CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Eliana Müller de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Eidelwein, Monica Pagel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/618
Resumo: O currículo, na educação, caracteriza-se como um ponto fundamental, carregado de significados e silêncios, pois nele há o encontro de vários “conteúdos” e práticas dirigidas a uma determinada identidade. Isso se torna bastante complicado quando se leva em conta que o currículo abrange muito mais aprendizagens do que as que seus “conteúdos programáticos” ditam. Essas aprendizagens estão incorporadas nas diferentes linguagens que informam e constituem as práticas pedagógicas formais e informais que desenvolvemos cotidianamente e que já nem questionamos mais. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre o discurso homogeneizador da Escola, no qual a normalização das identidades de gênero tem um papel fundamental. Problematiza-se, também, a necessidade de uma maior aproximação das abordagens do discurso dos estudos culturais com o discurso da educação inclusiva, que aponta para a importância da valorização das diferenças individuais; ambas são questões fundamentais para a reflexão sobre a prática pedagógica nos diferentes espaços.PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Inclusão Social. Representação. Gênero.
id Feevale-1_f2994e63e494691c2b66a94cd7eb1d5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLARO currículo, na educação, caracteriza-se como um ponto fundamental, carregado de significados e silêncios, pois nele há o encontro de vários “conteúdos” e práticas dirigidas a uma determinada identidade. Isso se torna bastante complicado quando se leva em conta que o currículo abrange muito mais aprendizagens do que as que seus “conteúdos programáticos” ditam. Essas aprendizagens estão incorporadas nas diferentes linguagens que informam e constituem as práticas pedagógicas formais e informais que desenvolvemos cotidianamente e que já nem questionamos mais. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre o discurso homogeneizador da Escola, no qual a normalização das identidades de gênero tem um papel fundamental. Problematiza-se, também, a necessidade de uma maior aproximação das abordagens do discurso dos estudos culturais com o discurso da educação inclusiva, que aponta para a importância da valorização das diferenças individuais; ambas são questões fundamentais para a reflexão sobre a prática pedagógica nos diferentes espaços.PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Inclusão Social. Representação. Gênero.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/61810.25112/rp.v2i0.618Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 101-1062448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/618/622Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Eliana Müller deEidelwein, Monica Pagel2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
spellingShingle CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Mello, Eliana Müller de
title_short CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_full CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_fullStr CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_sort CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
author Mello, Eliana Müller de
author_facet Mello, Eliana Müller de
Eidelwein, Monica Pagel
author_role author
author2 Eidelwein, Monica Pagel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Eliana Müller de
Eidelwein, Monica Pagel
description O currículo, na educação, caracteriza-se como um ponto fundamental, carregado de significados e silêncios, pois nele há o encontro de vários “conteúdos” e práticas dirigidas a uma determinada identidade. Isso se torna bastante complicado quando se leva em conta que o currículo abrange muito mais aprendizagens do que as que seus “conteúdos programáticos” ditam. Essas aprendizagens estão incorporadas nas diferentes linguagens que informam e constituem as práticas pedagógicas formais e informais que desenvolvemos cotidianamente e que já nem questionamos mais. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre o discurso homogeneizador da Escola, no qual a normalização das identidades de gênero tem um papel fundamental. Problematiza-se, também, a necessidade de uma maior aproximação das abordagens do discurso dos estudos culturais com o discurso da educação inclusiva, que aponta para a importância da valorização das diferenças individuais; ambas são questões fundamentais para a reflexão sobre a prática pedagógica nos diferentes espaços.PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Inclusão Social. Representação. Gênero.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/618
10.25112/rp.v2i0.618
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/618
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/618/622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 101-106
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123507290112