OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/433 |
Resumo: | A Oficina Lúdica e o Grupo de Pais são projetos do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale e apresentam, de forma inovadora, o funcionamento desses dois grupos, paralela e concomitantemente. As intervenções terapêuticas elaboradas entre duas linhas teóricas, Psicanalítica e Cognitivo-comportamental, é também um dos pontos de inovação. Tendo em vista a necessidade de atender à demanda de várias crianças que estavam aguardando atendimento psicológico, foi percebida a relevância de trabalhar na perspectiva de reduzir o tempo de espera para atendimento e também o beneficiamento das crianças e de seus pais na relação grupal. As crianças, em sua maioria, foram encaminhadas por escolas com queixas de hiperatividade, desatenção, agressividade, dificuldades escolares, ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamento, falta de autonomia e de limites, baixo repertório de habilidades sociais. Acredita-se que, através do lúdico, do brincar, utilizando como ferramenta principal a criatividade subjetiva, cada criança consiga interagir com as outras e, assim, reestruturar formas de pensar, agir e perceber a si mesma e as contingências ao seu redor. O Grupo de Pais visa a proporcionar um espaço de escuta e reflexão sobre as funções parentais, bem como o desenvolvimento de seus filhos e as trocas de experiências.Palavras-chave: Psicologia. Oficina Lúdica. Grupo de Pais. Inovação |
id |
Feevale-1_9b28345b49b76970db146faa281a991c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORAA Oficina Lúdica e o Grupo de Pais são projetos do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale e apresentam, de forma inovadora, o funcionamento desses dois grupos, paralela e concomitantemente. As intervenções terapêuticas elaboradas entre duas linhas teóricas, Psicanalítica e Cognitivo-comportamental, é também um dos pontos de inovação. Tendo em vista a necessidade de atender à demanda de várias crianças que estavam aguardando atendimento psicológico, foi percebida a relevância de trabalhar na perspectiva de reduzir o tempo de espera para atendimento e também o beneficiamento das crianças e de seus pais na relação grupal. As crianças, em sua maioria, foram encaminhadas por escolas com queixas de hiperatividade, desatenção, agressividade, dificuldades escolares, ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamento, falta de autonomia e de limites, baixo repertório de habilidades sociais. Acredita-se que, através do lúdico, do brincar, utilizando como ferramenta principal a criatividade subjetiva, cada criança consiga interagir com as outras e, assim, reestruturar formas de pensar, agir e perceber a si mesma e as contingências ao seu redor. O Grupo de Pais visa a proporcionar um espaço de escuta e reflexão sobre as funções parentais, bem como o desenvolvimento de seus filhos e as trocas de experiências.Palavras-chave: Psicologia. Oficina Lúdica. Grupo de Pais. InovaçãoUniversidade Feevale2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/43310.25112/rp.v1i0.433Revista Prâksis; v. 1 (2016): Processos criativos e inovação - Janeiro / Junho; 47-562448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/433/369Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLevandowski, GabrielPuntel, ClairtonHettwer, ÁguidaSantos, Angelita Maria dosBohn, MarcelaSouza, GessicaSbeghen, CamilaBrum, Jaqueline Bilhalva MaicáLopes, Roberta Sampaio OliveiraRibeiro, Marianne Stolzmann MendesMello, Ana Beatriz Guerra2017-07-06T22:07:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:07:30Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
title |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
spellingShingle |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA Levandowski, Gabriel |
title_short |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
title_full |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
title_fullStr |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
title_full_unstemmed |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
title_sort |
OFICINA LÚDICA E GRUPO DE PAIS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
author |
Levandowski, Gabriel |
author_facet |
Levandowski, Gabriel Puntel, Clairton Hettwer, Águida Santos, Angelita Maria dos Bohn, Marcela Souza, Gessica Sbeghen, Camila Brum, Jaqueline Bilhalva Maicá Lopes, Roberta Sampaio Oliveira Ribeiro, Marianne Stolzmann Mendes Mello, Ana Beatriz Guerra |
author_role |
author |
author2 |
Puntel, Clairton Hettwer, Águida Santos, Angelita Maria dos Bohn, Marcela Souza, Gessica Sbeghen, Camila Brum, Jaqueline Bilhalva Maicá Lopes, Roberta Sampaio Oliveira Ribeiro, Marianne Stolzmann Mendes Mello, Ana Beatriz Guerra |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levandowski, Gabriel Puntel, Clairton Hettwer, Águida Santos, Angelita Maria dos Bohn, Marcela Souza, Gessica Sbeghen, Camila Brum, Jaqueline Bilhalva Maicá Lopes, Roberta Sampaio Oliveira Ribeiro, Marianne Stolzmann Mendes Mello, Ana Beatriz Guerra |
description |
A Oficina Lúdica e o Grupo de Pais são projetos do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale e apresentam, de forma inovadora, o funcionamento desses dois grupos, paralela e concomitantemente. As intervenções terapêuticas elaboradas entre duas linhas teóricas, Psicanalítica e Cognitivo-comportamental, é também um dos pontos de inovação. Tendo em vista a necessidade de atender à demanda de várias crianças que estavam aguardando atendimento psicológico, foi percebida a relevância de trabalhar na perspectiva de reduzir o tempo de espera para atendimento e também o beneficiamento das crianças e de seus pais na relação grupal. As crianças, em sua maioria, foram encaminhadas por escolas com queixas de hiperatividade, desatenção, agressividade, dificuldades escolares, ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamento, falta de autonomia e de limites, baixo repertório de habilidades sociais. Acredita-se que, através do lúdico, do brincar, utilizando como ferramenta principal a criatividade subjetiva, cada criança consiga interagir com as outras e, assim, reestruturar formas de pensar, agir e perceber a si mesma e as contingências ao seu redor. O Grupo de Pais visa a proporcionar um espaço de escuta e reflexão sobre as funções parentais, bem como o desenvolvimento de seus filhos e as trocas de experiências.Palavras-chave: Psicologia. Oficina Lúdica. Grupo de Pais. Inovação |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/433 10.25112/rp.v1i0.433 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/433 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/433/369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2016): Processos criativos e inovação - Janeiro / Junho; 47-56 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123008167936 |