AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Marianna
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Bruna Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239
Resumo: Este artigo objetiva a reflexão sobre possíveis relações entre moda e música, destacando o movimento musical grunge, surgido na década de 1990, em Seattle, de forma que busca identificar as possíveis influências na moda, por meio de vestimentas usadas pelos integrantes do movimento. Neste estudo, é destacada a banda Nirvana – significativa representante do movimento grunge – com o objetivo de comparar suas vestimentas com as coleções criadas por estilistas que se inspiraram na estética grunge no desenvolvimento de suas coleções. São analisados os trabalhos dos estilistas Marc Jacobs, Juliana Jabour, e Dries Van Noten, além do trabalho da marca britânica Marques’ Almeida, nas décadas de 1990 e 2000. Assim, procurou-se evidenciar a teoria da ebulição, mencionada por Doris Treptow (2005), e verificar que estilos alternativos originários das ruas podem elevar-se na camada social, sendo trabalhados através do viés do luxo. Nesse sentido, entende-se a moda e a música como manifestações da cultura e enquanto formas de comunicação, de maneira que este artigo pretende contribuir com estudiosos de moda, música e áreas inter-relacionadas, considerando o caráter interdisciplinar da moda.Palavras-chave: Moda. Música. Identidade. Grunge.ABSTRACTThis article aims the reflection on possible relationships between fashion and music, highlighting the Grunge Musical Movement, emerged in the 1990s in Seattle, so that search to identificate possible influences on fashion, through the clothing worn by the members of the Movement. In this study, is highlighted the band Nirvana – a significant representative of the Grunge Movement – with the aim of comparing their clothes with collections created by stylists inspired by the Grunge aesthetics in their collections development. Thereby, it was tried to evident the Bubble-Up Theory, mentioned by Doris Treptow (2005), and check that alternative styles originating from the streets can elevate themselves in the social layer, being worked through the bias of the luxury. In this sense, fashion and music are understood as manifestations of culture and as forms of communication, that way this article intends to contribute with scholars of fashion, music and interrelated areas, considering the interdisciplinary character of fashion.Keywords: Fashion. Music. Identity. Grunge.
id Feevale-1_66fe64aaa0f4d0ee6527fabd63685d9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1239
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGEEste artigo objetiva a reflexão sobre possíveis relações entre moda e música, destacando o movimento musical grunge, surgido na década de 1990, em Seattle, de forma que busca identificar as possíveis influências na moda, por meio de vestimentas usadas pelos integrantes do movimento. Neste estudo, é destacada a banda Nirvana – significativa representante do movimento grunge – com o objetivo de comparar suas vestimentas com as coleções criadas por estilistas que se inspiraram na estética grunge no desenvolvimento de suas coleções. São analisados os trabalhos dos estilistas Marc Jacobs, Juliana Jabour, e Dries Van Noten, além do trabalho da marca britânica Marques’ Almeida, nas décadas de 1990 e 2000. Assim, procurou-se evidenciar a teoria da ebulição, mencionada por Doris Treptow (2005), e verificar que estilos alternativos originários das ruas podem elevar-se na camada social, sendo trabalhados através do viés do luxo. Nesse sentido, entende-se a moda e a música como manifestações da cultura e enquanto formas de comunicação, de maneira que este artigo pretende contribuir com estudiosos de moda, música e áreas inter-relacionadas, considerando o caráter interdisciplinar da moda.Palavras-chave: Moda. Música. Identidade. Grunge.ABSTRACTThis article aims the reflection on possible relationships between fashion and music, highlighting the Grunge Musical Movement, emerged in the 1990s in Seattle, so that search to identificate possible influences on fashion, through the clothing worn by the members of the Movement. In this study, is highlighted the band Nirvana – a significant representative of the Grunge Movement – with the aim of comparing their clothes with collections created by stylists inspired by the Grunge aesthetics in their collections development. Thereby, it was tried to evident the Bubble-Up Theory, mentioned by Doris Treptow (2005), and check that alternative styles originating from the streets can elevate themselves in the social layer, being worked through the bias of the luxury. In this sense, fashion and music are understood as manifestations of culture and as forms of communication, that way this article intends to contribute with scholars of fashion, music and interrelated areas, considering the interdisciplinary character of fashion.Keywords: Fashion. Music. Identity. Grunge.Universidade Feevale2018-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pnghttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/123910.25112/rpr.v2i0.1239Revista Prâksis; v. 2 (2018): A escritura da dor: deslocamento e exílio nas literaturas em língua portuguesa; 214-2302448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2220http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2788http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2789http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2790http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2791http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2792http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2793http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2794Copyright (c) 2018 Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, MariannaMoreira, Bruna Ruschel2019-02-15T19:13:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1239Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-02-15T19:13:10Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
title AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
spellingShingle AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
Pires, Marianna
title_short AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
title_full AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
title_fullStr AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
title_sort AS RELAÇÕES ENTRE MODA E MÚSICA OBSERVADAS PELO VIÉS DO MOVIMENTO GRUNGE
author Pires, Marianna
author_facet Pires, Marianna
Moreira, Bruna Ruschel
author_role author
author2 Moreira, Bruna Ruschel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Marianna
Moreira, Bruna Ruschel
description Este artigo objetiva a reflexão sobre possíveis relações entre moda e música, destacando o movimento musical grunge, surgido na década de 1990, em Seattle, de forma que busca identificar as possíveis influências na moda, por meio de vestimentas usadas pelos integrantes do movimento. Neste estudo, é destacada a banda Nirvana – significativa representante do movimento grunge – com o objetivo de comparar suas vestimentas com as coleções criadas por estilistas que se inspiraram na estética grunge no desenvolvimento de suas coleções. São analisados os trabalhos dos estilistas Marc Jacobs, Juliana Jabour, e Dries Van Noten, além do trabalho da marca britânica Marques’ Almeida, nas décadas de 1990 e 2000. Assim, procurou-se evidenciar a teoria da ebulição, mencionada por Doris Treptow (2005), e verificar que estilos alternativos originários das ruas podem elevar-se na camada social, sendo trabalhados através do viés do luxo. Nesse sentido, entende-se a moda e a música como manifestações da cultura e enquanto formas de comunicação, de maneira que este artigo pretende contribuir com estudiosos de moda, música e áreas inter-relacionadas, considerando o caráter interdisciplinar da moda.Palavras-chave: Moda. Música. Identidade. Grunge.ABSTRACTThis article aims the reflection on possible relationships between fashion and music, highlighting the Grunge Musical Movement, emerged in the 1990s in Seattle, so that search to identificate possible influences on fashion, through the clothing worn by the members of the Movement. In this study, is highlighted the band Nirvana – a significant representative of the Grunge Movement – with the aim of comparing their clothes with collections created by stylists inspired by the Grunge aesthetics in their collections development. Thereby, it was tried to evident the Bubble-Up Theory, mentioned by Doris Treptow (2005), and check that alternative styles originating from the streets can elevate themselves in the social layer, being worked through the bias of the luxury. In this sense, fashion and music are understood as manifestations of culture and as forms of communication, that way this article intends to contribute with scholars of fashion, music and interrelated areas, considering the interdisciplinary character of fashion.Keywords: Fashion. Music. Identity. Grunge.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239
10.25112/rpr.v2i0.1239
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2220
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2788
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2789
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2790
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2791
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2792
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2793
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1239/2794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2018): A escritura da dor: deslocamento e exílio nas literaturas em língua portuguesa; 214-230
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124403822593