A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/521 |
Resumo: | No presente artigo, focalizo a inclusão de grupos populares na nação brasileira, ocorrida nos anos 30, através de uma análise da associação feita, na época, entre representações das identidades destes grupos com a identidade nacional. Especificamente utilizo, como fontes, os sambas da época, especialmente os gravados pela cantora Carmen Miranda, considerada a mais popularmente famosa de seu tempo, para tal análise.Palavras-chave: Identidade nacional brasileira, representações, inclusão. |
id |
Feevale-1_9614df30a46667c1c54bd6111665e3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/521 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAISNo presente artigo, focalizo a inclusão de grupos populares na nação brasileira, ocorrida nos anos 30, através de uma análise da associação feita, na época, entre representações das identidades destes grupos com a identidade nacional. Especificamente utilizo, como fontes, os sambas da época, especialmente os gravados pela cantora Carmen Miranda, considerada a mais popularmente famosa de seu tempo, para tal análise.Palavras-chave: Identidade nacional brasileira, representações, inclusão.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/521Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 27-342448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/521/440Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessKerber, Alessander2018-07-03T21:15:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/521Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2018-07-03T21:15:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
title |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
spellingShingle |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS Kerber, Alessander |
title_short |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
title_full |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
title_fullStr |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
title_full_unstemmed |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
title_sort |
A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA NO BRASIL DOS ANOS 30: SAMBA, BATUCADA E CARMEN MIRANDA COMO REPRESENTAÇÕES NACIONAIS |
author |
Kerber, Alessander |
author_facet |
Kerber, Alessander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerber, Alessander |
description |
No presente artigo, focalizo a inclusão de grupos populares na nação brasileira, ocorrida nos anos 30, através de uma análise da associação feita, na época, entre representações das identidades destes grupos com a identidade nacional. Especificamente utilizo, como fontes, os sambas da época, especialmente os gravados pela cantora Carmen Miranda, considerada a mais popularmente famosa de seu tempo, para tal análise.Palavras-chave: Identidade nacional brasileira, representações, inclusão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/521 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/521/440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2004): Janeiro / Junho; 27-34 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1754565293007437824 |