POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2945 |
Resumo: | Na infância, passar por uma enfermidade em que, mesmo que temporariamente, exija que a criança seja hospitalizada pode causa dor, sofrimento e ansiedade. E, para mitigar parte do estresse vivenciado com vistas à recuperação da criança, o brinquedo terapêutico (BT) mostra-se relevante. Para este fim, este artigo objetivou refletir acerca das produções científicas nacionais e internacionais que tratam a temática do BT como ferramenta de cuidado, aplicado a crianças hospitalizadas, de 2 a 12 anos de idade, a partir da revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL e SCIELO. E, para construção da questão basal, aplicou-se a estratégia PICo. Assim, considerou-se P: crianças hospitalizadas de 2 a 12 anos de idade; I: submissão ao BT; Co: antes dos procedimentos de enfermagem. Estabelecendo assim a seguinte questão: Qual a resposta de crianças hospitalizadas de 2 a 12 anos de idade (P) submetidas ao BT (I) antes dos procedimentos de enfermagem (Co)? A partir da análise do material encontrado, foi evidenciado que o BT é reconhecido pelos acompanhantes das crianças e pelos profissionais de saúde como um facilitador do processo de trabalho, é uma ferramenta singular que demonstra bons resultados, quando utilizada corretamente. Entretanto, verificou-se que muitas vezes tal ferramenta não é aplicada na prática devido às rotinas institucionais e as dificuldades que circundam todo o cuidado, como a falta de profissionais e de um ambiente adequado. |
id |
Feevale-1_99502db86f8cc46f64ccaf58ba93907b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2945 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURARBrinquedo terapêuticoCuidados em PediatriaCriança HospitalizadaCuidarCuidados em saúdeNa infância, passar por uma enfermidade em que, mesmo que temporariamente, exija que a criança seja hospitalizada pode causa dor, sofrimento e ansiedade. E, para mitigar parte do estresse vivenciado com vistas à recuperação da criança, o brinquedo terapêutico (BT) mostra-se relevante. Para este fim, este artigo objetivou refletir acerca das produções científicas nacionais e internacionais que tratam a temática do BT como ferramenta de cuidado, aplicado a crianças hospitalizadas, de 2 a 12 anos de idade, a partir da revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL e SCIELO. E, para construção da questão basal, aplicou-se a estratégia PICo. Assim, considerou-se P: crianças hospitalizadas de 2 a 12 anos de idade; I: submissão ao BT; Co: antes dos procedimentos de enfermagem. Estabelecendo assim a seguinte questão: Qual a resposta de crianças hospitalizadas de 2 a 12 anos de idade (P) submetidas ao BT (I) antes dos procedimentos de enfermagem (Co)? A partir da análise do material encontrado, foi evidenciado que o BT é reconhecido pelos acompanhantes das crianças e pelos profissionais de saúde como um facilitador do processo de trabalho, é uma ferramenta singular que demonstra bons resultados, quando utilizada corretamente. Entretanto, verificou-se que muitas vezes tal ferramenta não é aplicada na prática devido às rotinas institucionais e as dificuldades que circundam todo o cuidado, como a falta de profissionais e de um ambiente adequado.Universidade Feevale2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/294510.25112/rpr.v2.2945Revista Prâksis; v. 2 (2022): Artigos livres; 225-2412448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2945/3059Copyright (c) 2022 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos2022-07-25T18:39:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2945Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2022-07-25T18:39:11Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
title |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Brinquedo terapêutico Cuidados em Pediatria Criança Hospitalizada Cuidar Cuidados em saúde |
title_short |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
title_full |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
title_sort |
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO PROPOSTA LÚDICA PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O CUIDAR ALÉM DO CURAR |
author |
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos |
author_facet |
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedo terapêutico Cuidados em Pediatria Criança Hospitalizada Cuidar Cuidados em saúde |
topic |
Brinquedo terapêutico Cuidados em Pediatria Criança Hospitalizada Cuidar Cuidados em saúde |
description |
Na infância, passar por uma enfermidade em que, mesmo que temporariamente, exija que a criança seja hospitalizada pode causa dor, sofrimento e ansiedade. E, para mitigar parte do estresse vivenciado com vistas à recuperação da criança, o brinquedo terapêutico (BT) mostra-se relevante. Para este fim, este artigo objetivou refletir acerca das produções científicas nacionais e internacionais que tratam a temática do BT como ferramenta de cuidado, aplicado a crianças hospitalizadas, de 2 a 12 anos de idade, a partir da revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL e SCIELO. E, para construção da questão basal, aplicou-se a estratégia PICo. Assim, considerou-se P: crianças hospitalizadas de 2 a 12 anos de idade; I: submissão ao BT; Co: antes dos procedimentos de enfermagem. Estabelecendo assim a seguinte questão: Qual a resposta de crianças hospitalizadas de 2 a 12 anos de idade (P) submetidas ao BT (I) antes dos procedimentos de enfermagem (Co)? A partir da análise do material encontrado, foi evidenciado que o BT é reconhecido pelos acompanhantes das crianças e pelos profissionais de saúde como um facilitador do processo de trabalho, é uma ferramenta singular que demonstra bons resultados, quando utilizada corretamente. Entretanto, verificou-se que muitas vezes tal ferramenta não é aplicada na prática devido às rotinas institucionais e as dificuldades que circundam todo o cuidado, como a falta de profissionais e de um ambiente adequado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2945 10.25112/rpr.v2.2945 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2945 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v2.2945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2945/3059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2022): Artigos livres; 225-241 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125464981504 |