PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Kathia Marise Borges
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193
Resumo: RESUMOObjetivando problematizar a Educação Híbrida, esse texto faz uma opção de recorte no processo de aprendizagem, defendendo que os sujeitos aprendentes já realizam de forma híbrida o acesso, construção e compartilhamento do conhecimento, posto que a inserção tecnológica é realidade inexorável no contexto contemporâneo. Desenvolvendo a argumentação, tece discussão teórica sobre as práticas híbridas dos sujeitos aprendentes, pautando reflexões e desdobramentos para a ação docente. Esta discussão é apresentada em dois constructos complementares: 1. os processos e interações dos sujeitos aprendentes tendo como referências a concepção sociointeracionista de Vygotsky e o olhar sociopolítico de Paulo Freire; 2. as Práticas Auto(formativas) na Cultura Digital, trazendo contribuições de Prensky, Santaella, Santos e Couto, entre outros. Busca fortalecer a argumentação defendida com a apresentação, cotejamento e análise de resultados de três pesquisas de Mestrado defendidas no Programa GESTEC/UNEB, em 2018, com sujeitos de diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino. Culmina a construção teórico-analítica propondo uma Modelagem para análise das formas de Hibridismo presentes nas Instituições formativas, considerando as ações intencionais e planejadas de docentes e políticas educacionais e a ação autônoma do sujeito que aprende. Conclui que os sujeitos aprendentes já vivenciam práticas híbridas de aprendizagem, com a incorporação das TDIC em suas formas de interação com o mundo e pela preemência que as práticas de ensino potencializem estas aprendizagens a partir da incorporação da sua existência e das amplas possibilidades que representam para o processo educacional.Palavras-chave: Aprendizagem Híbrida . Cultura Digital . TDIC. Educação Híbrida.ABSTRACTWith the objective of problematizing Hybrid Education, arguing that the learning subjects already perform in a hybrid way the processes of access, construction and sharing of knowledge, considering that the technological insertion is an inexorable reality and unstoppable in the contemporary context. In the development of this argumentation, it weaves theoretical discussion on the hybrid practices of the apprentice, guiding reflections for the teaching action. This discussion is organized / presented in two constructs that complement each other: it starts with the discussion of the processes and interactions of the - apprentice having as reference the Vygotsky sociointeractionist conception, and the sociopolitical view of Paulo Freire; and continues by discussing Auto (formative) Practices in Digital Culture, bringing contributions from Prensky, Santaella, Edmea Santos and Edvaldo Couto, among others. It seeks to strengthen the arguments with the presentation and analysis of results of three Master's degree researches developed in the GESTEC / UNEB Program, and introduced in 2018, with the listening of apprentices in different contexts, levels and teaching modalities. The theoretical-analytical construction of this text culminates in the proposition of a Modeling for the analysis different types of Hybridism present in training institutions, considering the intentional and planned actions of teachers and educational policies, and the autonomous action of the apprentice. It concludes by the observation that the learning subjects already experience hybrid learning practices, with the incorporation of TDIC in their forms of interaction with the world, and by the preeminence that teaching practices enhance these learnings through the incorporation of their existence and broad possibilities that these represent for the educational process., with the incorporation of Technology in Education in their forms of interaction with the world, and by the preeminence that teaching practices enhance these learnings.Keywords: Hybrid Learning. Digital Culture. Technology in Education. Hybrid Education. Modeling.
id Feevale-1_a51dca18d5cd8f47c3f86e370ba30cc5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2193
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVASRESUMOObjetivando problematizar a Educação Híbrida, esse texto faz uma opção de recorte no processo de aprendizagem, defendendo que os sujeitos aprendentes já realizam de forma híbrida o acesso, construção e compartilhamento do conhecimento, posto que a inserção tecnológica é realidade inexorável no contexto contemporâneo. Desenvolvendo a argumentação, tece discussão teórica sobre as práticas híbridas dos sujeitos aprendentes, pautando reflexões e desdobramentos para a ação docente. Esta discussão é apresentada em dois constructos complementares: 1. os processos e interações dos sujeitos aprendentes tendo como referências a concepção sociointeracionista de Vygotsky e o olhar sociopolítico de Paulo Freire; 2. as Práticas Auto(formativas) na Cultura Digital, trazendo contribuições de Prensky, Santaella, Santos e Couto, entre outros. Busca fortalecer a argumentação defendida com a apresentação, cotejamento e análise de resultados de três pesquisas de Mestrado defendidas no Programa GESTEC/UNEB, em 2018, com sujeitos de diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino. Culmina a construção teórico-analítica propondo uma Modelagem para análise das formas de Hibridismo presentes nas Instituições formativas, considerando as ações intencionais e planejadas de docentes e políticas educacionais e a ação autônoma do sujeito que aprende. Conclui que os sujeitos aprendentes já vivenciam práticas híbridas de aprendizagem, com a incorporação das TDIC em suas formas de interação com o mundo e pela preemência que as práticas de ensino potencializem estas aprendizagens a partir da incorporação da sua existência e das amplas possibilidades que representam para o processo educacional.Palavras-chave: Aprendizagem Híbrida . Cultura Digital . TDIC. Educação Híbrida.ABSTRACTWith the objective of problematizing Hybrid Education, arguing that the learning subjects already perform in a hybrid way the processes of access, construction and sharing of knowledge, considering that the technological insertion is an inexorable reality and unstoppable in the contemporary context. In the development of this argumentation, it weaves theoretical discussion on the hybrid practices of the apprentice, guiding reflections for the teaching action. This discussion is organized / presented in two constructs that complement each other: it starts with the discussion of the processes and interactions of the - apprentice having as reference the Vygotsky sociointeractionist conception, and the sociopolitical view of Paulo Freire; and continues by discussing Auto (formative) Practices in Digital Culture, bringing contributions from Prensky, Santaella, Edmea Santos and Edvaldo Couto, among others. It seeks to strengthen the arguments with the presentation and analysis of results of three Master's degree researches developed in the GESTEC / UNEB Program, and introduced in 2018, with the listening of apprentices in different contexts, levels and teaching modalities. The theoretical-analytical construction of this text culminates in the proposition of a Modeling for the analysis different types of Hybridism present in training institutions, considering the intentional and planned actions of teachers and educational policies, and the autonomous action of the apprentice. It concludes by the observation that the learning subjects already experience hybrid learning practices, with the incorporation of TDIC in their forms of interaction with the world, and by the preeminence that teaching practices enhance these learnings through the incorporation of their existence and broad possibilities that these represent for the educational process., with the incorporation of Technology in Education in their forms of interaction with the world, and by the preeminence that teaching practices enhance these learnings.Keywords: Hybrid Learning. Digital Culture. Technology in Education. Hybrid Education. Modeling.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/219310.25112/rpr.v2i0.2193Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 162-1862448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193/2594http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193/2607Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Kathia Marise BorgesAlbuquerque, Jader Cristiano Magalhães de2020-06-16T00:35:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2193Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-16T00:35:16Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
title PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
spellingShingle PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
Sales, Kathia Marise Borges
title_short PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
title_full PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
title_fullStr PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
title_full_unstemmed PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
title_sort PRÁTICAS HÍBRIDAS DOS SUJEITOS APRENDENTES - UMA PROPOSIÇÃO DE MODELAGEM PARA ANÁLISE DAS FORMAS DE HIBRIDISMO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES FORMATIVAS
author Sales, Kathia Marise Borges
author_facet Sales, Kathia Marise Borges
Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de
author_role author
author2 Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Kathia Marise Borges
Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de
description RESUMOObjetivando problematizar a Educação Híbrida, esse texto faz uma opção de recorte no processo de aprendizagem, defendendo que os sujeitos aprendentes já realizam de forma híbrida o acesso, construção e compartilhamento do conhecimento, posto que a inserção tecnológica é realidade inexorável no contexto contemporâneo. Desenvolvendo a argumentação, tece discussão teórica sobre as práticas híbridas dos sujeitos aprendentes, pautando reflexões e desdobramentos para a ação docente. Esta discussão é apresentada em dois constructos complementares: 1. os processos e interações dos sujeitos aprendentes tendo como referências a concepção sociointeracionista de Vygotsky e o olhar sociopolítico de Paulo Freire; 2. as Práticas Auto(formativas) na Cultura Digital, trazendo contribuições de Prensky, Santaella, Santos e Couto, entre outros. Busca fortalecer a argumentação defendida com a apresentação, cotejamento e análise de resultados de três pesquisas de Mestrado defendidas no Programa GESTEC/UNEB, em 2018, com sujeitos de diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino. Culmina a construção teórico-analítica propondo uma Modelagem para análise das formas de Hibridismo presentes nas Instituições formativas, considerando as ações intencionais e planejadas de docentes e políticas educacionais e a ação autônoma do sujeito que aprende. Conclui que os sujeitos aprendentes já vivenciam práticas híbridas de aprendizagem, com a incorporação das TDIC em suas formas de interação com o mundo e pela preemência que as práticas de ensino potencializem estas aprendizagens a partir da incorporação da sua existência e das amplas possibilidades que representam para o processo educacional.Palavras-chave: Aprendizagem Híbrida . Cultura Digital . TDIC. Educação Híbrida.ABSTRACTWith the objective of problematizing Hybrid Education, arguing that the learning subjects already perform in a hybrid way the processes of access, construction and sharing of knowledge, considering that the technological insertion is an inexorable reality and unstoppable in the contemporary context. In the development of this argumentation, it weaves theoretical discussion on the hybrid practices of the apprentice, guiding reflections for the teaching action. This discussion is organized / presented in two constructs that complement each other: it starts with the discussion of the processes and interactions of the - apprentice having as reference the Vygotsky sociointeractionist conception, and the sociopolitical view of Paulo Freire; and continues by discussing Auto (formative) Practices in Digital Culture, bringing contributions from Prensky, Santaella, Edmea Santos and Edvaldo Couto, among others. It seeks to strengthen the arguments with the presentation and analysis of results of three Master's degree researches developed in the GESTEC / UNEB Program, and introduced in 2018, with the listening of apprentices in different contexts, levels and teaching modalities. The theoretical-analytical construction of this text culminates in the proposition of a Modeling for the analysis different types of Hybridism present in training institutions, considering the intentional and planned actions of teachers and educational policies, and the autonomous action of the apprentice. It concludes by the observation that the learning subjects already experience hybrid learning practices, with the incorporation of TDIC in their forms of interaction with the world, and by the preeminence that teaching practices enhance these learnings through the incorporation of their existence and broad possibilities that these represent for the educational process., with the incorporation of Technology in Education in their forms of interaction with the world, and by the preeminence that teaching practices enhance these learnings.Keywords: Hybrid Learning. Digital Culture. Technology in Education. Hybrid Education. Modeling.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193
10.25112/rpr.v2i0.2193
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.2193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193/2594
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2193/2607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 162-186
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125258412032