LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travaglia, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1255
Resumo: O objetivo deste artigo é continuar uma abordagem já iniciada (TRAVAGLIA, 2015) sobre a relação entre gramática da língua/conhecimento linguístico e o letramento. Aqui aborda-se basicamente a questão do conhecimento linguístico implicado no uso dos gêneros e como esse conhecimento linguístico é importante no letramento, já que este é visto como o uso de textos escritos (produção e compreensão) em situações de ação social pela linguagem.Palavras-chave: Letramento. Gêneros textuais. Ensino de Língua Materna.  ABSTRACTThe objective of this article is to continue an approach already begun (TRAVAGLIA, 2015) on the relation between language grammar / linguistic knowledge and literacy. Here we address basically the question of the linguistic knowledge implied in the use of the genres and how this linguistic knowledge is important in literacy, since this is seen as the use of written texts (production and comprehension) in situations of social action through language.Keywords: Literacy. Textual genres. Mother tongue teaching.
id Feevale-1_96b9cf3580a1e8626dcc4257b43b5cb8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1255
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROSO objetivo deste artigo é continuar uma abordagem já iniciada (TRAVAGLIA, 2015) sobre a relação entre gramática da língua/conhecimento linguístico e o letramento. Aqui aborda-se basicamente a questão do conhecimento linguístico implicado no uso dos gêneros e como esse conhecimento linguístico é importante no letramento, já que este é visto como o uso de textos escritos (produção e compreensão) em situações de ação social pela linguagem.Palavras-chave: Letramento. Gêneros textuais. Ensino de Língua Materna.  ABSTRACTThe objective of this article is to continue an approach already begun (TRAVAGLIA, 2015) on the relation between language grammar / linguistic knowledge and literacy. Here we address basically the question of the linguistic knowledge implied in the use of the genres and how this linguistic knowledge is important in literacy, since this is seen as the use of written texts (production and comprehension) in situations of social action through language.Keywords: Literacy. Textual genres. Mother tongue teaching.Universidade Feevale2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/125510.25112/rpr.v2i0.1255Revista Prâksis; v. 2 (2017): Língua, Literatura, Cultura e Ensino - Julho / Dezembro; 29-382448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1255/1886Copyright (c) 2017 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTravaglia, Luiz Carlos2017-11-07T20:47:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1255Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T20:47:57Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
title LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
spellingShingle LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
Travaglia, Luiz Carlos
title_short LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
title_full LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
title_fullStr LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
title_full_unstemmed LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
title_sort LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
author Travaglia, Luiz Carlos
author_facet Travaglia, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travaglia, Luiz Carlos
description O objetivo deste artigo é continuar uma abordagem já iniciada (TRAVAGLIA, 2015) sobre a relação entre gramática da língua/conhecimento linguístico e o letramento. Aqui aborda-se basicamente a questão do conhecimento linguístico implicado no uso dos gêneros e como esse conhecimento linguístico é importante no letramento, já que este é visto como o uso de textos escritos (produção e compreensão) em situações de ação social pela linguagem.Palavras-chave: Letramento. Gêneros textuais. Ensino de Língua Materna.  ABSTRACTThe objective of this article is to continue an approach already begun (TRAVAGLIA, 2015) on the relation between language grammar / linguistic knowledge and literacy. Here we address basically the question of the linguistic knowledge implied in the use of the genres and how this linguistic knowledge is important in literacy, since this is seen as the use of written texts (production and comprehension) in situations of social action through language.Keywords: Literacy. Textual genres. Mother tongue teaching.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1255
10.25112/rpr.v2i0.1255
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1255
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1255/1886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2017): Língua, Literatura, Cultura e Ensino - Julho / Dezembro; 29-38
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124411162624