Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Francisco Edson Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barros, João Luiz da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73
Resumo: Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia  ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.
id SPQMH_c53de84b98b473cd021f530566062af1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/248
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Pedagogical practices of health education in emergency remote teachingPrácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergenciaPráticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencialSaludPandemiaCovid-19HealthPandemicCovid-19SaúdePandemiaCovid-19Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia  ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia  ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia  ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-7310.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-73Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 1 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 67-73Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-732594-646310.29181/2594-6463-2024-v8-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/466http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/467Copyright (c) 2024 Francisco Edson Pereira Leite, João Luiz da Costa Barroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Francisco Edson PereiraBarros, João Luiz da Costa2024-05-07T23:31:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/248Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2024-05-07T23:31:38Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia
Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial
title Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
spellingShingle Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
Leite, Francisco Edson Pereira
Salud
Pandemia
Covid-19
Health
Pandemic
Covid-19
Saúde
Pandemia
Covid-19
title_short Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
title_full Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
title_fullStr Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
title_full_unstemmed Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
title_sort Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching
author Leite, Francisco Edson Pereira
author_facet Leite, Francisco Edson Pereira
Barros, João Luiz da Costa
author_role author
author2 Barros, João Luiz da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Francisco Edson Pereira
Barros, João Luiz da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Salud
Pandemia
Covid-19
Health
Pandemic
Covid-19
Saúde
Pandemia
Covid-19
topic Salud
Pandemia
Covid-19
Health
Pandemic
Covid-19
Saúde
Pandemia
Covid-19
description Práticas pedagógicas de educação para a saúde no ensino remoto emergencial ResumoO ensino remoto emergencial (ERE) nas escolas em tempos de pandemia de covid-19 mostrou-se ser um relevante objeto de estudo. Empiricamente é possível observar a crescente repercussão de produções voltadas para esse tema, e é este fenômeno que nos propomos a investigar nessa pesquisa, cujo objetivo foi analisar publicações na base de dados SciELO dos anos 2020, 2021 e 2022 relacionadas à educação para a saúde por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de covid-19. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, pela qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em três estudos analisados. Podemos deduzir que a educação para a saúde não foi e não está sendo desenvolvida pelos professores da educação básica, ou talvez os professores que trabalham com atividades nessa perspectiva não tiveram a oportunidade para divulgar os seus trabalhos, seja por meio de pesquisa científica ou relato de experiência.Palavras-chave: Saúde. Pandemia. Covid-19. Pedagogical practices of health education in emergency remote teaching AbstractEmergency remote teaching (ERE) in schools in times of the covid-19 pandemic proved to be a relevant object of study. Empirically, it is possible to observe the growing repercussion of productions focused on this theme, and it is this phenomenon that we propose to investigate in this research, whose objective was to analyze publications in the SciELO database from the years 2020, 2021 and 2022 related to health education through emergency remote teaching in times of the covid-19 pandemic. The present study is characterized by a bibliographic search, through which the inclusion and exclusion criteria were applied, resulting in three studies analyzed. We can deduce that health education has not been and is not being developed by basic education teachers, or perhaps teachers who work with activities in this perspective have not had the opportunity to disseminate their work, either through scientific research or experience reports.Keywords: Health. Pandemic. Covid-19. Prácticas pedagógicas de la educación para la salud en la enseñanza remota de emergencia  ResumenLa enseñanza remota de emergencia (ERE) en las escuelas en tiempos de la pandemia de covid-19 demostró ser un objeto de estudio relevante. Empíricamente, es posible observar la creciente repercusión de las producciones enfocadas en este tema, y es este fenómeno el que nos proponemos investigar en esta investigación, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones en la base de datos SciELO de los años 2020, 2021 y 2022 relacionadas con la educación en salud a través de la enseñanza remota de emergencia en tiempos de la pandemia de covid-19. El presente estudio se caracteriza por una búsqueda bibliográfica, a través de la cual se aplicaron los criterios de inclusión y exclusión, resultando en tres estudios analizados. Podemos deducir que la educación para la salud no ha sido ni está siendo desarrollada por los profesores de educación básica, o tal vez los profesores que trabajan con actividades en esta perspectiva no han tenido la oportunidad de difundir su trabajo, ya sea a través de investigaciones científicas o relatos de experiencias.Palabras clave: Salud. Pandemia. Covid-19.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73
10.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/466
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p67-73/467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Francisco Edson Pereira Leite, João Luiz da Costa Barros
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Francisco Edson Pereira Leite, João Luiz da Costa Barros
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-73
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 1 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 67-73
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 1 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 67-73
2594-6463
10.29181/2594-6463-2024-v8-n1
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873805668352