FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912 |
Resumo: | Este artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade. |
id |
UNEB-5_1293105c0e4587e7770e1e8ca35c2b47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/4912 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimentoFormação de professoresprofissionalidadeprofessoralidadeEste artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/491210.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 67-872177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912/3114Copyright (c) 2018 Neurisângela Maurício Santos Miranda, Maria Inez S. S. Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Neurisângela Maurício SantosCarvalho, Maria Inez S. S.2021-05-18T01:04:47Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4912Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-05-18T01:04:47Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento Miranda, Neurisângela Maurício Santos Formação de professores profissionalidade professoralidade |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento |
author |
Miranda, Neurisângela Maurício Santos |
author_facet |
Miranda, Neurisângela Maurício Santos Carvalho, Maria Inez S. S. |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria Inez S. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Neurisângela Maurício Santos Carvalho, Maria Inez S. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores profissionalidade professoralidade |
topic |
Formação de professores profissionalidade professoralidade |
description |
Este artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912/3114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Neurisângela Maurício Santos Miranda, Maria Inez S. S. Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Neurisângela Maurício Santos Miranda, Maria Inez S. S. Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 67-87 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117803315200 |