ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gil, Carmem Zeli de Vargas, Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2555
Resumo: A partir da observação de cenas escolares via on-line e dos diálogos com estagiários e estagiárias da área de ensino de História e educação patrimonial da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em modalidade remota, relatamos desafios postos pela pandemia da Covid-19 em 2020 e apresentamos alternativas implantadas para permitir a continuidade do vínculo educacional. Situamos a cultura escolar em tempos de pandemia no centro de numerosas tensões e as examinamos a partir da conexão universidade e escola, que acontece quando dos estágios docentes obrigatórios para a formação de alunos e alunas na licenciatura. Tomamos a pandemia de Covid-19 na categoria da experiência e, portanto, não exatamente como algo que nos acontece, mas como o que fazemos com o que nos acontece e que aprendizados daí retiramos. Frente a um agravo de saúde de tal impacto no campo educacional são necessárias ações. A reflexão cuidadosa em torno do cotidiano das alternativas on-line fornece pistas para essas ações.
id Feevale-1_8c03f826e17d31594cf7389d5a2a3d32
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2555
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020Ensino de HistóriaCultura escolarPandemia Covid-19A partir da observação de cenas escolares via on-line e dos diálogos com estagiários e estagiárias da área de ensino de História e educação patrimonial da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em modalidade remota, relatamos desafios postos pela pandemia da Covid-19 em 2020 e apresentamos alternativas implantadas para permitir a continuidade do vínculo educacional. Situamos a cultura escolar em tempos de pandemia no centro de numerosas tensões e as examinamos a partir da conexão universidade e escola, que acontece quando dos estágios docentes obrigatórios para a formação de alunos e alunas na licenciatura. Tomamos a pandemia de Covid-19 na categoria da experiência e, portanto, não exatamente como algo que nos acontece, mas como o que fazemos com o que nos acontece e que aprendizados daí retiramos. Frente a um agravo de saúde de tal impacto no campo educacional são necessárias ações. A reflexão cuidadosa em torno do cotidiano das alternativas on-line fornece pistas para essas ações.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/255510.25112/rpr.v3.2555Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 293-3102448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2555/2926Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacievitch, CarolineGil, Carmem Zeli de VargasSeffner, Fernando2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2555Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
title ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
spellingShingle ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
Pacievitch, Caroline
Ensino de História
Cultura escolar
Pandemia Covid-19
title_short ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
title_full ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
title_fullStr ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
title_full_unstemmed ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
title_sort ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
author Pacievitch, Caroline
author_facet Pacievitch, Caroline
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Cultura escolar
Pandemia Covid-19
topic Ensino de História
Cultura escolar
Pandemia Covid-19
description A partir da observação de cenas escolares via on-line e dos diálogos com estagiários e estagiárias da área de ensino de História e educação patrimonial da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em modalidade remota, relatamos desafios postos pela pandemia da Covid-19 em 2020 e apresentamos alternativas implantadas para permitir a continuidade do vínculo educacional. Situamos a cultura escolar em tempos de pandemia no centro de numerosas tensões e as examinamos a partir da conexão universidade e escola, que acontece quando dos estágios docentes obrigatórios para a formação de alunos e alunas na licenciatura. Tomamos a pandemia de Covid-19 na categoria da experiência e, portanto, não exatamente como algo que nos acontece, mas como o que fazemos com o que nos acontece e que aprendizados daí retiramos. Frente a um agravo de saúde de tal impacto no campo educacional são necessárias ações. A reflexão cuidadosa em torno do cotidiano das alternativas on-line fornece pistas para essas ações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2555
10.25112/rpr.v3.2555
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2555
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2555/2926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 293-310
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125343346688