ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Elio Chaves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Solange Pereira, Domingues, Petrônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1785
Resumo: O presente artigo traz algumas problematizações sobre a formação de professores, a partir da Lei 10.639/2003, de modo mais específico, do Cap. 5 da tese de doutorado da autora. Destaca-se, então, o entendimento da legislação como uma prática que legitima as ações do governo, a consolidação de políticas de ações afirmativas para a Educação, e também a formação de professores, considerada uma prática conformada pelos discursos governamentais (dentre eles, as estatísticas). Tais aspectos são exibidos a partir de um breve exame da legislação, de documentos e materiais pedagógicos emitidos pelo Ministério da Educação e parcerias, de programas e processos de formação de professores ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Palavras-chave: Legislação. Ações afirmativas. Lei 10.639/2003. Formação de professores. Discursos e práticas. ABSTRACTThis article brings some problematizations about teacher training, from Law 10.639/2003, more specifically, from Chapter 5 of the author's doctoral thesis. It stands, then, the understanding of legislation as a practice that legitimizes government actions, the consolidation of affirmative action policies for Education, and teacher training, which is considered as a practice conformed by governmental discourses (among them, the Statistics). These aspects are presented through a brief examination of the legislation, documents and teaching materials issued by the Ministério da Educação and partnerships, programs and teacher training processes offered by the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), by means of the Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Keywords: Legislation. Affirmative actions. Law 10.639/2003. Teacher training. Discourses and practices.
id Feevale-1_cfb203a012231b10774c4460ee70a2a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1785
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGROO presente artigo traz algumas problematizações sobre a formação de professores, a partir da Lei 10.639/2003, de modo mais específico, do Cap. 5 da tese de doutorado da autora. Destaca-se, então, o entendimento da legislação como uma prática que legitima as ações do governo, a consolidação de políticas de ações afirmativas para a Educação, e também a formação de professores, considerada uma prática conformada pelos discursos governamentais (dentre eles, as estatísticas). Tais aspectos são exibidos a partir de um breve exame da legislação, de documentos e materiais pedagógicos emitidos pelo Ministério da Educação e parcerias, de programas e processos de formação de professores ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Palavras-chave: Legislação. Ações afirmativas. Lei 10.639/2003. Formação de professores. Discursos e práticas. ABSTRACTThis article brings some problematizations about teacher training, from Law 10.639/2003, more specifically, from Chapter 5 of the author's doctoral thesis. It stands, then, the understanding of legislation as a practice that legitimizes government actions, the consolidation of affirmative action policies for Education, and teacher training, which is considered as a practice conformed by governmental discourses (among them, the Statistics). These aspects are presented through a brief examination of the legislation, documents and teaching materials issued by the Ministério da Educação and partnerships, programs and teacher training processes offered by the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), by means of the Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Keywords: Legislation. Affirmative actions. Law 10.639/2003. Teacher training. Discourses and practices.Universidade Feevale2019-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/178510.25112/rpr.v1i0.1785Revista Prâksis; v. 1 (2019): Protagonismo Negro: lutas, resistências e participações na construção histórica; 169-1852448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1785/2312Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Elio ChavesRocha, Solange PereiraDomingues, Petrônio2019-02-15T19:20:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1785Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-02-15T19:20:43Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
title ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
spellingShingle ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
Flores, Elio Chaves
title_short ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
title_full ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
title_fullStr ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
title_full_unstemmed ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
title_sort ELISEU CÉSAR E AS “ALGAS” DE UM POETA NEGRO
author Flores, Elio Chaves
author_facet Flores, Elio Chaves
Rocha, Solange Pereira
Domingues, Petrônio
author_role author
author2 Rocha, Solange Pereira
Domingues, Petrônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Elio Chaves
Rocha, Solange Pereira
Domingues, Petrônio
description O presente artigo traz algumas problematizações sobre a formação de professores, a partir da Lei 10.639/2003, de modo mais específico, do Cap. 5 da tese de doutorado da autora. Destaca-se, então, o entendimento da legislação como uma prática que legitima as ações do governo, a consolidação de políticas de ações afirmativas para a Educação, e também a formação de professores, considerada uma prática conformada pelos discursos governamentais (dentre eles, as estatísticas). Tais aspectos são exibidos a partir de um breve exame da legislação, de documentos e materiais pedagógicos emitidos pelo Ministério da Educação e parcerias, de programas e processos de formação de professores ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Palavras-chave: Legislação. Ações afirmativas. Lei 10.639/2003. Formação de professores. Discursos e práticas. ABSTRACTThis article brings some problematizations about teacher training, from Law 10.639/2003, more specifically, from Chapter 5 of the author's doctoral thesis. It stands, then, the understanding of legislation as a practice that legitimizes government actions, the consolidation of affirmative action policies for Education, and teacher training, which is considered as a practice conformed by governmental discourses (among them, the Statistics). These aspects are presented through a brief examination of the legislation, documents and teaching materials issued by the Ministério da Educação and partnerships, programs and teacher training processes offered by the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), by means of the Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS). Keywords: Legislation. Affirmative actions. Law 10.639/2003. Teacher training. Discourses and practices.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1785
10.25112/rpr.v1i0.1785
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1785
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.1785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1785/2312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2019): Protagonismo Negro: lutas, resistências e participações na construção histórica; 169-185
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124827447296