EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haupenthal, Muriel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Petry, Cássia, Lima, Jozilda Berenice Fogaça de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/686
Resumo: Existe, em nosso país, um conceito demagogicamente difundido e pouco discutido, chamado cidadania. “Somos todos cidadãos” - essa afirmação faz parte do cotidiano popular, sobretudo, em período de pleito, quando os “cidadãos” brasileiros são convocados a exercer a sua cidadania, indo às urnas, para eleger os seus futuros governantes. Haja vista tanta mobilização para que o exercício da cidadania se efetive, gostaríamos de discutir, neste artigo, a origem e o papel fundamental da educação para a “construção de uma cidadania”. Essa discussão estará norteada por três eixos e versará sobre cidadania, a problematização da educação e o papel da Psicopedagogia para uma educação transformadora.Palavras-chave: Cidadania. Participação Social. Educação.
id Feevale-1_b3d4197eb2066aa3e3444ad11368567e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/686
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITOExiste, em nosso país, um conceito demagogicamente difundido e pouco discutido, chamado cidadania. “Somos todos cidadãos” - essa afirmação faz parte do cotidiano popular, sobretudo, em período de pleito, quando os “cidadãos” brasileiros são convocados a exercer a sua cidadania, indo às urnas, para eleger os seus futuros governantes. Haja vista tanta mobilização para que o exercício da cidadania se efetive, gostaríamos de discutir, neste artigo, a origem e o papel fundamental da educação para a “construção de uma cidadania”. Essa discussão estará norteada por três eixos e versará sobre cidadania, a problematização da educação e o papel da Psicopedagogia para uma educação transformadora.Palavras-chave: Cidadania. Participação Social. Educação.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/68610.25112/rp.v1i0.686Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 55-642448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/686/758Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessHaupenthal, MurielPetry, CássiaLima, Jozilda Berenice Fogaça de2017-07-06T22:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/686Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
title EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
Haupenthal, Muriel
title_short EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
title_full EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
title_sort EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
author Haupenthal, Muriel
author_facet Haupenthal, Muriel
Petry, Cássia
Lima, Jozilda Berenice Fogaça de
author_role author
author2 Petry, Cássia
Lima, Jozilda Berenice Fogaça de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haupenthal, Muriel
Petry, Cássia
Lima, Jozilda Berenice Fogaça de
description Existe, em nosso país, um conceito demagogicamente difundido e pouco discutido, chamado cidadania. “Somos todos cidadãos” - essa afirmação faz parte do cotidiano popular, sobretudo, em período de pleito, quando os “cidadãos” brasileiros são convocados a exercer a sua cidadania, indo às urnas, para eleger os seus futuros governantes. Haja vista tanta mobilização para que o exercício da cidadania se efetive, gostaríamos de discutir, neste artigo, a origem e o papel fundamental da educação para a “construção de uma cidadania”. Essa discussão estará norteada por três eixos e versará sobre cidadania, a problematização da educação e o papel da Psicopedagogia para uma educação transformadora.Palavras-chave: Cidadania. Participação Social. Educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/686
10.25112/rp.v1i0.686
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/686
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/686/758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 55-64
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123851223040