A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Ferreira da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Sielia Silva e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676
Resumo: Este artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio.
id Feevale-1_89ba03fd7f3f3ea776e840533502f168
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/676
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIALEste artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio.Universidade Feevale2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/67610.25112/rp.v2i0.676Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 35-422448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676/733Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana Ferreira daSilva, Sielia Silva e2017-07-06T22:10:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/676Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:32Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
title A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
spellingShingle A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
Silva, Luciana Ferreira da
title_short A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
title_full A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
title_fullStr A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
title_full_unstemmed A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
title_sort A (NÃO)PRESENÇA DO OUTRO: UM ACONTECIMENTO MAIS QUE ESCOLAR, SOCIAL
author Silva, Luciana Ferreira da
author_facet Silva, Luciana Ferreira da
Silva, Sielia Silva e
author_role author
author2 Silva, Sielia Silva e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Ferreira da
Silva, Sielia Silva e
description Este artigo tem por base uma investigação qualitativa que pretendeu compreender um ambiente escolar construtivista em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no Ensino Médio. O centro da discussão proposta por este texto é refletir sobre as relações interpessoais frente ao conceito de alteridade. Afirma-se que, para que se promova um ambiente de inclusão, se faz fundamental perceber o outro em toda sua completude: habilidades e deficiências. Para tanto, é preciso que a escola seja (re)significada, pois atualmente ela tende a reproduzir e a reforçar condutas de não alteridade que estão manifestas no ambiente social.Palavras-chave: Alteridade. Inclusão. Ambiente Escolar. Formação de Professores. Ensino Médio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676
10.25112/rp.v2i0.676
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/676/733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2009): Educação e Políticas Sociais - Julho / Dezembro; 35-42
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123838640128