O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/566 |
Resumo: | Neste artigo, pretende-se discutir questões referentes aos processos de formação do jovem promovendo, uma reflexão sobre sua condição de estudante e trabalhador, compreendendo as possíveis influências desses processos para a formação de sua identidade. Diante de uma sociedade injustamente estruturada e organizada, muitos jovens experimentam prematuramente a sua inclusão no mundo do trabalho. Frente a esse problema, muitos acabam vivenciando seus anos escolares juntamente com a inserção no mundo do trabalho. Desse modo, o jovem muitas vezes não encontra orientação adequada, pois a escola não o vê como sujeito trabalhador e o trabalho não o vê como estudante. Talvez por falta de integração entre esses dois campos, muitos jovens acabam desistindo da educação, ingressando no mundo do trabalho sem a preparação e a formação necessárias, antecipando seu ingresso na vida adulta e influenciando seu processo de formação como sujeito, refletindo diretamente em sua visão e em suas perspectivas de futuro.Palavras-chave: jovem, educação, trabalho, identidade. |
id |
Feevale-1_8058540115d2b213ae60aaad05753519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/566 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEMNeste artigo, pretende-se discutir questões referentes aos processos de formação do jovem promovendo, uma reflexão sobre sua condição de estudante e trabalhador, compreendendo as possíveis influências desses processos para a formação de sua identidade. Diante de uma sociedade injustamente estruturada e organizada, muitos jovens experimentam prematuramente a sua inclusão no mundo do trabalho. Frente a esse problema, muitos acabam vivenciando seus anos escolares juntamente com a inserção no mundo do trabalho. Desse modo, o jovem muitas vezes não encontra orientação adequada, pois a escola não o vê como sujeito trabalhador e o trabalho não o vê como estudante. Talvez por falta de integração entre esses dois campos, muitos jovens acabam desistindo da educação, ingressando no mundo do trabalho sem a preparação e a formação necessárias, antecipando seu ingresso na vida adulta e influenciando seu processo de formação como sujeito, refletindo diretamente em sua visão e em suas perspectivas de futuro.Palavras-chave: jovem, educação, trabalho, identidade.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/56610.25112/rp.v1i0.566Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 41-462448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/566/524Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana CarinaWolffenbüttel, Patrícia2017-07-06T22:06:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/566Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:29Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
title |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
spellingShingle |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM Tavares, Ana Carina |
title_short |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
title_full |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
title_fullStr |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
title_sort |
O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM |
author |
Tavares, Ana Carina |
author_facet |
Tavares, Ana Carina Wolffenbüttel, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Wolffenbüttel, Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ana Carina Wolffenbüttel, Patrícia |
description |
Neste artigo, pretende-se discutir questões referentes aos processos de formação do jovem promovendo, uma reflexão sobre sua condição de estudante e trabalhador, compreendendo as possíveis influências desses processos para a formação de sua identidade. Diante de uma sociedade injustamente estruturada e organizada, muitos jovens experimentam prematuramente a sua inclusão no mundo do trabalho. Frente a esse problema, muitos acabam vivenciando seus anos escolares juntamente com a inserção no mundo do trabalho. Desse modo, o jovem muitas vezes não encontra orientação adequada, pois a escola não o vê como sujeito trabalhador e o trabalho não o vê como estudante. Talvez por falta de integração entre esses dois campos, muitos jovens acabam desistindo da educação, ingressando no mundo do trabalho sem a preparação e a formação necessárias, antecipando seu ingresso na vida adulta e influenciando seu processo de formação como sujeito, refletindo diretamente em sua visão e em suas perspectivas de futuro.Palavras-chave: jovem, educação, trabalho, identidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/566 10.25112/rp.v1i0.566 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/566 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/566/524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 41-46 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123450667008 |