GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Probst, Melissa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kraemer, Celso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1962
Resumo: A sexualidade e as questões que a envolvem são temas recorrentes nos debates políticos e pedagógicos que envolvem a educação. Objetivando contribuir com as discussões, o presente estudo buscou identificar o entendimento de adolescentes/estudantes sobre ‘sexualidade, gênero e afetividade’. No que concerne à metodologia, o estudo se caracteriza como qualitativo e colaborativo encontrando encontra ancoragem teórica nos estudos foucaultianos (Foucault 1987, 1999, 2000, 2008) e nos estudos de gênero (Louro 1997, 2008). Os dados de campo foram obtidos pela aplicação de questionários a adolescentes sujeitos da pesquisa, de escolas da rede pública do Vale do Itajaí (SC). Pressupõe-se que, ao abordar a discussão sobre sexualidade, gênero e afetividade no contexto escolar, são evidenciadas questões de saber/poder e discursos de ‘verdade’ sobre o tema. Os dizeres desses escolares apontam para a heteroafetividade e a sexualidade como ‘norma’, portanto, imbricados na complexa trama de saber-poder, (re)produzida social e culturalmente ao longo dos tempos que coloca.Palavras-chave: Escola. Sexualidade. Subjetividade. Poder.ABSTRACTSexuality and the issues involved are recurrent themes in the political and pedagogical debates surrounding education. Aiming to contribute to the discussions, the present study sought to identify the understanding of adolescents/students about 'sexuality, gender and affectivity'. Regarding the methodology, the study is characterized as qualitative and collaborative, finding theoretical anchorage in Foucault 's studies (Foucault 1987, 1999, 2000, 2008) and in the studies of gender (Louro 1997, 2008). Field data were obtained through the application of questionnaires to adolescents subject to the survey, from public schools in Vale do Itajaí (SC). It is assumed that in addressing the discussion about sexuality, gender and affectivity in the school context, questions of knowledge / power and 'truth' discourses on the subject are evidenced. The sayings of these schoolchildren point to heterosexuality and sexuality as a 'norm', therefore embedded in the complex fabric of know-power, (re) produced socially and culturally throughout the times it poses.Keywords: Sexuality. School. Subjectivity. Power.
id Feevale-1_9d1a105b5487af72ff9fb157c7e071b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1962
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?A sexualidade e as questões que a envolvem são temas recorrentes nos debates políticos e pedagógicos que envolvem a educação. Objetivando contribuir com as discussões, o presente estudo buscou identificar o entendimento de adolescentes/estudantes sobre ‘sexualidade, gênero e afetividade’. No que concerne à metodologia, o estudo se caracteriza como qualitativo e colaborativo encontrando encontra ancoragem teórica nos estudos foucaultianos (Foucault 1987, 1999, 2000, 2008) e nos estudos de gênero (Louro 1997, 2008). Os dados de campo foram obtidos pela aplicação de questionários a adolescentes sujeitos da pesquisa, de escolas da rede pública do Vale do Itajaí (SC). Pressupõe-se que, ao abordar a discussão sobre sexualidade, gênero e afetividade no contexto escolar, são evidenciadas questões de saber/poder e discursos de ‘verdade’ sobre o tema. Os dizeres desses escolares apontam para a heteroafetividade e a sexualidade como ‘norma’, portanto, imbricados na complexa trama de saber-poder, (re)produzida social e culturalmente ao longo dos tempos que coloca.Palavras-chave: Escola. Sexualidade. Subjetividade. Poder.ABSTRACTSexuality and the issues involved are recurrent themes in the political and pedagogical debates surrounding education. Aiming to contribute to the discussions, the present study sought to identify the understanding of adolescents/students about 'sexuality, gender and affectivity'. Regarding the methodology, the study is characterized as qualitative and collaborative, finding theoretical anchorage in Foucault 's studies (Foucault 1987, 1999, 2000, 2008) and in the studies of gender (Louro 1997, 2008). Field data were obtained through the application of questionnaires to adolescents subject to the survey, from public schools in Vale do Itajaí (SC). It is assumed that in addressing the discussion about sexuality, gender and affectivity in the school context, questions of knowledge / power and 'truth' discourses on the subject are evidenced. The sayings of these schoolchildren point to heterosexuality and sexuality as a 'norm', therefore embedded in the complex fabric of know-power, (re) produced socially and culturally throughout the times it poses.Keywords: Sexuality. School. Subjectivity. Power.Universidade Feevale2020-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/196210.25112/rpr.v1i0.1962Revista Prâksis; v. 1 (2020): Trabalho, Saúde e Inclusão Social; 156-1722448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1962/2504Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessProbst, MelissaKraemer, Celso2020-01-26T05:39:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1962Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-01-26T05:39:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
title GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
spellingShingle GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
Probst, Melissa
title_short GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
title_full GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
title_fullStr GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
title_full_unstemmed GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
title_sort GÊNERO, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: O QUE DIZEM OS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO ITAJAÍ (SC) SOBRE ISSO?
author Probst, Melissa
author_facet Probst, Melissa
Kraemer, Celso
author_role author
author2 Kraemer, Celso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Probst, Melissa
Kraemer, Celso
description A sexualidade e as questões que a envolvem são temas recorrentes nos debates políticos e pedagógicos que envolvem a educação. Objetivando contribuir com as discussões, o presente estudo buscou identificar o entendimento de adolescentes/estudantes sobre ‘sexualidade, gênero e afetividade’. No que concerne à metodologia, o estudo se caracteriza como qualitativo e colaborativo encontrando encontra ancoragem teórica nos estudos foucaultianos (Foucault 1987, 1999, 2000, 2008) e nos estudos de gênero (Louro 1997, 2008). Os dados de campo foram obtidos pela aplicação de questionários a adolescentes sujeitos da pesquisa, de escolas da rede pública do Vale do Itajaí (SC). Pressupõe-se que, ao abordar a discussão sobre sexualidade, gênero e afetividade no contexto escolar, são evidenciadas questões de saber/poder e discursos de ‘verdade’ sobre o tema. Os dizeres desses escolares apontam para a heteroafetividade e a sexualidade como ‘norma’, portanto, imbricados na complexa trama de saber-poder, (re)produzida social e culturalmente ao longo dos tempos que coloca.Palavras-chave: Escola. Sexualidade. Subjetividade. Poder.ABSTRACTSexuality and the issues involved are recurrent themes in the political and pedagogical debates surrounding education. Aiming to contribute to the discussions, the present study sought to identify the understanding of adolescents/students about 'sexuality, gender and affectivity'. Regarding the methodology, the study is characterized as qualitative and collaborative, finding theoretical anchorage in Foucault 's studies (Foucault 1987, 1999, 2000, 2008) and in the studies of gender (Louro 1997, 2008). Field data were obtained through the application of questionnaires to adolescents subject to the survey, from public schools in Vale do Itajaí (SC). It is assumed that in addressing the discussion about sexuality, gender and affectivity in the school context, questions of knowledge / power and 'truth' discourses on the subject are evidenced. The sayings of these schoolchildren point to heterosexuality and sexuality as a 'norm', therefore embedded in the complex fabric of know-power, (re) produced socially and culturally throughout the times it poses.Keywords: Sexuality. School. Subjectivity. Power.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1962
10.25112/rpr.v1i0.1962
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1962
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.1962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1962/2504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2020): Trabalho, Saúde e Inclusão Social; 156-172
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124887216128