ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Rafael Dias da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/650
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em Educação, que opera com a perspectiva de que é no jogo do liberalismo contemporâneo, no qual as relações entre trabalho e educação são lidas em uma lógica empresarial, que os sujeitos estudantes universitários passam a constituírem-se desde um conjunto de estratégias articuladas a uma dinâmica concorrencial, de forma que o estar na universidade começa a ser entendido como uma conquista individual, pois, nesta ordem, os sujeitos tornam-se os responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso no mercado de trabalho. O caderno Vestibular/ZH é um dos espaços que potencializa e visibiliza algumas dessas estratégias de governamento dessa população.Palavras-chave: Governamentalidade neoliberal. Estudantes universitários. Vestibular/ZH.
id Feevale-1_4b7316ff60c44e0d8150cc43f5e72065
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/650
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZHO presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em Educação, que opera com a perspectiva de que é no jogo do liberalismo contemporâneo, no qual as relações entre trabalho e educação são lidas em uma lógica empresarial, que os sujeitos estudantes universitários passam a constituírem-se desde um conjunto de estratégias articuladas a uma dinâmica concorrencial, de forma que o estar na universidade começa a ser entendido como uma conquista individual, pois, nesta ordem, os sujeitos tornam-se os responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso no mercado de trabalho. O caderno Vestibular/ZH é um dos espaços que potencializa e visibiliza algumas dessas estratégias de governamento dessa população.Palavras-chave: Governamentalidade neoliberal. Estudantes universitários. Vestibular/ZH.Universidade Feevale2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/65010.25112/rp.v2i0.650Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 39-442448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/650/685Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Rafael Dias da2017-07-06T22:10:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/650Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:37Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
title ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
spellingShingle ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
Silva, Roberto Rafael Dias da
title_short ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
title_full ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
title_fullStr ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
title_full_unstemmed ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
title_sort ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
author Silva, Roberto Rafael Dias da
author_facet Silva, Roberto Rafael Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Rafael Dias da
description O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em Educação, que opera com a perspectiva de que é no jogo do liberalismo contemporâneo, no qual as relações entre trabalho e educação são lidas em uma lógica empresarial, que os sujeitos estudantes universitários passam a constituírem-se desde um conjunto de estratégias articuladas a uma dinâmica concorrencial, de forma que o estar na universidade começa a ser entendido como uma conquista individual, pois, nesta ordem, os sujeitos tornam-se os responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso no mercado de trabalho. O caderno Vestibular/ZH é um dos espaços que potencializa e visibiliza algumas dessas estratégias de governamento dessa população.Palavras-chave: Governamentalidade neoliberal. Estudantes universitários. Vestibular/ZH.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/650
10.25112/rp.v2i0.650
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/650
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/650/685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 39-44
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123809280000