A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676 |
Resumo: | Este artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio. |
id |
Feevale-1_89ba03fd7f3f3ea776e840533502f168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/676 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIALEste artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio.Universidade Feevale2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/67610.25112/rp.v2i0.676Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 35-422448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676/733Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana Ferreira daSilva, Sielia Silva e2017-07-06T22:10:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/676Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:32Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
title |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
spellingShingle |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL Silva, Luciana Ferreira da |
title_short |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
title_full |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
title_fullStr |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
title_full_unstemmed |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
title_sort |
A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL |
author |
Silva, Luciana Ferreira da |
author_facet |
Silva, Luciana Ferreira da Silva, Sielia Silva e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sielia Silva e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciana Ferreira da Silva, Sielia Silva e |
description |
Este artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676 10.25112/rp.v2i0.676 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676/733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 35-42 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123838640128 |