, consolidam uma rotina de distanciamento autor – texto – leitor.Palavras-chave: Sentido. Palavra. Inovação. Leitura. Recepção.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 43-502448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523/442Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTinoco, Robson Coelho2018-07-03T21:15:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2018-07-03T21:15:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
title |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
spellingShingle |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO Tinoco, Robson Coelho |
title_short |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
title_full |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
title_fullStr |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
title_full_unstemmed |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
title_sort |
O(S) SENTIDO(S) DA PALAVRA NA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
author |
Tinoco, Robson Coelho |
author_facet |
Tinoco, Robson Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tinoco, Robson Coelho |
description |
Este artigo avalia a relação do sentido social instituído da palavra-signo e sua função inovadora na recepção da mensagem literária. Para tanto, considerando tal mensagem e seus “desvios” intencionais de informação, propõe alternativas à linha atual de leituras e análises que se perdem, via de regra, em considerações marginais ao texto literário e que, de fato, não oferecem subsídios de compreensão e mesmo ampliação do sentido de comunicação nele expresso. Questiona, assim, a prática construída por atividades de professores e alunos em nome de teorias repetitivas. Estas, ao buscar alternativas para a leitura literária com eficiência e prazer, consolidam uma rotina de distanciamento autor – texto – leitor.Palavras-chave: Sentido. Palavra. Inovação. Leitura. Recepção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/523/442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 43-50 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123029139456 |