Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73 |
Resumo: | Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19. |
id |
SPQMH_c53de84b98b473cd021f530566062af1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/248 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teachingPrácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergenciaPráticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencialSaludPandemiaCovid-19HealthPandemicCovid-19SaúdePandemiaCovid-19Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-7310.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-73Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 1 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 67-73Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-732594-646310.29181/2594-6463-2024-v8-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/466http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/467Copyright (c) 2024 Francisco Edson Pereira Leite, João Luiz da Costa Barroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Francisco Edson PereiraBarros, João Luiz da Costa2024-05-07T23:31:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/248Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2024-05-07T23:31:38Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial |
title |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching |
spellingShingle |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching Leite, Francisco Edson Pereira Salud Pandemia Covid-19 Health Pandemic Covid-19 Saúde Pandemia Covid-19 |
title_short |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching |
title_full |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching |
title_fullStr |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching |
title_full_unstemmed |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching |
title_sort |
Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching |
author |
Leite, Francisco Edson Pereira |
author_facet |
Leite, Francisco Edson Pereira Barros, João Luiz da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Barros, João Luiz da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Francisco Edson Pereira Barros, João Luiz da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Salud Pandemia Covid-19 Health Pandemic Covid-19 Saúde Pandemia Covid-19 |
topic |
Salud Pandemia Covid-19 Health Pandemic Covid-19 Saúde Pandemia Covid-19 |
description |
Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73 10.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/466 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Francisco Edson Pereira Leite, João Luiz da Costa Barros http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Francisco Edson Pereira Leite, João Luiz da Costa Barros http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-73 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 1 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 67-73 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-73 2594-6463 10.29181/2594-6463-2024-v8-n1 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873805668352 |