EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Uéverson Mendes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Bruno henrique de Souza, Souza, Joseilda Sampaio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174
Resumo: RESUMOA cultura digital na dinâmica de vida dos indivíduos é uma necessidade da época em que vivemos. Vivenciar dinâmicas com as tecnologias é um papel essencial na vida do educador para a formação do pensamento crítico do educando. Neste estudo de caso, será relatada a experiência vivenciada por educadores da Cultura Digital e educandos da EJA - Educação de Jovens e Adultos de uma empresa da cidade de Juazeiro-BA. Tentar quebrar barreiras, diminuir obstáculos e facilitar a interação educador-educando-tecnologias foi o que motivou a realização de uma abordagem com essas pessoas em relação às aulas realizadas nos laboratórios de informática, as quais ocorriam três vezes por semana na própria empresa. Relatando os entraves, dificuldades e a relevância das descobertas do mundo tecnológico, este trabalho mostrará as vivências do educando e do educador com o computador e a grande oportunidade de utilizar o conhecimento da informática no cotidiano dessas pessoas. O computador passa a fazer parte das turmas da EJA como um elemento estruturante para aprender a ler e a escrever e deixa de ser apenas um fator de inclusão digital que os integra na sociedade. É um novo método para desenvolver os diferentes processos de ensino-aprendizagem na fase adulta e estimular aos educadores o dinamismo em suas aulas e motivar os educandos a não desistirem de aprender.Palavras-chave: Educador. Educando. EJA. Cultura Digital. ABSTRACTThe digital culture of individuals is a necessity of the time in which we live. Learning how to handle technologies is an essential role in the life of the educator for the formation of critical thinking of the learner. In this case study, will be reported the experience lived by educators of Digital Culture and students of the EJA- Youth and Adult Education in a company in the city of Juazeiro-Ba. Trying to break down barriers, reduce obstacles and facilitate the educator-educator-technology interaction was what motivated to approach these people in relation to the classes held in computer labs, which occurred three times a week in the company itself. Reporting the obstacles and difficulties, and the relevance of the discoveries of the technological world, this work will show the way of living of the educator and the students with the computer and the great opportunity to use the computer knowledge in the daily life of these people. The computer becomes part of the EJA classes as a resource of learning to read and write and is no longer just a factor of digital inclusion that integrates them into society. It is a new method of developing different processes of teaching learning in adulthood, also a new possibility for educators to streamline their classes and motivate learners not to give up learning.Keywords: Educator. Teaching. EJA. Digital Culture.
id Feevale-1_e9821d12246b2be9709e29aaff5e5cfb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2174
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASORESUMOA cultura digital na dinâmica de vida dos indivíduos é uma necessidade da época em que vivemos. Vivenciar dinâmicas com as tecnologias é um papel essencial na vida do educador para a formação do pensamento crítico do educando. Neste estudo de caso, será relatada a experiência vivenciada por educadores da Cultura Digital e educandos da EJA - Educação de Jovens e Adultos de uma empresa da cidade de Juazeiro-BA. Tentar quebrar barreiras, diminuir obstáculos e facilitar a interação educador-educando-tecnologias foi o que motivou a realização de uma abordagem com essas pessoas em relação às aulas realizadas nos laboratórios de informática, as quais ocorriam três vezes por semana na própria empresa. Relatando os entraves, dificuldades e a relevância das descobertas do mundo tecnológico, este trabalho mostrará as vivências do educando e do educador com o computador e a grande oportunidade de utilizar o conhecimento da informática no cotidiano dessas pessoas. O computador passa a fazer parte das turmas da EJA como um elemento estruturante para aprender a ler e a escrever e deixa de ser apenas um fator de inclusão digital que os integra na sociedade. É um novo método para desenvolver os diferentes processos de ensino-aprendizagem na fase adulta e estimular aos educadores o dinamismo em suas aulas e motivar os educandos a não desistirem de aprender.Palavras-chave: Educador. Educando. EJA. Cultura Digital. ABSTRACTThe digital culture of individuals is a necessity of the time in which we live. Learning how to handle technologies is an essential role in the life of the educator for the formation of critical thinking of the learner. In this case study, will be reported the experience lived by educators of Digital Culture and students of the EJA- Youth and Adult Education in a company in the city of Juazeiro-Ba. Trying to break down barriers, reduce obstacles and facilitate the educator-educator-technology interaction was what motivated to approach these people in relation to the classes held in computer labs, which occurred three times a week in the company itself. Reporting the obstacles and difficulties, and the relevance of the discoveries of the technological world, this work will show the way of living of the educator and the students with the computer and the great opportunity to use the computer knowledge in the daily life of these people. The computer becomes part of the EJA classes as a resource of learning to read and write and is no longer just a factor of digital inclusion that integrates them into society. It is a new method of developing different processes of teaching learning in adulthood, also a new possibility for educators to streamline their classes and motivate learners not to give up learning.Keywords: Educator. Teaching. EJA. Digital Culture.Universidade Feevale2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/217410.25112/rpr.v3i0.2174Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 118-1332448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174/2628http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174/2666Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Uéverson MendesRibeiro, Bruno henrique de SouzaSouza, Joseilda Sampaio de2020-10-10T02:47:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2174Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-10-10T02:47:11Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
title EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
Oliveira, Uéverson Mendes
title_short EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
title_full EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR NA ERA DA CULTURA DIGITAL COM ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JUAZEIRO - BA: UM ESTUDO DE CASO
author Oliveira, Uéverson Mendes
author_facet Oliveira, Uéverson Mendes
Ribeiro, Bruno henrique de Souza
Souza, Joseilda Sampaio de
author_role author
author2 Ribeiro, Bruno henrique de Souza
Souza, Joseilda Sampaio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Uéverson Mendes
Ribeiro, Bruno henrique de Souza
Souza, Joseilda Sampaio de
description RESUMOA cultura digital na dinâmica de vida dos indivíduos é uma necessidade da época em que vivemos. Vivenciar dinâmicas com as tecnologias é um papel essencial na vida do educador para a formação do pensamento crítico do educando. Neste estudo de caso, será relatada a experiência vivenciada por educadores da Cultura Digital e educandos da EJA - Educação de Jovens e Adultos de uma empresa da cidade de Juazeiro-BA. Tentar quebrar barreiras, diminuir obstáculos e facilitar a interação educador-educando-tecnologias foi o que motivou a realização de uma abordagem com essas pessoas em relação às aulas realizadas nos laboratórios de informática, as quais ocorriam três vezes por semana na própria empresa. Relatando os entraves, dificuldades e a relevância das descobertas do mundo tecnológico, este trabalho mostrará as vivências do educando e do educador com o computador e a grande oportunidade de utilizar o conhecimento da informática no cotidiano dessas pessoas. O computador passa a fazer parte das turmas da EJA como um elemento estruturante para aprender a ler e a escrever e deixa de ser apenas um fator de inclusão digital que os integra na sociedade. É um novo método para desenvolver os diferentes processos de ensino-aprendizagem na fase adulta e estimular aos educadores o dinamismo em suas aulas e motivar os educandos a não desistirem de aprender.Palavras-chave: Educador. Educando. EJA. Cultura Digital. ABSTRACTThe digital culture of individuals is a necessity of the time in which we live. Learning how to handle technologies is an essential role in the life of the educator for the formation of critical thinking of the learner. In this case study, will be reported the experience lived by educators of Digital Culture and students of the EJA- Youth and Adult Education in a company in the city of Juazeiro-Ba. Trying to break down barriers, reduce obstacles and facilitate the educator-educator-technology interaction was what motivated to approach these people in relation to the classes held in computer labs, which occurred three times a week in the company itself. Reporting the obstacles and difficulties, and the relevance of the discoveries of the technological world, this work will show the way of living of the educator and the students with the computer and the great opportunity to use the computer knowledge in the daily life of these people. The computer becomes part of the EJA classes as a resource of learning to read and write and is no longer just a factor of digital inclusion that integrates them into society. It is a new method of developing different processes of teaching learning in adulthood, also a new possibility for educators to streamline their classes and motivate learners not to give up learning.Keywords: Educator. Teaching. EJA. Digital Culture.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174
10.25112/rpr.v3i0.2174
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3i0.2174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174/2628
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2174/2666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 118-133
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125244780544