VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Kathia Marise Borges
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de, SANTOS, Edméa Oliveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385
Resumo: Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.
id UFMT-3_9aafb8a1a57bc5ec5e80bad792acc20b
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13385
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADOLearningRemote TeachingOnline TeachingCollege educationAprendizagemEnsino RemotoDocência OnlineEducação SuperiorApresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.Universidade Federal de Mato Grosso2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1338510.29286/rep.v31ijan/dez.13385Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-162238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385/11105Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSALES, Kathia Marise Borges ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães deSANTOS, Edméa Oliveira dos 2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13385Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
title VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
spellingShingle VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
SALES, Kathia Marise Borges
Learning
Remote Teaching
Online Teaching
College education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Docência Online
Educação Superior
title_short VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
title_full VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
title_fullStr VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
title_full_unstemmed VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
title_sort VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
author SALES, Kathia Marise Borges
author_facet SALES, Kathia Marise Borges
ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de
SANTOS, Edméa Oliveira dos
author_role author
author2 ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de
SANTOS, Edméa Oliveira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, Kathia Marise Borges
ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de
SANTOS, Edméa Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Remote Teaching
Online Teaching
College education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Docência Online
Educação Superior
topic Learning
Remote Teaching
Online Teaching
College education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Docência Online
Educação Superior
description Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385
10.29286/rep.v31ijan/dez.13385
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385
identifier_str_mv 10.29286/rep.v31ijan/dez.13385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385/11105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-16
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v31ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217529389056