FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessaro, Mônica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Trevisol, Maria Teresa Ceron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112
Resumo: ResumoEste artigo objetiva analisar as contribuições de pesquisas sobre a formação de professores e o impacto dessa formação no manejo de situações de bullying na escola. Com o propósito de embasar essa análise, efetuou-se uma revisão sistemática em trabalhos indexados nas bases de dados: Scielo, Portal de Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2009 a 2019. Utilizando-se de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 28 publicações. As respectivas publicações foram lidas na íntegra. Como procedimento de análise dos trabalhos selecionados empregou-se a técnica de Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2006). Do processo analítico emergiram três categorias: i) Práxis pedagógica; ii) Políticas públicas e educação escolar; e iii) Práticas construtivistas na formação de professores. Cada categoria foi constituída por sistematizações que compreendem perspectivas de formação de professores que poderiam contribuir na melhoria da e na prática do profissional em relação ao manejo de situações de bullying na escola. As pesquisas identificadas destacam, dentre as perspectivas de formação de professores, as que oportunizem aos profissionais conhecimentos teórico-práticos; a utilização de situações-problemas da própria escola, do cotidiano, como mobilizadores de processos de aprendizagem, da reflexão e tomada de decisões em relação ao manejo dessas situações; a valorização de momentos de trocas entre profissionais, da bagagem cultural, das experiências e vivências dos professores para encaminhar situações-problema de maneira mais assertiva.Palavras-chave: Bullying. Formação de professores. Perspectivas de formação. Revisão sistemática. AbstractThe following article aims to analyze the contributions of researches on teacher training and the impact of this education on the management of bullying situations in the school environment. With the purpose of basing this analysis, it was made a systematic review in articles, master thesis and doctoral dissertations indexed on the databases Scielo, CAPES Journal Portal and the CAPES Catalog of Thesis and Dissertations, between 2009 and 2019. By utilizing criteria of inclusion and exclusion, it was selected 28 publications. The respective publications were all read in full. As a procedure in the analysis of the selected material, it was used the technique of the Discursive Textual Analysis, according to Moraes; Galiazzi (2006). From the analytical process, emerged three categories: i) Pedagogical Praxis; ii) Public Policies and school education, and, iii) Constructive practices on teacher training. Each category was constituted of systematizations that comprehended perspectives of teacher training that could contribute on the improvement of and on the work of the education professional in relation to the management of the bullying situations presented at school. The identified researches highlight, among the teacher training perspectives, those that enable the professionals theoric-practical knowledge; the use of problem situations of the own school, of the day-to-day life, as mobilizers of the learning process, of the reflection and decision taking in relation to the management of these situations; the valuation of exchange moments between professionals, of the cultural insights, of the experiences of the teachers to resolve the problems situations in the most assertive way.Keywords: Bullying. Teacher Training. Education perspectives. Systematic review.
id Feevale-1_dc8c3749a6704e6e0f17e3ae380c56b6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2112
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?ResumoEste artigo objetiva analisar as contribuições de pesquisas sobre a formação de professores e o impacto dessa formação no manejo de situações de bullying na escola. Com o propósito de embasar essa análise, efetuou-se uma revisão sistemática em trabalhos indexados nas bases de dados: Scielo, Portal de Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2009 a 2019. Utilizando-se de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 28 publicações. As respectivas publicações foram lidas na íntegra. Como procedimento de análise dos trabalhos selecionados empregou-se a técnica de Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2006). Do processo analítico emergiram três categorias: i) Práxis pedagógica; ii) Políticas públicas e educação escolar; e iii) Práticas construtivistas na formação de professores. Cada categoria foi constituída por sistematizações que compreendem perspectivas de formação de professores que poderiam contribuir na melhoria da e na prática do profissional em relação ao manejo de situações de bullying na escola. As pesquisas identificadas destacam, dentre as perspectivas de formação de professores, as que oportunizem aos profissionais conhecimentos teórico-práticos; a utilização de situações-problemas da própria escola, do cotidiano, como mobilizadores de processos de aprendizagem, da reflexão e tomada de decisões em relação ao manejo dessas situações; a valorização de momentos de trocas entre profissionais, da bagagem cultural, das experiências e vivências dos professores para encaminhar situações-problema de maneira mais assertiva.Palavras-chave: Bullying. Formação de professores. Perspectivas de formação. Revisão sistemática. AbstractThe following article aims to analyze the contributions of researches on teacher training and the impact of this education on the management of bullying situations in the school environment. With the purpose of basing this analysis, it was made a systematic review in articles, master thesis and doctoral dissertations indexed on the databases Scielo, CAPES Journal Portal and the CAPES Catalog of Thesis and Dissertations, between 2009 and 2019. By utilizing criteria of inclusion and exclusion, it was selected 28 publications. The respective publications were all read in full. As a procedure in the analysis of the selected material, it was used the technique of the Discursive Textual Analysis, according to Moraes; Galiazzi (2006). From the analytical process, emerged three categories: i) Pedagogical Praxis; ii) Public Policies and school education, and, iii) Constructive practices on teacher training. Each category was constituted of systematizations that comprehended perspectives of teacher training that could contribute on the improvement of and on the work of the education professional in relation to the management of the bullying situations presented at school. The identified researches highlight, among the teacher training perspectives, those that enable the professionals theoric-practical knowledge; the use of problem situations of the own school, of the day-to-day life, as mobilizers of the learning process, of the reflection and decision taking in relation to the management of these situations; the valuation of exchange moments between professionals, of the cultural insights, of the experiences of the teachers to resolve the problems situations in the most assertive way.Keywords: Bullying. Teacher Training. Education perspectives. Systematic review.Universidade Feevale2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/211210.25112/rpr.v3i0.2112Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 44-672448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112/2624http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112/2662Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTessaro, MônicaTrevisol, Maria Teresa Ceron2020-10-10T02:46:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2112Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-10-10T02:46:56Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
Tessaro, Mônica
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O MANEJO DE SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA: O QUE AS PESQUISAS TÊM INDICADO?
author Tessaro, Mônica
author_facet Tessaro, Mônica
Trevisol, Maria Teresa Ceron
author_role author
author2 Trevisol, Maria Teresa Ceron
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tessaro, Mônica
Trevisol, Maria Teresa Ceron
description ResumoEste artigo objetiva analisar as contribuições de pesquisas sobre a formação de professores e o impacto dessa formação no manejo de situações de bullying na escola. Com o propósito de embasar essa análise, efetuou-se uma revisão sistemática em trabalhos indexados nas bases de dados: Scielo, Portal de Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2009 a 2019. Utilizando-se de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 28 publicações. As respectivas publicações foram lidas na íntegra. Como procedimento de análise dos trabalhos selecionados empregou-se a técnica de Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2006). Do processo analítico emergiram três categorias: i) Práxis pedagógica; ii) Políticas públicas e educação escolar; e iii) Práticas construtivistas na formação de professores. Cada categoria foi constituída por sistematizações que compreendem perspectivas de formação de professores que poderiam contribuir na melhoria da e na prática do profissional em relação ao manejo de situações de bullying na escola. As pesquisas identificadas destacam, dentre as perspectivas de formação de professores, as que oportunizem aos profissionais conhecimentos teórico-práticos; a utilização de situações-problemas da própria escola, do cotidiano, como mobilizadores de processos de aprendizagem, da reflexão e tomada de decisões em relação ao manejo dessas situações; a valorização de momentos de trocas entre profissionais, da bagagem cultural, das experiências e vivências dos professores para encaminhar situações-problema de maneira mais assertiva.Palavras-chave: Bullying. Formação de professores. Perspectivas de formação. Revisão sistemática. AbstractThe following article aims to analyze the contributions of researches on teacher training and the impact of this education on the management of bullying situations in the school environment. With the purpose of basing this analysis, it was made a systematic review in articles, master thesis and doctoral dissertations indexed on the databases Scielo, CAPES Journal Portal and the CAPES Catalog of Thesis and Dissertations, between 2009 and 2019. By utilizing criteria of inclusion and exclusion, it was selected 28 publications. The respective publications were all read in full. As a procedure in the analysis of the selected material, it was used the technique of the Discursive Textual Analysis, according to Moraes; Galiazzi (2006). From the analytical process, emerged three categories: i) Pedagogical Praxis; ii) Public Policies and school education, and, iii) Constructive practices on teacher training. Each category was constituted of systematizations that comprehended perspectives of teacher training that could contribute on the improvement of and on the work of the education professional in relation to the management of the bullying situations presented at school. The identified researches highlight, among the teacher training perspectives, those that enable the professionals theoric-practical knowledge; the use of problem situations of the own school, of the day-to-day life, as mobilizers of the learning process, of the reflection and decision taking in relation to the management of these situations; the valuation of exchange moments between professionals, of the cultural insights, of the experiences of the teachers to resolve the problems situations in the most assertive way.Keywords: Bullying. Teacher Training. Education perspectives. Systematic review.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112
10.25112/rpr.v3i0.2112
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3i0.2112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112/2624
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2112/2662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 44-67
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125232197632