QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jéssica Karine
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bozzini, Isabela Custódio Talora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1887
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi uma demanda e conquista dos movimentos sociais e dos movimentos dos trabalhadores. Uma temática que permeia nossa vida e que precisa ser discutida nesses espaços é a violência de gênero. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica na base do ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, evidenciando temáticas e abordagens sobre gênero na EJA. A ideia é identificar contribuições para o debate, lacunas existentes sobre a temática e, a partir do cenário presente, vislumbrar demandas e perspectivas para o futuro próximo. Procedimentos metodológicos: esta pesquisa foi realizada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de uma das autoras, no qual foi realizado um levantamento sobre EJA nas onze edições do ENPEC, selecionando os trabalhos que citavam ou faziam referência a PROEJA, EPJA e EJA nos títulos, resumos e/ou palavras-chave. Foram encontrados 92 trabalhos sobre a EJA. A partir destes 92 trabalhos encontrados, uma nova busca foi realizada, utilizando-se o descritor gênero, resultando em 11 trabalhos nos quais a palavra gênero era citada em alguma parte do título, palavra-chave, resumo ou texto completo. Podemos perceber que as questões de gênero na EJA ainda são pouco tratadas mesmo dentro do ensino das Ciências da Natureza, que é responsável por trabalhar o corpo humano e suas relações. Esta temática deveria ser tratada em todos os níveis de ensino para desenvolvermos um trabalho de prevenção à violência tão necessário em nosso país.Palavras-chave: Gênero. EJA. Direitos Humanos.ABSTRACTYouth and Adult Education (EJA) was a demand and conquest of social movements and workers’ movements. One theme that permeates our lives and what needs to be discussed in these spaces is gender violence. The objective of this work was to carry out a bibliographical research based on the ENPEC - National Meeting of Research in Education in Sciences, highlighting themes and approaches on gender in the EJA. The idea is to identify contributions to the debate, existing gaps in the theme and, from the present scenario, to see demands and perspectives for the near future. Methodological procedures: This research was carried out from the Work of Conclusion of one of the authors, in which a survey was carried out on EJA in the eleven editions of ENPEC, selecting the works that cited or referred to PROEJA, EPJA and EJA in the titles, abstracts and/or keywords. There were 92 papers on the EJA. From these 92 works, a new search was made using the descriptor: gender, resulting in 11 works, in which the word genre was quoted in some part of the title, keyword, abstract or full text. We can see that gender issues in the EJA are still little treated even within the teaching of the Natural Sciences, which is responsible for working the human body and its relationships. This theme should be addressed at all levels of education in order to develop much-needed violence prevention work in our country.Keywords: Genre. EJA. Human rights.
id Feevale-1_ef1eb4eb9b026a8f08b6bc63dad12296
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1887
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi uma demanda e conquista dos movimentos sociais e dos movimentos dos trabalhadores. Uma temática que permeia nossa vida e que precisa ser discutida nesses espaços é a violência de gênero. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica na base do ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, evidenciando temáticas e abordagens sobre gênero na EJA. A ideia é identificar contribuições para o debate, lacunas existentes sobre a temática e, a partir do cenário presente, vislumbrar demandas e perspectivas para o futuro próximo. Procedimentos metodológicos: esta pesquisa foi realizada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de uma das autoras, no qual foi realizado um levantamento sobre EJA nas onze edições do ENPEC, selecionando os trabalhos que citavam ou faziam referência a PROEJA, EPJA e EJA nos títulos, resumos e/ou palavras-chave. Foram encontrados 92 trabalhos sobre a EJA. A partir destes 92 trabalhos encontrados, uma nova busca foi realizada, utilizando-se o descritor gênero, resultando em 11 trabalhos nos quais a palavra gênero era citada em alguma parte do título, palavra-chave, resumo ou texto completo. Podemos perceber que as questões de gênero na EJA ainda são pouco tratadas mesmo dentro do ensino das Ciências da Natureza, que é responsável por trabalhar o corpo humano e suas relações. Esta temática deveria ser tratada em todos os níveis de ensino para desenvolvermos um trabalho de prevenção à violência tão necessário em nosso país.Palavras-chave: Gênero. EJA. Direitos Humanos.ABSTRACTYouth and Adult Education (EJA) was a demand and conquest of social movements and workers’ movements. One theme that permeates our lives and what needs to be discussed in these spaces is gender violence. The objective of this work was to carry out a bibliographical research based on the ENPEC - National Meeting of Research in Education in Sciences, highlighting themes and approaches on gender in the EJA. The idea is to identify contributions to the debate, existing gaps in the theme and, from the present scenario, to see demands and perspectives for the near future. Methodological procedures: This research was carried out from the Work of Conclusion of one of the authors, in which a survey was carried out on EJA in the eleven editions of ENPEC, selecting the works that cited or referred to PROEJA, EPJA and EJA in the titles, abstracts and/or keywords. There were 92 papers on the EJA. From these 92 works, a new search was made using the descriptor: gender, resulting in 11 works, in which the word genre was quoted in some part of the title, keyword, abstract or full text. We can see that gender issues in the EJA are still little treated even within the teaching of the Natural Sciences, which is responsible for working the human body and its relationships. This theme should be addressed at all levels of education in order to develop much-needed violence prevention work in our country.Keywords: Genre. EJA. Human rights.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/188710.25112/rpr.v2i0.1887Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 148-1622448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1887/2451Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Jéssica KarineBozzini, Isabela Custódio Talora2019-09-24T00:30:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1887Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-09-24T00:30:17Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
title QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
spellingShingle QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
Marques, Jéssica Karine
title_short QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
title_full QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
title_fullStr QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
title_full_unstemmed QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
title_sort QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)
author Marques, Jéssica Karine
author_facet Marques, Jéssica Karine
Bozzini, Isabela Custódio Talora
author_role author
author2 Bozzini, Isabela Custódio Talora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jéssica Karine
Bozzini, Isabela Custódio Talora
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi uma demanda e conquista dos movimentos sociais e dos movimentos dos trabalhadores. Uma temática que permeia nossa vida e que precisa ser discutida nesses espaços é a violência de gênero. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica na base do ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, evidenciando temáticas e abordagens sobre gênero na EJA. A ideia é identificar contribuições para o debate, lacunas existentes sobre a temática e, a partir do cenário presente, vislumbrar demandas e perspectivas para o futuro próximo. Procedimentos metodológicos: esta pesquisa foi realizada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de uma das autoras, no qual foi realizado um levantamento sobre EJA nas onze edições do ENPEC, selecionando os trabalhos que citavam ou faziam referência a PROEJA, EPJA e EJA nos títulos, resumos e/ou palavras-chave. Foram encontrados 92 trabalhos sobre a EJA. A partir destes 92 trabalhos encontrados, uma nova busca foi realizada, utilizando-se o descritor gênero, resultando em 11 trabalhos nos quais a palavra gênero era citada em alguma parte do título, palavra-chave, resumo ou texto completo. Podemos perceber que as questões de gênero na EJA ainda são pouco tratadas mesmo dentro do ensino das Ciências da Natureza, que é responsável por trabalhar o corpo humano e suas relações. Esta temática deveria ser tratada em todos os níveis de ensino para desenvolvermos um trabalho de prevenção à violência tão necessário em nosso país.Palavras-chave: Gênero. EJA. Direitos Humanos.ABSTRACTYouth and Adult Education (EJA) was a demand and conquest of social movements and workers’ movements. One theme that permeates our lives and what needs to be discussed in these spaces is gender violence. The objective of this work was to carry out a bibliographical research based on the ENPEC - National Meeting of Research in Education in Sciences, highlighting themes and approaches on gender in the EJA. The idea is to identify contributions to the debate, existing gaps in the theme and, from the present scenario, to see demands and perspectives for the near future. Methodological procedures: This research was carried out from the Work of Conclusion of one of the authors, in which a survey was carried out on EJA in the eleven editions of ENPEC, selecting the works that cited or referred to PROEJA, EPJA and EJA in the titles, abstracts and/or keywords. There were 92 papers on the EJA. From these 92 works, a new search was made using the descriptor: gender, resulting in 11 works, in which the word genre was quoted in some part of the title, keyword, abstract or full text. We can see that gender issues in the EJA are still little treated even within the teaching of the Natural Sciences, which is responsible for working the human body and its relationships. This theme should be addressed at all levels of education in order to develop much-needed violence prevention work in our country.Keywords: Genre. EJA. Human rights.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1887
10.25112/rpr.v2i0.1887
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1887
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1887/2451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 148-162
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124845273088