VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385 |
Resumo: | Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online. |
id |
UFMT-3_9aafb8a1a57bc5ec5e80bad792acc20b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13385 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADOLearningRemote TeachingOnline TeachingCollege educationAprendizagemEnsino RemotoDocência OnlineEducação SuperiorApresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.Universidade Federal de Mato Grosso2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1338510.29286/rep.v31ijan/dez.13385Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-162238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385/11105Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSALES, Kathia Marise Borges ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães deSANTOS, Edméa Oliveira dos 2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13385Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
title |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
spellingShingle |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO SALES, Kathia Marise Borges Learning Remote Teaching Online Teaching College education Aprendizagem Ensino Remoto Docência Online Educação Superior |
title_short |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
title_full |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
title_fullStr |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
title_sort |
VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO |
author |
SALES, Kathia Marise Borges |
author_facet |
SALES, Kathia Marise Borges ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de SANTOS, Edméa Oliveira dos |
author_role |
author |
author2 |
ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de SANTOS, Edméa Oliveira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALES, Kathia Marise Borges ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de SANTOS, Edméa Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Remote Teaching Online Teaching College education Aprendizagem Ensino Remoto Docência Online Educação Superior |
topic |
Learning Remote Teaching Online Teaching College education Aprendizagem Ensino Remoto Docência Online Educação Superior |
description |
Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385 10.29286/rep.v31ijan/dez.13385 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v31ijan/dez.13385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385/11105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-16 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v31ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217529389056 |