UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voltz, Carlos Poerschke
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leirias, Claudia Martins, Zucchetti, Dinora Tereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2284
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades de realizar uma aula híbrida de Sociologia da Educação, uma área do conhecimento propriamente teórica e reflexiva, tradicionalmente estudada por meio da leitura e discussão de livros. A justificativa da pesquisa é apontar maneiras de estudar teoria para estimular o interesse de estudantes do ensino superior nos estudos desta área do conhecimento, ampliando os estudos para além dos livros. Para isso foi utilizada a estratégia de estudo de caso único, na qual foi realizada uma intervenção em uma aula do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior de Porto Alegre, utilizando o método de rotação por estações de aprendizagem. Em cada estação de aprendizagem os participantes foram estimulados a refletir, produzir a partir do que refletiram e compartilhar o que produziram. A experiência possibilitou a discussão em pequenos grupos, despertando o interesse em participar e construir colaborativamente o conhecimento sobre o conteúdo abordado. O principal desafio encontrado foi o desconhecimento das ferramentas tecnológicas pelas educandas, que foi superado pela colaboração e discussão em aula e pelo WhatsApp.Palavras-chave: Sociologia da Educação. Ensino híbrido. Metodologias Ativas. Método de rotação por estações.ABSTRACTThe article aims to discuss the challenges and possibilities of conducting a hybrid Sociology of Education class, an area of theoretical and reflective knowledge, traditionally studied through the reading and discussion of books. The justification of the research is to point out ways to study theory to stimulate the interest of higher education students in studies in this area of knowledge, expanding studies beyond books. For this, the strategy of a single case study was used, in which an intervention was carried out in a class of the Pedagogy course of a higher education institution in Porto Alegre, using the method of rotation by learning stations. At each learning station, participants were encouraged to reflect, produce from what they reflected and share what they produced. The experience enabled the discussion in small groups, arousing the interest in participating and building collaboratively the knowledge about the content covered. The main challenge encountered was the lack of knowledge of technological tools by students, which was overcome by collaboration and discussion in class and by WhatsApp.Keywords: Sociology of Education. Hybrid teaching. Active Methodologies. Method of rotation by seasons.
id Feevale-1_d2ebf6c92a0010488e28d1e23cd0ca61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2284
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEMO artigo tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades de realizar uma aula híbrida de Sociologia da Educação, uma área do conhecimento propriamente teórica e reflexiva, tradicionalmente estudada por meio da leitura e discussão de livros. A justificativa da pesquisa é apontar maneiras de estudar teoria para estimular o interesse de estudantes do ensino superior nos estudos desta área do conhecimento, ampliando os estudos para além dos livros. Para isso foi utilizada a estratégia de estudo de caso único, na qual foi realizada uma intervenção em uma aula do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior de Porto Alegre, utilizando o método de rotação por estações de aprendizagem. Em cada estação de aprendizagem os participantes foram estimulados a refletir, produzir a partir do que refletiram e compartilhar o que produziram. A experiência possibilitou a discussão em pequenos grupos, despertando o interesse em participar e construir colaborativamente o conhecimento sobre o conteúdo abordado. O principal desafio encontrado foi o desconhecimento das ferramentas tecnológicas pelas educandas, que foi superado pela colaboração e discussão em aula e pelo WhatsApp.Palavras-chave: Sociologia da Educação. Ensino híbrido. Metodologias Ativas. Método de rotação por estações.ABSTRACTThe article aims to discuss the challenges and possibilities of conducting a hybrid Sociology of Education class, an area of theoretical and reflective knowledge, traditionally studied through the reading and discussion of books. The justification of the research is to point out ways to study theory to stimulate the interest of higher education students in studies in this area of knowledge, expanding studies beyond books. For this, the strategy of a single case study was used, in which an intervention was carried out in a class of the Pedagogy course of a higher education institution in Porto Alegre, using the method of rotation by learning stations. At each learning station, participants were encouraged to reflect, produce from what they reflected and share what they produced. The experience enabled the discussion in small groups, arousing the interest in participating and building collaboratively the knowledge about the content covered. The main challenge encountered was the lack of knowledge of technological tools by students, which was overcome by collaboration and discussion in class and by WhatsApp.Keywords: Sociology of Education. Hybrid teaching. Active Methodologies. Method of rotation by seasons.Universidade Feevale2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/228410.25112/rpr.v1i0.2284Revista Prâksis; v. 1 (2021): Literatura e História; 151-1682448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2284/2723Copyright (c) 2021 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVoltz, Carlos PoerschkeLeirias, Claudia MartinsZucchetti, Dinora Tereza2021-01-11T20:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2284Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-01-11T20:29:34Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
spellingShingle UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Voltz, Carlos Poerschke
title_short UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_full UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_fullStr UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_sort UMA AULA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM O MÉTODO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
author Voltz, Carlos Poerschke
author_facet Voltz, Carlos Poerschke
Leirias, Claudia Martins
Zucchetti, Dinora Tereza
author_role author
author2 Leirias, Claudia Martins
Zucchetti, Dinora Tereza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voltz, Carlos Poerschke
Leirias, Claudia Martins
Zucchetti, Dinora Tereza
description O artigo tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades de realizar uma aula híbrida de Sociologia da Educação, uma área do conhecimento propriamente teórica e reflexiva, tradicionalmente estudada por meio da leitura e discussão de livros. A justificativa da pesquisa é apontar maneiras de estudar teoria para estimular o interesse de estudantes do ensino superior nos estudos desta área do conhecimento, ampliando os estudos para além dos livros. Para isso foi utilizada a estratégia de estudo de caso único, na qual foi realizada uma intervenção em uma aula do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior de Porto Alegre, utilizando o método de rotação por estações de aprendizagem. Em cada estação de aprendizagem os participantes foram estimulados a refletir, produzir a partir do que refletiram e compartilhar o que produziram. A experiência possibilitou a discussão em pequenos grupos, despertando o interesse em participar e construir colaborativamente o conhecimento sobre o conteúdo abordado. O principal desafio encontrado foi o desconhecimento das ferramentas tecnológicas pelas educandas, que foi superado pela colaboração e discussão em aula e pelo WhatsApp.Palavras-chave: Sociologia da Educação. Ensino híbrido. Metodologias Ativas. Método de rotação por estações.ABSTRACTThe article aims to discuss the challenges and possibilities of conducting a hybrid Sociology of Education class, an area of theoretical and reflective knowledge, traditionally studied through the reading and discussion of books. The justification of the research is to point out ways to study theory to stimulate the interest of higher education students in studies in this area of knowledge, expanding studies beyond books. For this, the strategy of a single case study was used, in which an intervention was carried out in a class of the Pedagogy course of a higher education institution in Porto Alegre, using the method of rotation by learning stations. At each learning station, participants were encouraged to reflect, produce from what they reflected and share what they produced. The experience enabled the discussion in small groups, arousing the interest in participating and building collaboratively the knowledge about the content covered. The main challenge encountered was the lack of knowledge of technological tools by students, which was overcome by collaboration and discussion in class and by WhatsApp.Keywords: Sociology of Education. Hybrid teaching. Active Methodologies. Method of rotation by seasons.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2284
10.25112/rpr.v1i0.2284
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2284
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.2284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2284/2723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2021): Literatura e História; 151-168
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125283577856