O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511 |
Resumo: | As constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
id |
Feevale-1_cf6e482216b92db10aaf1f952ce0ad75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2511 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃOAs constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Universidade Feevale2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/251110.25112/rpr.v1.2511Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 256-2612448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511/2982Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillavicencio Simón, YessyGrajales Melian, Ivan Gabriel2022-02-18T18:27:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2511Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2022-02-18T18:27:17Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
title |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
spellingShingle |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO Villavicencio Simón, Yessy |
title_short |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
title_full |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
title_fullStr |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
title_sort |
O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO |
author |
Villavicencio Simón, Yessy |
author_facet |
Villavicencio Simón, Yessy Grajales Melian, Ivan Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Grajales Melian, Ivan Gabriel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villavicencio Simón, Yessy Grajales Melian, Ivan Gabriel |
description |
As constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511 10.25112/rpr.v1.2511 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v1.2511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2511/2982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 256-261 2448-1939 1807-1112 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125332860928 |