O SABER É INCLUSIVO: UMA METÁFORA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PESQUISA
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/659 |
Resumo: | A concepção da pesquisa como princípio educativo tem seus efeitos na práxis docente e na relação que esta estabelece entre os pares. Na medida em que a produção do conhecimento encontra-se engajada com seu compartilhamento em espaços diversos e se retroalimenta através da convivência com outros saberes, conquista seu status de saber. O artigo explicita - tendo como instrumento o relato de experiência – como pode se configurar a implicação entre educação, interdisciplinaridade e pesquisa, tendo como temática desencadeadora a construção de um mundo do trabalho mais inclusivo. Os desdobramentos da investigação científica e suas interfaces na busca de um saber que se coloca sempre incompleto são descritos a partir de norteadores teóricos da psicanálise lacaniana, da psicologia do trabalho e da sociologia. Como questão central aponta-se a importância do reconhecimento dos limites da verdade científica, propondo-se itinerários teóricos ampliados e práticas educativas inovadoras, possibilitadas pelo protagonismo de seus participantes.Palavras-chave: Educação. Inclusão., Pesquisa. Interdisciplinaridade. Saber. |
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O SABER É INCLUSIVO: UMA METÁFORA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PESQUISAA concepção da pesquisa como princípio educativo tem seus efeitos na práxis docente e na relação que esta estabelece entre os pares. Na medida em que a produção do conhecimento encontra-se engajada com seu compartilhamento em espaços diversos e se retroalimenta através da convivência com outros saberes, conquista seu status de saber. O artigo explicita - tendo como instrumento o relato de experiência – como pode se configurar a implicação entre educação, interdisciplinaridade e pesquisa, tendo como temática desencadeadora a construção de um mundo do trabalho mais inclusivo. Os desdobramentos da investigação científica e suas interfaces na busca de um saber que se coloca sempre incompleto são descritos a partir de norteadores teóricos da psicanálise lacaniana, da psicologia do trabalho e da sociologia. Como questão central aponta-se a importância do reconhecimento dos limites da verdade científica, propondo-se itinerários teóricos ampliados e práticas educativas inovadoras, possibilitadas pelo protagonismo de seus participantes.Palavras-chave: Educação. Inclusão., Pesquisa. Interdisciplinaridade. Saber.Universidade Feevale2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/65910.25112/rp.v1i0.659Revista Prâksis; v. 1 (2009): Educação, Pesquisa e Insterdisciplinaridade - Janeiro / Junho; 9-162448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/659/707Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessZiliotto, Denise MacedoRiss, Loren Aita2017-07-06T22:06:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/659Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:47Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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