O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villavicencio Simón, Yessy
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grajales Melian, Ivan Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511
Resumo: As constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
id Feevale-1_cf6e482216b92db10aaf1f952ce0ad75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2511
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃOAs constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Universidade Feevale2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/251110.25112/rpr.v1.2511Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 256-2612448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511/2982Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillavicencio Simón, YessyGrajales Melian, Ivan Gabriel2022-02-18T18:27:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2511Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2022-02-18T18:27:17Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
title O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
spellingShingle O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
Villavicencio Simón, Yessy
title_short O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
title_full O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
title_fullStr O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
title_full_unstemmed O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
title_sort O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
author Villavicencio Simón, Yessy
author_facet Villavicencio Simón, Yessy
Grajales Melian, Ivan Gabriel
author_role author
author2 Grajales Melian, Ivan Gabriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villavicencio Simón, Yessy
Grajales Melian, Ivan Gabriel
description As constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511
10.25112/rpr.v1.2511
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1.2511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511/2982
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 256-261
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125332860928